[Acelera aí] Célula solar no teto: o sol na cabeça…

Em parceria com a Hanergy, a Audi está desenvolvendo células que podem alimentar componentes como ar-condicionado

Quem já não passou aquele sufoco de entrar no carro depois de deixá-lo por muito tempo exposto ao sol, encarando um calor infernal até que o ar-condicionado consiga resfriar o habitáculo? Pois o alívio desse calor é uma das vantagens dos carros com os tetos com células solares, que podem ganhar em breve as linhas de produção de algumas marcas.

De acordo com a empresa alemã Webasto, que desenvolve tetos solares, panorâmicos e conversíveis para quase todas as montadoras do mundo, células solares integradas no vidro do teto podem converter a energia da radiação em energia elétrica, possibilitando o acionamento automático do sistema de ventilação elétrica enquanto o veículo está parado, diminuindo o calor extremo e refrescando o interior do carro em até 20°C. Por exemplo, se a temperatura interna for de 50°C, pode chegar a 30°C com este sistema.

A empresa afirma que os benefícios vão além. Um interior não tão quente evita que os motoristas liguem o ar-condicionado no nível máximo para resfriar o ambiente assim que entram no veículo, reduzindo consideravelmente o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO₂.

Outra vantagem é que, dependendo da eficácia das células solares, elas podem gerar energia suficiente para carregar a bateria do veículo. Isso alivia o alternador, que é responsável por produzir a energia necessária para os equipamentos elétricos do carro como, por exemplo, dar a partida. Dessa forma, em veículos equipados com células solares no teto com capacidade para carregar baterias, o motor de combustão interna pode, em média, reduzir a emissão de CO₂ em até 2,3 g/km, dependendo do combustível.

Algumas montadoras já estão desenvolvendo películas que funcionam como célula fotovoltaica e que pode ser embutida no teto panorâmico dos veículos. É o caso da Audi, que, em parceria com a empresa chinesa Hanergy (especializada em energia solar), está desenvolvendo células que podem alimentar componentes como ar-condicionado e sistema de aquecimento dos bancos. A montadora alemã espera que as películas esteja presente em modelos lançados em 2018.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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