[Acelera Aí] A Toro Volcano com motor 2.0 diesel e tração 4×4 encara bem uma terrinha

Boa altura do solo, motor diesel 2.0 de bom fôlego e tração integral são credencias para pequenas aventuras no fora de estrada, enquanto a suspensão traseira do tipo multlink e uma lista bem ampla de equipamentos de conforto garantem o bem estar de todos a bordo. De quebra, a Toro Volcano tem boa capacidade de carga. Quem queima o filme é a pequena tela do sistema multimídia, que dificulta uma boa visualização.

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Os motivos do sucesso da picape Fiat Toro começam na beleza de suas linhas (vencedoras de vários prêmios de design) e terminam no comportamento de quase um carro de passeio, passando pelas dimensões mais práticas para encarar o tumultuado trânsito urbano. No caso da versão Volcano que avaliamos, ela acrescenta como atrativos o motor 2.0 a diesel, que proporciona um bom fôlego já em baixas rotações; a tração 4×4, que garante a sua chegada naquela cachoeira mais escondida; e o câmbio automático de nove velocidades, que trabalha de forma bem suave.

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Novas rodas de liga

As novidades da nova linha Toro reservadas para a versão Volcano incluem chave inteligente (um conforto para entrar no veículo sem usar a chave e acionar o motor por botão), partida remota, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sensores individuais de pressão dos pneus (muito úteis para evitar desgaste irregular dos pneus e melhorar a segurança) e as bonitas rodas de liga de 18 polegadas (dão um toque de esportividade).

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O motor 2.0 turbodiesel, de 170cv, faz uma boa parceria com o câmbio automático de nove velocidades. Com boas acelerações e retomadas de velocidade, os dois proporcionam uma performance mais compatível com o visual esportivo da Toro. Por outro lado, as respostas das mudanças são um pouco mais lentas quando se opta pelas trocas manuais por meio das alavancas junto ao volante. A suspensão também acompanha bem o ritmo esportivo, equilibrando bem a carroceria naquelas curvas mais fechadas e de piso irregular, sem temer aquelas esburacadas estradas de terra.

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Acabamento de bom nível

O acabamento interno tem bom nível, sendo que o revestimento parcial em couro dos bancos á opcional. A cabine acomoda com certo conforto quatro adultos e o espaço no banco traseiro é melhor que muita picape de maior porte (aquelas consideradas médias no mercado brasileiro). A posição de dirigir proporciona uma boa visibilidade para a frente e retrovisores de bom tamanho, sensores de estacionamento e câmera de ré ajudam a resolver o problema da pouca visibilidade traseira (a Toro é muito alta na extremidade da caçamba).

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Por dentro, o destaque negativo fica por conta da tela de apenas cinco polegadas da central multimídia, que dificulta uma boa visualização. Em termos de segurança, a Volcano tem um pacote bem amplo, mas, devido ao preço, os airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista deveriam ser itens de série. Acomodando 820 litros, transportando 1.000 quilos (incluindo os ocupantes), com muita praticidade (destaque para as portas bipartidas e que se abrem na horizontal), a caçamba é um dos pontos positivos dessa Toro.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

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Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.956cm³ de cilindrada, 16 válvulas, a diesel, turbo, que gera potência de 170cv (a 3.750rpm) e torque de 35,7kgfm (a 1.750 rpm)

Transmissão – Câmbio automático de nove velocidades e tração integral

Direção – Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink

Dimensões – Comprimento, 4,91m; largura, 1,84m; altura, 1,74m; e distância entre-eixos, 2,99m

Altura em relação solo – 20,2 cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas em liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/60 R18

Voluma da caçamba – 820 litros

Tanque – 60 litros

Peso – 1.871 quilos

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Principais equipamentos de série – Banco do motorista com regulagem elétrica, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado de duas zonas, capota marítima, central multimidia Uconnect Touch NAV 5 (comandos de voz, com porta USB, Viva-voz Bluetooth® e função GPS), computador de bordo, porta-objetos refrigerado, câmera de ré, faróis com luzes diurnas, faróis de Neblina com sistema Cornering, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, auxílio de partida em subida, controle de descida, chave inteligente, luz de iluminação da caçamba, controle automático de velocidade, sistema de personalização My Car, revestimento de caçamba, sensores de chuva e crepuscular, rodas de liga de 18 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional e sensor de pressão dos pneus.

Opcionais – Teto solar, airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista; e bancos revestidos parcialmente em couro.

Preços – R$ 147.990. Com todos os opcionais (incluindo pintura perolizada), R$ 160.470.

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Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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