‘Chega mais, patrão’: Oiapoque impede abordagens a clientes nos corredores e web vê ‘fim de uma era’

oiapoque
Shopping proibiu o famoso contato dos vendedores com clientes (Amanda Dias/BHAZ)

Uma era de “chega mais, patrão”, e do conhecido tapinha no ombro chegou ao fim em um dos shoppings mais populares de Belo Horizonte. O Shopping Oiapoque proibiu os vendedores de abordar os clientes nos corredores com “tapinha no ombro, aperto de mão seguindo de puxar o cliente, abordagem aos gritos com expressões como ‘papai, patrão, patroa’, e demais gírias que gerem desconforto”.

A nota foi publicada nesta quinta-feira (16) pela administração do shopping e compartilhada pela página @bhemeupais, conhecida por reunir um acervo de pérolas produzidas na capital mineira. Ao BHAZ, a administração do Oiapoque confirmou a veracidade do comunicado.

“Temos como objetivo que o cliente tenha direito a escolha, e que possa andar sem ser abordado com gritos e palavras deselegantes”, explica o shopping no comunicado. Além disso, uma das preocupações é que nesses contatos diferenciados, trabalhadores e clientes se contaminem com a Covid-19.

“Reforçamos que é obrigatório o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz”. Os lojistas que não respeitarem as novas normas estão sujeitos à “sanções administrativas”.

‘Gourmetizaram o Oiapoque’

Na publicação da página, os belo-horizontinos ficaram surpresos com a notícia, já que uma das características únicas do local é a forma que os vendedores chamam a atenção dos visitantes. “Fim de uma era”, diz um dos usuários. Já outro diz que apoia a nova norma. “Entendo que eles precisam vender porém o modo de abordagem deles é muito desconfortável”.

Já um dos seguidores afirma que “gourmetizaram o Oiapoque”. “E aí guerreiro, ainda pode? Acho massa me chamarem de guerreiro pq valoriza minhas batalhas diárias”, comentou outro.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!