De cara nova e turbinada, Toro Volcano nem parece uma picape

Andamos na Volcano, a opção da picape média da Fiat que é equipada com o novo motor 1.3 com turbo e injeção direta, que desenvolve 185cv de potência com etanol e proporciona uma boa performance, com acelerações e retomadas de velocidade que empolgam; câmbio automático de seis marchas, com trocas suaves e bom aproveitamento da força do motor; e suspensão parecida com a de um carro de passeio. Além do conjunto mecânico, a versão conta com um bom pacote tecnológico de conforto e segurança, incluindo, entre itens de série e opcionais, sete airbags, ar-condicionado de duas zonas, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de pista, farol alto automático e central multimídia com tela sensível de 10 polegadas.

Foto: Eduardo Aquino

Se o estilo da Toro, líder imbatível de mercado no segmento das picapes “médias”, já era um dos seus principais atrativos, com a pequena reestilização pela qual passou este ano, suas linhas se tornaram ainda mais atuais e atraentes.

Duas barras

Na frente, onde se concentraram as principais mudanças, destaque para a nova grade que “une” os faróis em LED e abriga duas barras cromadas que ostentam o novo símbolo da Fiat; novo elemento plástico no para-choque e o novo capô, com novos vincos.

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Foto: Eduardo Aquino

De perfil e traseira, exceto pelo novo desenho das rodas de liga, a Toro continua praticamente a mesma, com lanternas que “entram” pelas laterais, a tampa da caçamba bipartida, linha de cintura alta e a coluna “C” com inclinação suave.

Faixa prateada

Por dentro, as novidades são muitas. Começando pelo painel, que foi redesenhado e deixou o interior com um aspecto mais sofisticado, com destaque para a faixa prateada que cruza toda a parte de baixo.

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Foto: Eduardo Aquino

A forração em couro dos bancos, volante e puxadores de porta, com costuras aparentes, também ajudam a dar mais sobriedade ao habitáculo. O banco traseiro proporciona um bom nível de conforto para três adultos.

Quadro digital

O novo quadro de instrumentos digital possibilita algumas configurações e proporciona uma boa visualização das informações fornecidas pelos marcadores e pelo computador de bordo.

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Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega, é multifuncional e abriga os principais comandos. A coluna de direção regula em altura e distância e, junto com os ajustes elétricos do banco, possibilita ao motorista encontra facilmente uma boa posição de dirigir.

Na vertical

Outra boa novidade, que é opcional na Volcano, é a nova central multimídia com tela sensível de 10 polegadas que fica na posição vertical, com Apple Carplay e Android Auto, conexão sem cabo e comando vocal e entrada USB.

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Foto: Eduardo Aquino

Outros opcionais bem interessantes e que estão no mesmo pacote denominado Tecnologia são o sistema de frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de pista e farol alto automático, que evita a perigosa guerra noturna de faróis.

Duas zonas

Na lista de equipamentos de conforto, merecem destaque o ar-condicionado de duas zonas (embora os comandos sejam um pouco confusos), o carregamento por indução do celular e controle automático de velocidade.

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Foto: Eduardo Aquino

O pacote de segurança de série inclui itens importantes, como sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), controles eletrônicos de tração e estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus.

Manobras

Com assistência elétrica progressiva, a direção facilita bastante as manobras em espaços apertados. Nessa situação, o motorista conta também com a ajuda dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e a câmera de ré.

Para transporte de carga, a Toro Volcano tem caçamba com volume para 937 litros, carga útil de 670 quilos, ganchos para amarração da carga, apoio no teto, capota marítima, tampa traseira bipartida e protetor de caçamba. Falta proteção para o vidro traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

Uma das boas novidade da nova linha Toro é o motor 1.3 com turbo e injeção direta, que deu um bom fôlego para a picape, proporcionando boas acelerações (faz de 0 a 100km/h em menos de 10s) e retomadas de velocidade. A máxima fica próxima dos 200km/h.

Consumo razoável

O nível de consumo é razoável considerando que a picape pesa mais de 1.700 quilos. Com etanol, apenas o motorista e com ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 6,5km/l na cidade e 10km/l na estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

Acompanha o ritmo

O câmbio automático acompanha bem o ritmo esportivo da Toro Volcano, com trocas suaves. Destaque para as mudanças manuais que podem ser feitas por meio das “borboletas” junto ao volante ou por meio da própria alavanca de marchas.

A suspensão continua sendo um dos pontos altos da Toro, fazendo os ocupantes se esquecerem em alguns momentos que estão a bordo de um a picape. O conjunto consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, mesmo estando carregada.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo e injeção direta de combustível, 1.332cm³ de cilindrada, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) ambas a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Suspensão – Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços oscilantes fixados ao subchassi; e traseira, independente, tipo multilink

Direção – Assistência elétrica progressiva

Dimensões – Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; e distância entre-eixos, 2,99m

Freios – Discos ventilados da dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/60 R18

Altura livre do solo – 25,9cm

Carga útil (ocupantes+bagagens) – 670 quilos

Volume da caçamba – 937 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.705 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Controles eletrônicos de tração e estabilidade, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado digital de duas zonas, regulagens elétricas do banco do motorista, bancos em couro, barras no teto, capota marítima, central multimídia com tela sensível de 8,4 polegadas (Apple CarPlay, Android Auto wireless), volante multifuncional, computador de bordo, câmera de ré, direção elétrica, frenagem de emergência, faróis full LED, faróis de neblina em LED, lanterna traseira em LED, luzes de ambiente em LED, Fiat Connect, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos para amarração de carga na caçamba, assistência de partida em rampa, sensores crepuscular e de chuva, controle automático de velocidade, protetor de caçamba, rodas de liga de 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, TC+ (Electronic Locker), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, carregador de celular por indução e sensor de pressão dos pneus.

Opcionais – Pacote Tecnologia (Central multimídia com tela sensível de 10 polegadas, com Apple CarPlay, Android Auto, wireless, comando de voz e porta USB; frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de pista e comutação automática do farol alto), R$ 5.000,00.

Preços – R$ 150.990,00. Com todos opcionais e pintura perolizada, sobe para R$ 158.490,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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