[Acelera Aí] Novo Subaru XV estreia no Brasil com sistema de segurança EyeSight

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O Novo Subaru XV será o primeiro modelo da marca a ser oferecido com a tecnologia EyeSight no Brasil. As primeiras unidades devem desembarcar no País até o término deste ano, com preço sugerido a partir de R$ 115 mil.

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Subaru XV é vendido em duas versões no Brasil (Foto: Subaru/Divulgação)

O modelo tem duas versões de acabamento: L (entrada) e S (topo de linha), sendo que ambas são equipadas com a mais recente versão do motor Boxer 2.0 litros 16 válvulas, câmbio automático Lineartronic de sete velocidades e sistema de tração integral Subaru Symmetrical All-Wheel Drive.

Imagens tridimensionais

A tecnologia de segurança EyeSight é a principal atração deste Subaru. Ela utiliza duas câmeras estéreo para capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas, com nível de reconhecimento de objetos preciso e desenvolvidas para corresponder exclusivamente às condições de tráfego de cada país.

Essas câmeras detectam obstáculos e informam o motorista, com o auxílio de uma indicação no painel de instrumentos, além de atuar em vários dispositivos do veículo, tais como freio, piloto automático e acelerador, auxiliando na redução da velocidade, até a parada do automóvel.

Segundo uma pesquisa baseada em dados coletados pelo Instituto de Pesquisa de Acidentes de Trânsito e Análise de Dados do Japão, realizada no período entre abril de 2010 e março de 2015, em um universo de 10.000 ocorrências, os modelos equipados com o sistema EyeSight tiveram 61% menos acidentes. Portanto, menos ferimentos ou mortes.

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Câmeras detectam obstáculos e informam o motorista (Foto: Subaru/Divulgação)

Sistemas de segurança

O EyeSight reúne quatro sistemas de segurança:

Frenagem Pré-Colisão: Quando o sistema detecta a presença de risco da ocorrência de colisão, ele avisa o motorista, por um sinal luminoso, sobre o perigo. Caso este não realize alguma ação de desvio, o EyeSight aciona o sistema de frenagem, para reduzir a velocidade ou parar automaticamente o veículo.

Controle Adaptativo de Velocidade: as câmeras funcionam em conjunto com os sistemas de gerenciamento de motor, transmissão e freios, para garantirem que o veículo mantenha uma distância segura do modelo à frente – definida previamente pelo condutor -, ajustando automaticamente a distância entre eles.

Gerenciamento de Aceleração Pré-Colisão: se, durante a manobra de ré para retirar o veículo de uma vaga, por exemplo, o motorista selecionar, de maneira equivocada, uma marcha à frente em vez da ré, quando o modelo estiver parado ou em baixa velocidade, o sistema  emite alertas sonoro e luminoso no painel e restringe a saída do veículo.

Aviso de Mudança de Faixa e de Partida: quando o sistema detecta oscilações e a velocidade do modelo é de, aproximadamente, 60 km/h ou superior, ele avisa o motorista dessa anomalia de funcionamento acionando um aviso sonoro e uma luz indicadora. O motorista também será avisado se a tecnologia detectar que o modelo começa a oscilar sua trajetória para muito próximo das linhas de separação das faixas de rolamento.

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Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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