Criada na Savassi, Centauro compra operação da Nike no Brasil por R$ 900 milhões

Centauro compra Nike
Centauro compra Nike no Brasil (BH Shopping + Nike/Divulgação)

O grupo SBF, dono da Centauro, comprou a operação da Nike no Brasil e será a única distribuidora da marca no país. Em um negócio de aproximadamente R$ 900 milhões, a Centauro agora passará a operar o site da marca e as vendas físicas por ao menos 10 anos.

O negócio, anunciado pelo grupo nesta quinta-feira (6), também permite que a Centauro abra mais unidades de lojas da Nike no Brasil, pelo período inicial de 5 anos. A compra inclui quotas de capital social da Nike e capital de giro, mas os direitos de propriedade intelectual continuam sendo da empresa americana.

Agora, o Grupo SBF atuará como holding, tendo a Centauro e a Nike do Brasil como negócios separados. Uma holding é uma sociedade gestora que detém a maior posse de ações de outras empresas, que se tornam subsidiárias ao grupo.

Segundo a Exame, quem assume a holding é o presidente da Centauro, Pedro Zemel. “Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de servir ainda mais a comunidade esportiva por meio de uma marca tão poderosa. Seguimos comprometidos com a missão de aprimorar o ecossistema do esporte no nosso país através de diferentes caminhos e modelos de negócios”, disse ele em comunicado enviado à revista.

Fundada em 1981 com uma loja próxima à Savassi, em Belo Horizonte, a Centauro é uma rede varejista de artigos esportivos. Com mais de 150 lojas distribuídas por vários Estados do Brasil, a empresa é a maior rede de produtos esportivos da América Latina.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!