BH volta a ter chuva após quase 70 dias e ventos fortes assustam moradores

chuva bh
Capital mineira ficou 67 dias sem chuva (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Após um longo de período de seca, Belo Horizonte voltou a registrar chuva. Durante a madrugada desta terça-feira (17), precipitações foram registradas em todas as nove regionais da cidade e vieram acompanhadas de ventos que chegaram a 76 km/h. O registro da chuva pegou todos de surpresa, até mesmo a meteorologia.

“Esta chuva não estava sendo prevista para Belo Horizonte e região metropolitana. Estava mais para a região Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Tivemos uma intensificação das áreas de instabilidade que culminaram com as pancadas na região Central de Minas”, explica ao BHAZ o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

É bem verdade que a chuva foi rápida, segundo Claudemir, ela foi registrada entre 3h e 5h de hoje. Mesmo assim deu para amenizar um pouco o tempo seco dos últimos dias. Belo Horizonte não registrava chuva, conforme informado pela Defesa Civil, desde 10 de junho. Foram 67 dias de seca na capital mineira.

Ventania

A chuva veio acompanhada de rajadas de vento na capital mineira. Na estação meteorológica da Pampulha, os ventos chegaram a 50,8 km/h, já em Cercadinho eles foram ainda mais intensos: 76,7 km/h. Segundo a Escala de Beautfort, que classifica a intensidade, o primeiro registro foi de vento forte e o segundo de ventania.

Nas redes sociais os internautas comentaram sobre as rajadas de vento. “Que ventania sinistra essa noite em BH. Acordei várias vezes com o assobia do vento nas janelas”, “BH vai se acabar em vento”, “Parece que o vento do Brasil veio para BH”, “O clima de BH é mais louco que existe. Estava muito frio, aí veio calor e do nada muito vento e chuva”, escreveram.

Vem mais chuva?

Apesar da chuva desta madrugada, Claudemir esclarece que a previsão é de que as precipitações não continuem. “Não teremos continuidade, tanto que ela foi bem rápida. Os próximos dias serão de céu parcialmente nublado e céu claro parcialmente nublado e sem chuva. A mínima nesta terça foi de 12,5ºC e a máxima não vai passar dos 27ºC”.

Confira o acumulado de chuvas em agosto até às 6h de hoje na capital mineira.

  • Barreiro – 8,6 mm – 58,1%
  • Centro Sul – 7,8 mm – 52,7%
  • Leste – 8,8 mm – 59,5%
  • Nordeste – 7,8 mm – 52,7%
  • Noroeste – 9,6 mm – 64,9%
  • Norte – 7,2 mm – 48,6%
  • Oeste – 12,8 mm – 86,5%
  • Pampulha – 14,4 mm – 97,3%
  • Venda Nova – 11,8 mm – 79,7%

A média climatológica de agosto é 14,8 mm.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!