Vale oferece 150 vagas em programas de trainee em Minas e outros 5 estados; veja como se inscrever

vagas-vale (1)
Mineradora deu início às inscrições de dois programa de trainee (Vale/Divulgação)

A Vale está com as inscrições abertas para o Global Trainee Program e o Programa Trainee Especialista de Engenharia e Geologia. O primeiro está disponível para candidatos de todos os cursos de ensino superior, enquanto o segundo não exige domínio da língua inglesa. No total, os programas oferecem cerca de 150 vagas em diferentes estados do Brasil.

O processo seletivo não exige experiência profissional prévia, conhecimento sobre mineração e nem possui limite de idade. O candidato pode ser formado em qualquer universidade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Segundo a Vale, no caso de alocação em outra cidade ou estado, a empresa oferece benefícios de mudança/mobilidade, incluindo os dependentes.

Oportunidades em Minas

Em Minas Gerais são aproximadamente 60 vagas, divididas entre os municípios de Barão de Cocais, Brumadinho, Congonhas, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Lima, Santa Luzia e São Gonçalo do Rio Abaixo. Há oportunidades também nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro. As inscrições vão até 24 de setembro e poderão ser feitas no site.

O Global Trainee Program oferece oportunidade para pessoas de qualquer curso superior, desde que tenham finalizado a graduação entre outubro de 2019 e março de 2022. A vaga exige inglês avançado ou fluente e disponibilidade para mudanças ou viagens.

Já o Programa Trainee Especialista de Engenharia e Geologia é exclusivo para pessoas formadas em engenharia ou geologia, com graduação concluída ou com previsão de formatura entre março de 2019 e março de 2022.

Diversidade

O processo seletivo será online e oculto – também conhecido como às cegas. Isso significa que informações como idade e instituição de formação, por exemplo, são omitidas até a última etapa, buscando evitar a influência de vieses inconscientes no processo.

A empresa busca atingir pelo menos 50% de mulheres e priorizar a contratação de profissionais negros.

Na última edição, dos 144 trainees contratados pela empresa, 95 se autodeclararam pretos ou pardos no momento da inscrição. Além disso, dentre o mesmo grupo, 98 são mulheres. Eles já estão atuando nas áreas para as quais foram selecionados e começam em breve as mentorias com líderes e treinamentos de competências para início de carreira.

Benefícios

Além da oportunidade de desenvolvimento e aprendizado, a empresa oferece salário compatível com o de mercado e os seguintes benefícios: participação nos lucros e resultados (PLR); auxílio mudança; plano de previdência privada; assistência médica e odontológica; vale alimentação; auxílio farmácia; e seguro de vida em grupo.

Inscrições

Os dois programas têm previsão de duração de 18 meses. As inscrições vão até o dia 29 de setembro e podem ser feitas no site da Vale (acesse aqui). O resultado será divulgado em fevereiro de 2022. Já as contratações estão previstas para maio do ano que vem.

Edição: Giovanna Fávero

Comentários