Se você precisa de um carro que transporte sete pessoas e não quer gastar muito na compra, então o Citroën Aircross Shine é uma boa opção. Atualmente, o modelo é a opção mais barata do mercado brasileiro com essa capacidade. Destaque para o conjunto motor 1.0 turbo, de 130cv de potência e 20,4kgfm de torque, e câmbio automático do tipo CVT (de sete marchas simuladas), que proporciona boas acelerações e retomadas de velocidade e com níveis de consumo bem razoáveis, tanto na cidade quanto na estrada. Outro ponto positivo do Citroën Aircross Shine é o conjunto de suspensão, que consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, mesmo quando se abusa em curvas mais fechadas. Quanto ao espaço interno, o Citroën Aircross Shine acomoda com conforto cinco adultos nas duas primeiras fileiras de banco. Já a terceira fileira proporciona conforto apenas para crianças pequenas. A capacidade do porta-malas é muito boa quando se usa apenas as duas filas (493 litros), mas com a terceira fila é muito reduzida.

Na frente, fica clara a inspiração no Citroën C3. Destaque para as duas faixas paralelas que abrigam o Chevron da marca francesa e a grade frontal, todas na cor preta; para as luzes diurnas totalmente em LED e para o protetor inferior de para-choque na cor cinza.
Desenho bem vazado
De perfil, o que mais chama a atenção no Aircross Shine são as rodas de liga de 17 polegadas com desenho bem vazado, o teto na cor preta, as coberturas plásticas dos para-lamas e soleiras, as barras de teto e as capas dos retrovisores na cor preto brilhante.

Uma faixa em preto brilhante ligando as lanternas com desenho também claramente inspirado no hatch C3, o para-choque na cor preta e o protetor inferior do para-choque na cor cinza formam o conjunto estilístico da traseira.
Aacbamento do Citroën Aircross Shine
Como se trata de um modelo que busca boa relação custo/benefício, o acabamento é mais simples. Destaque para os bancos e volante forrados em couro em dois tons e costuras aparentes; detalhes em preto brilhante nas saídas de ar e no volante.

Em termos de espaço interno, o Citroën Aircross Shine tem boa distância entre-eixos (2,67m), que proporciona um bom nível de conforto para as duas primeiras fileiras de banco e boa capacidade no porta-malas (493 litros) sem a terceira fileira, onde viajam com conforto crianças pequenas. Com as três fileiras, o espaço no porta-malas é quase nulo.
Bancos removíveis
Outros pontos positivos do SUV são os seu bancos removíveis (incluindo os da terceira fila), que garantem uma boa flexibilidade do interior e possibilitam diversos arranjos no habitáculo para mesclar pessoas e bagagens; e o bom número de porta-trecos.

Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços reduzidos, o motorista conta com sensores de estacionamento traseiros, assistente de partida em rampa, câmera de ré e boa calibragem da assistência elétrica da direção.
Instrumentos do Citroën Aircross Shine
Com tela de dez polegadas sensível ao toque, posisicionada no alto e no centro do painel, proporcionando uma boa visão de todas as informações da tela, o sistema multimídia tem espelhamento de celular sem fio e comando de voz.

Além do bom sistema multimídia, o C3 Aircross Shine de sete lugares também oferece cinco portas USB, incluindo a terceira fila, que conta com saída de ar-condicionado (no teto), Por outro lado, o sistema não é digital. Os comandos dos vidros traseiros ficam mal posicionados (entre os bancos dianteiros).
Sete polegadas
Totalmente digital, o quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas e pode ser customizável (em seis telas e duas opções de cores, com diferentes parâmetros do veículo) e o motorista escolhe por meio de um botão no volante.

