CNN desmente Alexandre Garcia ao vivo após comentário sobre vacinação de jovens

CNN Alexandre Garcia
O jornalista foi desmentido durante sua participação no no programa ‘Novo Dia’ (Reprodução/CNN Brasil)

O canal CNN desmentiu ao vivo uma fala do jornalista Alexandre Garcia que dizia que jovens “não precisariam tomar a vacina segundo as estatísticas.” O comentário foi feito no programa “Novo Dia” desta quinta-feira (19), durante sua participação no quadro “Liberdade de Opinião”.

O jornalista, que chegou a apagar vídeos que defendiam “tratamento precoce, com cloroquina e ivermectina, afirmou durante o programa que o vírus “não se adapta bem” ao corpo de uma pessoa jovem. “A estatística mostra que parece que o vírus não se dá bem com jovem, com crianças principalmente”, afirmou Alexandre.

Porém, mais tarde, a apresentadora Elisa Veeck desmentiu a fala do jornalista e afirmou que a emissora ouviu um especialista e confirmou que a proporção de casos graves de Covid-19 é maior entre pessoas que não receberam todas as doses necessárias.

‘Para esclarecer’

“Alexandre Garcia disse que jovens não precisariam tomar a segunda dose da vacina, segundo as estatísticas. Aliás, tomar as vacinas, segundo as estatísticas. Para esclarecer esse tema, nós da CNN Brasil procuramos o infectologista e também diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri”, começou a apresentadora.

“Segundo o médico, a medida que se previne mortes em adultos e idosos, os casos de hospitalização com formas graves serão entre os não vacinados. Ou seja, a proporção maior de casos graves irá acometer as pessoas que não tomaram a vacina”, continuou.

A apresentadora ainda disse que, só em 2021, foram 1.581 pessoas entre 10 e 19 anos que morreram por Covid-19 em todo o Brasil. “No caso das crianças, [a taxa de hospitalização] que era de 0,35% poderá, sem vacina, chegar a 15%. Além dessa informação, acrescentamos que o registro para este ano de mortes por Covid-19 entre crianças e jovens é de 1.581. Isso mesmo. 1.581 pessoas entre 10 e 19 anos morreram por Covid-19 somente em 2021”, finalizou Elisa.

Outros desconfortos com a emissora

Em outro episódio, o jornalista Alexandre Garcia discutiu ao vivo com o apresentador Rafael Colombo também durante o programa “Novo Dia”. Na ocasião, Colombo disparou contra Garcia após o ex-funcionário da Globo defender o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

“Se a cloroquina funciona, é barata e serviu, como você lembrou, na Amazônia para lúpus, malária e outros tipos de doença, por que o mundo teria deixado tanta gente morrer se tem um remédio barato à disposição? A troco do quê tanta gente morreria se a cloroquina funciona?”, questionou Colombo.

“Se há interesse farmacêutico em dizer que ela não funciona, também não pode existir um interesse farmacêutico dizendo que ela funciona? Afinal de contas, o governo brasileiro comprou mais de 4 milhões de doses. Se ela não funcionar, vai fazer o que com ela?”, continuou.

“‘Se ela não funcionar’ não existe, por que ela está funcionando”, respondeu Garcia, em tom de ironia, que logo foi rebatido pelo apresentador: “Ninguém provou que está funcionando, né, Alexandre?”. “As pessoas que sobreviveram são a prova. É assim que começa a ciência”, completou Alexandre (leia mais aqui).

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!