[Acelera Aí] Shell lança em Minas o polêmico etanol aditivado

A partir de abril, a Shell passa a oferecer em sua rede de postos em Minas o Shell V-Power Etanol. Trata-se de um combustível aditivado que, segundo a distribuidora, limpa, protege e melhora a performance do motor. Quem fala um pouco sobre o produto é o engenheiro da Shell, Gilberto Pose, coordenador técnico de combustíveis da Raízen, joint venture brasileira formada pela Shell e a Cosan.

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Mercado mineiro é estratégico

O V-Power Etanol, que já existe em outros estados há alguns anos, estreia nas bombas mineiras da Shell em abril – Minas será o quinto mercado a receber o produto. Segundo a distribuidora, por contar atualmente com a segunda menor alíquota de ICMS sobre o etanol hidratado do país e com 10,4% da frota circulante brasileira (segundo Relatório do Sindipeças), Minas é considerada uma praça estratégica para a companhia.

De acordo com a Shell, testes realizados pelo Instituto Mauá revelaram que o etanol aditivado ao motor, se usado regularmente, reduz ainda mais os depósitos em válvulas em comparação ao etanol comum. “Isso ocorre devido à tecnologia FMT (Friction Modification Technology), responsável por criar uma película entre as partes móveis que entram em contato com o combustível, elevando a lubrificação e reduzindo o atrito das partes internas causado pelo desgaste natural do funcionamento do motor”, alega Gilberto Pose, coordenador técnico de combustíveis da Raízen, joint venture brasileira formada pela Shell e a Cosan.

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Etanol aditivado é polêmico

Mas a questão da necessidade do uso desse combustível aditivado (que é mais caro) é polêmica, já que o etanol é um combustível de queima mais limpa e que deixa menos resíduos carbônicos no motor. O coordenador técnico da Shell ressalta que “é importante entender que os depósitos se formam inicialmente pela circulação natural de vapores de óleo lubrificante pela região das válvulas de admissão, e dos bicos injetores de combustível. E o etanol aditivado age na remoção desses resíduos e prevenção de novos depósitos, o que colabora na retomada e manutenção da eficiência do motor”.

Gilberto Pose afirma que o Shell V-Power Etanol pode ser usado em qualquer tipo de carro movido apenas a etanol ou com a tecnologia flex, novo ou usado, de baixa ou alta potência. “Nos veículos com maior quilometragem, pode ser que seja necessário no mínimo três tanques para que o etanol aditivado faça uma boa limpeza”. Com relação à mistura do Shell V-Power Etanol, o coordenador técnico disse isso não causa qualquer impacto operacional ao funcionamento do motor. “O combustível comum irá apenas diluir o poder de ação do etanol aditivado”.

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Shell/Divulgação

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Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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