Andamos na versão intermediária da picape da marca italiana, a Fiat Titano Volcano. Equipada com motor 2.2 turbodiesel, que gera 180cv de potência e 40,8 quilos de torque, e câmbio automático de seis marchas, o modelo tem desempenho razoável para uma picape que pesa mais de duas toneladas. Com tração 4×4, boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída, a Fiat Titano Volcano trafega com boa desenvoltura em estradas de terra de piso ruim. Nessa versão, o visual externo se destaca pela grade frontal em black piano com detalhe cromado e rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado. Com bancos e volante revestidos parcialmente em couro, o acabamento interno é de boa qualidade. Na lista de itens de série, destaque para os seis airbags, multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas, controles eletrônicos de tração e estabilidade e controle automático de velocidade.
Na frente, destaque para a grande grade em preto brilhante com uma barra cromada na parte de cima, que dá um toque de elegância; os faróis com máscara negra, as luzes auxiliares e o protetor de para-choque na cor cinza.
Rodas de desenho esportivo
De perfil, o que mais chama a atenção são as rodas de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado e desenho mais esportivo; e as capas dos retrovisores e maçanetas na cor da carroceria. Faltam estribos para facilitar o acesso à cabine.
Cromados no para-choque, fechadura da tampa da caçamba e nos nomes da marca e da picape dão um toque de elegância à traseira da Fiat Titano Volcano. Estribo no para-choque facilita bastante o acesso à caçamba.
Espaço interno
O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos e uma criança, já que quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto. O espaço para as pernas de quem vai no banco de trás é bom.
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajustes de altura e distância da coluna de direção e de altura do seu banco. O volante multifuncional tem boa pega e base achatada para melhor espaço paras as pernas do motorista.
Interior da Fiat Titano Volcano
Com bancos forrados parcialmente em couro, volante revestido em couro e detalhes em couro nos painéis de porta; e boa montagem dos conjuntos, o acabamento interno da Fiat Titano Volcano é de boa qualidade.
Também é destaque a central multimídia (Apple CarPlay, Android Auto e comandos de voz), que tem tela sensível ao toque de 10 polegadas e levemente voltada para o motorista para facilitar a sua visão é bem fácil de operar.
Informações digitais
O quadro de instrumentos traz nas laterais o velocímetro e conta-giros analógicos e, no centro, as informações digitais no nível de combustível e de temperatura do motor e do computador de bordo em uma tela em TFT colorida de 4,2 polegadas.
Na lista de conforto, destaque para o controle automático de velocidade, porta-objetos abaixo dos bancos traseiros, porta-luvas refrigerado e entradas USB (duas na frente e uma atrás). Faz falta o carregamento de celular por indução.
Segurança da Fiat Titano Volcano
Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis são os destaques do pacote de segurança, que, pelo preço, deveria incluir mais itens de série.
Para sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista conta com sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, assistente de partida em rampa e a boa calibragem da assistência hidráulica da direção.
Capacidade de carga
A Fiat Titano Volcano tem capacidade de carga de 1.020 quilos. Na caçamba, que tem protetor (acessório original Mopar), capota marítima, iluminação e fechadura, cabem 1.220 litros. Falta protetor para o vidro traseiro.
Em um trecho de estrada de terra de piso ruim, a picape mostrou boa desenvoltura, graças à boa altura do solo, aos bons ângulos de entrada e de saída, ao controle de descida, aos pneus e à tração 4×4.
Fôlego da Fiat Titano Volcano
Motor 2.2 turbo-diesel, que gera 180cv de potência e 40,8kgfm de torque, proporciona um desempenho razoável para uma picape que pesa mais de duas toneladas, equilibrando, sem muito brilhantismo, performance e consumo.
O computador de bordo registrou médias de consumo em torno de 9,0km/l na cidade e de 10km/l na estrada com apenas o motorista, ar-condicionado desligado e sem nenhuma carga na caçamba.
Com braços oscilantes na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira, a suspensão mostrou bom desempenho fora do asfalto. Por outro lado, as imperfeições do piso acabam chegando à cabine e incomodando um pouco, principalmente com a caçamba vazia.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 2.179cm³ de cilindrada, turbo e injeção direta de diesel, que gera potência de 180cv de potência a 3.750rpm e torque de 40,8kgfm de torque a 2.000rpm
Transmissão – Tração 4×4 e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência hidráulica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo braços oscilantes; e traseira, dependente, do tipo eixo rígido com feixe de molas
Dimensões – Comprimento, 5,33m; largura, 1,96m; altura, 1,85m; e entre-eixos, 3,18m
Altura mínima do solo – 23,5cm
Ângulo de entrada – 29°
Ângulo de saída – 27°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 265/65 R17
Caçamba – 1.220 litros
Capacidade de carga – 1.020 quilos
Tanque – 80 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.097 quilos
Principais equipamentos – Assoalho em carpete, bancos revestidos parcialmente em couro com ajuste manual, capota marítima, central multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas (Apple CarPlay, Android Auto e comandos de voz), computador de bordo TFT colorido com tela de 4,2 polegadas, faróis de neblina com detalhes cromados, grade preto brilhante, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, para-choque dianteiro na cor do veículo, para-choque traseiro preto com detalhe cromado, protetor de cacamba – Acessório original MOPAR, sensor de estacionamento traseiro, seis airbags, alerta de manutenção programada, ar-condicionado, bancos em couro com ajuste manual, câmera de ré, controles eletrônicos de tração e estabilidade, ganchos retráteis nas costas dos bancos dianteiros (capacidade de até 4kg), assistente de partida em rampa, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, luz de iluminação da caçamba, controle automático de velocidade, porta copos dianteiros e traseiros, porta garrafas/objetos console central, porta objetos abaixo dos bancos traseiros, porta-luvas refrigerado, porta-óculos, tampa traseira com fechadura e abertura manual, tomada 12V (2) – 1 no console central e 1 caçamba, TSC (Controle de Trailer), volante com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional em couro e acabamento black piano e 2 USB frontal (type A) + 1 traseiro (type A).
Preços – R$ 239.990,00. Com pintura metálica, sobe para R$ 242.480,00.