Para encontrar uma boa posição de dirigir no Aircross, o motorista conta com ajuste de altura do seu banco, mas não dispõe de regulagem de distância da coluna de direção, que tem ajuste apenas de altura. O volante tem boa pega e é multifuncional.
Espaço do Citroën Aircross Shine
Mesmo levando em conta o preço do Citroën Aircross Shine de sete lugares, a lista de equipamentos de segurança deveria ir além de quatro airbags (frontais e laterais), dos controles de tração e estabilidade e do sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

A marca Citroën sempre teve tradição em criar bons e eficientes conjuntos de suspensão. E não foi diferente com o do Aircross, que consegue absorver bem as irregularidades do piso e segurar a carroceria quando se deseja abusar um pouco nas curvas mais fechadas.
Fora do asfalto
Em nosso percurso de teste, rodamos por algumas estradas de terra em condições um pouco ruins e o SUV rodou com boa desenvoltura devido à sua boa altura do solo (23,3cm) e aos seus bons ângulos de entrada (23,8°) e saída (32°).

Debaixo do capô do Citroën C3 Aircross de sete lugares, está outro ponto positivo do carro: o motor Turbo 200, que tem injeção direta de combustível e bloco em alumínio e gera potência de 130cv e torque de 200Nm quando alimentado com etanol.
Fôlego do Citroën Aircross Shine
Como a força do motor já chega em baixas rotações, o motorista consegue uma tocada prazerosa, com boas acelerações (a marca divulga que ele faz de 0 a 100km/h em 9,8segundos) e retomadas de velocidade. A máxima chega aos 191km/h.

O motor do Citroën C3 Aircross Shine está acoplado a um câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável), de sete marchas simuladas e e três modos de condução disponíveis, incluindo o “Sport”, que deixa o SUV bem mais esperto nas reações.
E, além da boa performance, esse conjunto consegue níveis bem razoáveis de consumo. Com duas pessoas a bordo, apenas gasolina no tanque, o computador de bordo registrou médias em torno de 10,6km/l na cidade e de 12km/l na estrada.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 Válvulas, turbo, que gera potências de 125cv (gasolina) e de 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm (gasolina e etanol) a 1.750rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,32m; largura, 1,79m; altura, 1,67m; e entre-eixos, 2,67m
Altura mínima do solo – 20cm
Ângulo de entrada – 23,2°
Ângulo de saída – 32°
Freios – Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 490 quilos
Porfa-malas – 493 litros (sem a terceira fila de bancos)
Tanque – 47 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.272 quilos

Principais equipamentos – Uma porta USB tipo A de recarga e dados, tomada 12V no painel, duas portas USB tipo A de rápido carregamento para 2ª fileira, duas portas USB tipo A de rápido carregamento para 3ª fileira, 2ª fileira com banco bipartido 60/40, 3ª fileira com 2 bancos individuais, rebatíveis e removíveis; airbags frontais e laterais, acabamento do painel de bordo pintado de cinza, aerofólio traseiro, alarme periférico, ar-condicionado automático digital, assistente de partida em rampa, bancos com revestimento premium, banco do motorista com ajuste de altura, barra de teto estética, bancos traseiros bi-partidos e rebatíveis com isofix e top tether (fixação para cadeiras de crianças), capa de retrovisor em preto brilhante, câmera traseira, chave principal canivete com controle de abertura remoto, multimídia Citroën Connect com tela sensível ao toque de 10 polegadas e espelhamento sem fio, comando interno de abertura da tampa de combustível, estepe de uso temporário, DRL com LED, direção elétrica com ajuste de altura, faróis de neblina, faixa traseira em preto brilhante, grade frontal em preto brilhante, monitoramento pressão dos pneus, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, maçanetas na cor da carroceria, modo Sport, moldura de caixa de roda e lateral de carroceira, moldura preta nos vidros, painel de instrumentos digital TFT de sete polegadas, controle automático de velocidade, porta-celular na 3ª fileira, porta objetos com acabamento premium no painel, protetor inferior de para-choque dianteiros e traseiros (skid plates), rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, sensor de estacionamento traseiro, volante com controle de áudio e comandos do controle automático de velocidade e volante com revestimento premium.
Preços – R$ 125.290,00. Com pintura metálica (R$ 1.600,00), sobe para R$ 126.890,00.