CCBB-BH recebe mostra com mais de 50 obras de Stephen King

Obras de Stephen King
Além das produções audiovisuais, mostra contará com debates e palestras (CCBB/Divulgação)

Para quem gosta de literatura, cinema, terror e suspense, a nova exposição do CCBB-BH (Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte) é imperdível: a partir de amanhã (25) até 22 de março, o espaço cultural exibirá a mostra “Stephen King: O medo é seu melhor companheiro”, que conta com 52 produções, entre filmes, telefilmes e minisséries, baseadas nas obras do autor, além de cinco filmes que foram referência para seu trabalho.

As sessões vão acontecer de forma presencial e online, por meio da plataforma Darkflix, serviço de streaming do gênero cinema fantástico. A mostra chega a BH depois de ter sido exibida nas unidades do CCBB no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, recebendo um público de mais de 11 mil pessoas.

Com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para as sessões presenciais e acesso gratuito para as sessões online, a programação conta, ainda, com debates, lives, palestra e masterclass com profissionais convidados, além de sessões com acessibilidade (libras, legenda descritiva e audiodescrição). O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, e conta com curadoria de Breno Lira Gomes e Rita Ribeiro.

Alguns dos filmes exibidos serão “Carrie, A Estranha”, “O Iluminado”, “Cujo” e “It, A Coisa”. Para mais informações a respeito da programação, acesse este link. Os ingressos para as sessões presenciais podem ser comprados no site Eventim, clicando aqui. É importante ressaltar que, nas sessões presenciais, todas as recomendações de segurança contra o novo coronavírus deverão ser seguidas, como o uso de máscara por exemplo.

Curadoria

De acordo com Rita Ribeiro, curadora da mostra, em suas obras e em seus escritos acadêmicos, King reafirma a influência da literatura e do cinema. Por isso, promover uma mostra que apresente exemplares de sua filmografia e adaptações para a TV é realizar um passeio pelos terrores que assustam o homem do século XXI.

“A mostra é também uma oportunidade para se discutir o poder das adaptações literárias para o cinema e a televisão. De como podem ser um sucesso garantido ou um fracasso devastador. Nem sempre os filmes adaptados garantem o seu sucesso tendo como parâmetro a vendagem dos livros”, completa.

Debates, palestras e masterclass

Na programação, haverá um debate presencial sobre a adaptação das obras de Stephen King para o cinema com o crítico de cinema Marcelo Seabra, o jornalista Fernando Tibúrcio e os curadores Rita Ribeiro e Breno Lira Gomes. Já o debate “A Literatura de Terror no Cinema” será no formato on-line, com transmissão ao vivo via canal da BLG Entretenimento no YouTube, com a tradutora dos livros de King, Regiane Winarski, o editor do site stephenking.com.br Edilton Nunes, além dos curadores. 

A masterclass “O Horror que nos Rodeia: Literatura para o Cinema”, ministrada por Rita Ribeiro, tem como objetivo percorrer a trajetória do horror, investigando as influências de Stephen King, suas contribuições para o gênero e as adaptações de suas obras para a TV e o cinema.  Será presencial, gratuito, com retirada de ingressos via Eventim.

A curadora Rita Ribeiro irá ministrar ainda a palestra “O terror na literatura”, também em formato on-line, com inscrição gratuita via plataforma Sympla. “Stephen King é um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. A mostra pretende desvendar o fascínio exercido por esse escritor”, comenta Breno de Lira Gomes, curador da mostra.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários