Para quem procura por uma picape média com uma boa relação custo-benefício, a Fiat Titano Ranch é uma boa opção. Equipada com motor 2.2 turbodiesel, que gera 180cv de potência e 40,8 quilos de torque, e câmbio automático de seis marchas, a versão topo de linha da picape da Fiat tem um preço competitivo no segmento, levando em conta o que oferece em termos de acabamento, desempenho dentro e fora do asfalto e lista de equipamentos. Por dentro, a Fiat Titano Ranch oferece um bom nível de acabamento, com bancos revestidos em couro e com ajustes elétricos para os dianteiros; multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas e ar-condicionado de duas zonas. Por fora, a versão conta com um visual que mistura elegância e esportividade, com destaque para a grade frontal em black piano com detalhe cromado; e estribos para facilitar o acesso à cabine.
Na frente, destaque para a grande grade em preto brilhante com uma barra cromada na parte de cima, que dá um toque de elegância; os faróis em LED e luzes diurnas, as luzes auxiliares e o protetor de para-choque na cor cinza.
Estribos laterais
De perfil, o que mais chama a atenção são os estribos, que ajudam no acesso à cabine, as rodas de liga de 18 polegadas com acabamento diamantado, o santantônio e as barras no teto e as capas dos retrovisores e maçanetas cromadas.
Cromados no para-choque, lanternas em LED, fechadura da tampa da caçamba e nos nomes da marca e da picape dão um toque de elegância à traseira da Fiat Titano Ranch. Estribo no para-choque facilita bastante o acesso à caçamba.
Espaço interno
O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos e uma criança, já que quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto. O espaço para as pernas de quem vai no banco de trás é bom.
Com bancos forrados em couro com costuras aparentes, volante revestido em couro e detalhes em couro nos painéis de porta; e detalhes imitando metal no painel e saídas de ar, o acabamento interno da Fiat Titano Ranch é de boa qualidade.
Dirigindo a Fiat Titano Ranch
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajustes de altura e distância da coluna de direção e comandos elétricos do seu banco. O volante multifuncional tem boa pega e base achatada para melhor espaço paras as pernas do motorista.
Também é destaque a central multimídia (Apple CarPlay, Android Auto e comandos de voz), que tem tela sensível ao toque de 10 polegadas e levemente voltada para o motorista para facilitar a sua visão é bem fácil de operar.
Digitais e analógicos
O quadro de instrumentos traz nas laterais o velocímetro e conta-giros analógicos e, no centro, as informações digitais no nível de combustível e de temperatura do motor e do computador de bordo em uma tela em TFT colorida de 4,2 polegadas.
Seis airbags, alerta de saída de faixa, controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis são os destaques do pacote de segurança, que, pelo preço, deveria incluir mais itens de série.
Ar digital e de duas zonas
Na lista de conforto, destaque para o controle automático de velocidade, ar-condicionado digital e de duas zonas e com saída para o banco traseiro, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, porta-luvas refrigerado e entradas USB (duas na frente e uma atrás). Faz falta o carregamento de celular por indução.
Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, assistente de partida em rampa e a boa calibragem da assistência hidráulica da direção.
Carga na Fiat Titano Ranch
A Fiat Titano Ranch tem capacidade de carga de 1.020 quilos. Na caçamba, que tem protetor (acessório original Mopar), capota marítima, protetor para o vidro traseiro e ganchos para amarrar a carga, iluminação e fechadura, cabem 1.220 litros.
Rodando por um trecho de estrada de terra de piso ruim, a Fiat Titano Ranch se saiu bem graças à tração 4×4, à boa altura do solo, aos bons ângulos de entrada e de saída, ao controle de descida e aos pneus de uso misto.
Motor 2.2 turbodiesel
Motor 2.2 turbo-diesel, que gera 180cv de potência e 40,8kgfm de torque, proporciona um desempenho razoável para uma picape que pesa mais de duas toneladas, equilibrando, sem muito brilhantismo, performance e consumo.
O computador de bordo registrou médias de consumo em torno de 8,8km/l na cidade (trânsito muito tumultuado) e de 9,6km/l na estrada com quatro adultos a bordo, ar-condicionado ligado e sem nenhuma carga na caçamba.
Com braços oscilantes na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira, a suspensão mostrou bom desempenho fora do asfalto. Por outro lado, as imperfeições do piso acabam chegando à cabine e incomodando um pouco, principalmente com a caçamba vazia.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, longitudinal, de quatro cilindros em linha, 2.179cm³ de cilindrada, turbodiesel de geometria variável, que gera 180cv de potência a 3.750rpm e torque de 40,8kgfm a 2.000rpm
Transmissão – Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência hidráulica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo quatro braços oscilantes; e traseira, com feixe de molas de quatro lâminas
Dimensões – Comprimento, 5,33m; largura, 1,96m; altura, 1,89m; e distância entre-eixos, 3,18m
Altura livre do solo – 23,5cm
Ângulo de entrada – 29°
Ângulo de saída – 27°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 265/60 R18
Volume da caçamba – 1.220 litros
Carga útil (ocupantes mais carga) – 1.020 quilos
Tanque – 80 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.150 quilos
Principais equipamentos – Alerta de saída de faixa, bancos em couro com ajuste elétrico (motorista e passageiro frontal), barra de proteção do vidro traseiro, barras de teto cinzas, câmera 360° Off-road, capota marítima, estepe rodas de liga-leve full size 18 polegadas, estribos lateriais cinzas, grade preto brilhante com moldura cromada, LED DRL, maçanetas e retrovisores cromados, retrovisores externos com desembaçador, retrovisores externos Power-foldable, rodas de liga-leve de 18 polegadas diamantadas, santantonio cromado om detalhe em preto e cinza, sensor de acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro, TPMS, seis airbags, apoios de braço dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital e de duas zonas, assoalho em carpete, bancos traseiros modulares, bloqueio do diferencial traseiro, brake light, câmera de ré, central multimídia com tela de 10 polegadas touchscreen ( Apple CarPlay e Android Auto, comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM), comando de áudio no volante, computador de bordo TFT colorido 4,2 polegadas, cruise control/speed limitor, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis de neblina com detalhes cromados, ganchos para amarração de carga na caçamba, ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros (capacidade de até 4kg), indicador de troca de marcha, auxílio de partida em rampa, controle de descida, iluminação do porta-luvas, ISOFIX e Top Tether, luz de iluminação da caçamba, para-choque dianteiro na cor do veículo, para-choque traseiro preto com detalhe cromado, porta-objetos abaixo dos bancos traseiros, porta-luvas refrigerado, porta-óculos, protetor de caçamba, saídas de ar traseiras, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de alerta de saída de faixa, tampa traseira com fechadura e abertura manual, volante com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional em couro e acabamento black piano e 2 USB frontal (type A) + 1 traseiro (type A)
.Preços – R$ 259.990,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 262.480,00.