Saiba como anda a opção rancheira da picape Toro

Equipada com o eficiente motor turbodiesel 2.0, que alia boa performance com bom nível de consumo; câmbio automático de nove marchas de funcionamento suave e tração 4×4, que possibilita pequenas aventuras no fora-de-estrada, a versão Ranch da Toro não é a opção mais cara, mas se destaca pelo pacote estético, que, com muitos cromados, santantônio, rodas e estribos, mistura elegância com esportividade; e pelo pacote tecnológico de itens de conforto e segurança, com destaque para a nova central multimídia com tela de 10 polegadas, sete airbags, frenagem automática de emergência,  carregador de celular por indução e sensor de pressão dos pneus.

Foto: Eduardo Aquino

Sucesso de mercado, a picape Toro passou por uma tímida reestilização. É como se a Fiat seguisse aquele velho ditado do “em time que está ganhando não se mexe, muito”. E a pequena mudança conseguiu acrescentar mais modernidade às linhas da Toro.

E o visual da versão Ranch mistura elegância e aventura. Na frente, destacam-se a moldura cromada da grade, que ostenta o símbolo Fiat; os faróis, luzes e lanternas em LED; e o para-choque, com aplique que ressalta o espírito aventureiro.

Cromados abundantes

De perfil, chamam a atenção os cromados, presentes nas maçanetas das portas, retrovisores, soleiras das portas, santantônio e estribos. As coberturas nos para-lamas e soleiras ressaltam a pegada “rancheira” e as rodas dão um toque de esportividade.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, o que salta aos olhos são as lanternas em LED, a tampa da caçamba que se abre em duas partes na horizontal, o que, junto com o estribo, facilita bastante o acesso ao compartimento de cargas; e o para-choque, que abriga as luzes de ré.

Ao entrar no habitáculo, percebe-se facilmente a boa qualidade do acabamento, com um toque de sofisticação dado pelo revestimento em couro marrom dos bancos e dos painéis de porta e pelos detalhes cromados e em preto brilhante no painel, console e volante.

Connect Me

Um dos pontos positivos é a central multimídia Connect Me, com tela na vertical de boa visualização de 10,1 polegadas. A Fiat fez uma parceria com a TIM para oferecer diversos serviços e funções que podem ser acessadas de forma remota pelo celular.

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Foto: Eduardo Aquino

Os serviços fazem parte de um pacote que é gratuito no primeiro ano. Após esse período, o proprietário do veículo precisa contratar um pacote, cujos preços variam de acordo com a capacidade (5 GB, 10 GB e 40 GB).

Além dos avisos de manutenção e recall, assistência mecânica, atualização automática de softwares, os serviços oferecidos pelo Connect Me possibilitam ao motorista de forma remota ligar e desligar o motor, destravar portas, ligar o ar-condicionado, entre outros.

Navegação em 3D

O sistema também oferece chamada de emergência em caso de acidente, rastreamento do veículo em caso de roubo e furto, alertas de condução, navegação inteligente em 3D, busca por postos, restaurantes etc., e atualização remota de mapas.

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Foto: Eduardo Aquino

A Toro Ranch já sai de fábrica com um chip virtual para acesso ao Wi-Fi nativo a bordo, que possibilita compartilhar pacote de dados com até oito pessoas dentro do carro, com navegação em aplicativos de mobilidade e assinaturas de serviços de entretenimento.

O quadro de instrumentos de sete polegadas é totalmente digital com tela TFT e possibilita uma boa visualização dos instrumentos, imagens e informações. O motorista pode configurá-lo de acordo com a sua preferência.

Porta-objetos

O espaço interno da Toro proporciona conforto para quatro adultos, já que o passageiro do meio do banco de trás é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto e pelo console que se estende para trás. Há um bom número de porta-objetos.

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Foto: Eduardo Aquino

A caçamba tem boa capacidade, levando 937 litros de volume e 1.000 quilos na soma dos pesos dos ocupantes do veículo mais o peso da carga. Ela tem cobertura marítima, protetor da pintura e do vidro traseiro e ganchos para amarrar a carga.

No pacote de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas, regulagens elétricas do banco do motorista, comutador de farol alto, assistência de partida em rampa, controle automático de velocidade e carregador de celular por indução.

Volante multifuncional

O volante tem boa pega, base achatada e abriga os comandos do áudio, computador de bordo, telefone e sistema multimídia. A coluna de direção tem ajustes de altura e distância, ajudando a encontrar mais facilmente uma boa posição de dirigir.

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Foto: Eduardo Aquino

A lista de equipamentos de segurança é extensa e inclui sete airbags, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de pista, controles de tração, estabilidade e descida; câmera de ré, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e sensor de pressão de pneus.

De concepção bastante moderna, o novo motor turbodiesel 270, de 170cv de potência, é um dos destaques da Toro Ranch e consegue proporcionar boas acelerações e retomadas de velocidade para uma picape de quase duas toneladas.

Consumo

O nível de consumo foi razoável. Na estrada, com quatro adultos, ar-condicionado ligado e sem nenhuma carga na caçamba, o computador de bordo registrou médias em torno de 12km/l. Na cidade, com somente o motorista, as médias foram de 6,5km/l.

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Foto: Eduardo Aquino

O câmbio de nove marchas trabalha em perfeita sintonia com o motor, aproveitando bem toda a sua força. As trocas são suaves e a possiblidade de trocas manuais pelas borboletas junto ao volante aumente o prazer de dirigir.

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A assistência elétrica da direção proporciona um bom peso em velocidades elevadas e maciez nas manobras, o que ajuda bastante o motorista, já que a Toro Ranch exige mais manobras para sair de vagas apertadas.

Com sistema multlink na traseira, a suspensão da Toro é um dos pontos positivos, pois consegue equilibrar bem estabilidade e conforto, evitando aquele conhecido sacolejo das picapes quando vazias e possibilitando abusar um pouco mais nas curvas fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, quatro cilindros em linha, turbodiesel, 1.956cm³ de cilindrada, que gera 170cv de potência a 3.750rpm e 35,7kgfm de torque a 1.750rpm

Transmissão – Tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink

Dimensões – Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; e distância entre-eixos, 2,99m

Altura do solo – 23,66cm

Ângulo de ataque – 25°

Ângulo de saída – 28,4°

Ângulo de rampa – 20,9°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/60 R18

Carga útil (ocupantes + carga) – 1.000 quilos

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.918 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de pista, comutação automática do farol alto, controles de tração e estabilidade, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para motorista), ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, bancos em couro, barra de proteção para o vidro traseiro, barras longitudinais no teto, capota marítima, central multimídia com tela de 10 polegadas do tipo touchscreen (Apple CarPlay, Android Auto, comandos de voz, Bluetooth e porta USB), quadro de instrumentos digital de sete polegadas, volante multifuncional, computador de bordo, sistema de conectividade veicular, câmera de ré, direção elétrica, faróis, luzes diurnas, internas e lanternas em LED; estribos cromados, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos para amarração de carga na caçamba, assistência de partida em rampa, controle de descida, iluminação interna da caçamba, sensores de chuva e crepuscular, kit ferramenta, maçanetas e moldura das portas cromadas, para-choque traseiro com soleira cromada, controle automático de velocidade, porta-escadas, protetor de cárter, protetor de caçamba, santantônio cromado, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, tampa traseira dupla com abertura elétrica, tapetes em borracha, coluna de direção com regulagem em altura e distância, carregador de celular por indução e sensor de pressão de pneus.

Preços – R$ 195.990,00. Com pintura perolizada, sobe para R$ 198.490,00.

Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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