Coronavírus: BH tem 10 casos confirmados e já registra transmissão comunitária

minas 19 casos covid19
Levantamento foi divulgado na tarde desta quarta (Banco de imagens: tommyandone/Envato + Amanda Dias/BHAZ)

Subiu para 19 o número de casos confirmados de infecção por coronavírus em Minas Gerais, conforme novo boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) nesta quarta-feira (18). Dez casos foram registrados em Belo Horizonte, que já sofre com contaminação comunitária.

A transmissão comunitária ocorre quando não há como relacionar casos confirmados por meio de cadeias de transmissão para um grande número de casos, ou seja, quando já não dá mais para saber de onde veio o vírus que contaminou os pacientes. Até então, o fenômeno só ocorreu em BH.

Nas outras cidades mineiras, as formas de classificar o contágio são diferentes. Juiz de Fora, na Zona da Mata, tem dois casos registrados e vive o que é chamado de transmissão local, quando a fonte da infecção é conhecida.

Já os demais casos confirmados listados pela SES-MG se tratam de “casos importados” – quando o paciente se infecta em outro país. São sete ao todo, distribuídos nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Divinópolis, Nova Lima, Patrocínio, Sete Lagoas e Uberlândia.

Até o momento, Minas registrou, ao todo, 810 casos de infecção pelo Covid-19. Deles, os 19 citados acima foram confirmados, 88 foram descartados e 703 estão em investigação como suspeitos.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!