Carga na tomada com o furgão Citroën e-Jumpy

Fizemos uma avaliação bem diferente do normal ao rodarmos com o furgão elétrico Citroën e-Jumpy, importado da França. Tanto por ser um veículo de carga com capacidade para levar 6.100 litros no seu baú e transportar uma tonelada de peso; quanto por ser movido totalmente a eletricidade. Com um motor elétrico dianteiro, que gera 136cv de potência e 26,5 quilos de torque, o furgão tem uma resposta rápida aos comandos do acelerador. Embora os ocupantes convivam com um pequeno barulho inevitável que vem do baú, o silêncio a bordo chama a atenção, principalmente quando comparado à versão turbodiesel. A autonomia é boa, sendo melhor no trânsito urbano, onde o Citroën e-Jumpy se destaca no serviço de entregas. Levando em conta que se trata de um furgão, o nível de conforto é bom para motorista e passageiros. Por outro lado, o preço é um pouco salgado, mesmo para um elétrico.

Citroën e-Jumpy de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para as duas linhas paralelas e os dois chevrons (característicos da marca Citroën), que “une” o conjunto óptico com dois projetores e para o enorme para-choque, onde estão abrigadas as luzes de neblina.

Pequena calota

De perfil, as linhas são bastante limpas e com maçanetas, protetores de porta e capa dos retrovisores na cor preta. As rodas são de aço de 16 polegadas e com uma pequena calota central, também na cor preta.

Citroën e-Jumpy de perfil – Foto: Eduardo Aquino

As enormes portas traseiras assimétricas se abrem em 180 ° e possibilitam um amplo e fácil acesso ao compartimento de carga, que também pode ser acessado pela porta lateral deslizante. Um pequeno estribo também ajuda na tarefa de carregar e descarregar.

Baú com folga

Tanto em volume (6.100 litros) como em peso (uma tonelada), a capacidade de carga impressiona. Na avaliação, realizamos uma pequena “mudança”, com vários objetos volumosos e pesados, que couberam com folga no baú do Citroën e-Jumpy.

Citroën e-Jumpy de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Também merece elogios os ganchos que possibilitaram uma boa amarração da carga. E, nessa condição, não faltou força ao motor elétrico, que fica na dianteira e desenvolve 136cv cavalos de potência e 25,5 quilos de torque.

Cabine do Citroën e-Jumpy

Por ser um veículo alto, o acesso à cabine é facilitado por um “degrau” ao abrir a porta. Os bancos são relativamente confortáveis, pois o passageiro do meio fica meio apertado e é incomodado pelo console que fica próximo do banco.

Painel do Citroën e-Jumpy – Foto: Eduardo Aquino

Devido à essa altura, o motorista desfruta de uma boa visão do trânsito, possibilitando enxergar bem o que vem à frente. Por outro lado, ele leva um tempo para se acostumar com a falta de visão do retrovisor interno e contar apenas com os externos.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com a coluna de direção regulável em altura e distância e de altura do seu banco. O volante tem boa pega, mas não abriga comandos de áudio e do computador de bordo.

Compartimento de carga do Citroën e-Jumpy – Foto: Eduardo Aquino

Um ponto positivo no Citroën e-Jumpy é o número de porta-trecos espalhados por toda a cabine, incluindo um compartimento térmico abaixo do banco do passageiro. Por outro lado, não há espaço atrás do banco para uma “bagagem pessoal”.

As dimensões externas exageras (comprimento de 5,31 metros) dificultam um pouco a mobilidade. Para sair de vagas apertadas, o motorista conta com câmera de ré, boa calibragem elétrica da direção e com sensores de estacionamento traseiro.

Conforto do Citroën e-Jumpy

O pacote de conforto inclui controle automático de velocidade com limitador, faróis com acendimento automático, freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão, sensor de chuva e assistente de partida em rampa.

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Citroën e-Jumpy de traseira – Foto: Eduardo Aquino

Também é um atrativo a central multimídia com tela sensível ao toque localizada no alto do painel de sete polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Para selecionar as marchas, há um pequeno seletor no console do painel.

Quadro de instrumentos

Quadro de instrumentos é um pouco pequeno. Ele traz informações como a velocidade (a máxima é limitada a 130km/h), a autonomia, a carga da bateria e o modo em que o furgão está operando, ou seja, gastando, regenerando ou economizando carga da bateria.

Porta lateral do Citroën e-Jumpy – Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de segurança, estão os controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes.

Centro de gravidade

A calibragem da suspensão surpreende pelo nível de conforto, que melhora de forma sensível quando o Citroën e-Jumpy roda com carga. E também pela estabilidade, mesmo considerando o centro de gravidade elevado do furgão.

Quadro de instrumentos do Citroën e-Jumpy – Foto: Eduardo Aquino

Citroën e-Jumpy tem alcance de 330 quilômetros na cidade e na estrada cai para 237 quilômetros. Mas, o motorista pode economizar energia ao escolher o modo “ECO” de condução e a forma de maior regeneração de carga, a “Normal”.

Para recarga, o furgão vem com cabo para ligar na tomada caseira de 220V. Nesse caso, é preciso 48h para a carga total. No Wallbox, leva de 7 a 11 horas; e, nos carregadores rápidos, cerca de 1h30 dependendo da força.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Compartimento do “motor” do Citroën e-Jumpy – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Elétrico, dianteiro, refrigeração líquida de baterias e propulsor, conjunto de baterias de íon-lítio instalado no assoalho, capacidade de energia de 76kWh
  • Carregamento – Entrada Tipo 2, recarga via eletropostos (de 1h30min a 11 horas, dependendo da força), Wallbox (de 7 a 11 horas) ou tomadas 220V residenciais (cerca de 48h). Regeneração de energia durante a condução
  • Potência – 136cv*
  • Torque – 26,5kgfm
  • Direção – Assistência eletro-hidráulica progressiva
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, com braço triangular arrastado
  • Dimensões – Comprimento, 5,31m; largura, 1,92m; altura, 1,93m; e entre-eixos, 3,27m
  • Freios – Discos ventilados nas quatro rodas
  • Rodas e pneus – Rodas de aço de 16 polegadas, calçadas com pneus 215/65 R16
  • Capacidade do baú – 6.100 litros
  • Alcance – 330 km (cidade) e 237 km (estrada)
  • Peso (em ordem de marcha) – 2.053 quilos
Roda do Citroën e-Jumpy – Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Retrovisores externos com regulagem elétrica, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, ar-condicionado, vidros verdes, rodas de aço de 16 polegadas, indicador de fadiga (coffee cup alert), tomada 12V traseira, travamento seletivo zona de carga, retrovisores elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, faróis dianteiros com DRL, vidros elétricos dianteiros, duplo airbag, porta traseira bipartida, porta lateral deslizante, controle automático de velocidade com limitador, retrovisor preto fosco, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, B-Mode: regeneração de carga das baterias por desaceleração do veículo, cabo modo 2 para recarga de emergência, compartimento térmico abaixo do banco do passageiro, faróis com acendimento automático, freio de estacionamento elétrico com acionamento por botão, freios regenerativos e sensor de chuva.

Preço – R$ 334.990,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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