Pesquisar
Close this search box.

Além da roupagem, GWM Ora 3 GT tem fôlego esportivo

Por

Andamos no GWM Ora 3 GT, a versão esportiva e mais cara do compacto elétrico da marca chinesa que, junto com o seu concorrente direto, o também chinês BYD Dolphin, estão fazendo muito sucesso no mercado brasileiro. Entre os destaques, estão o motor elétrico de 171cv de potência e 25,2 quilos de torque, que proporciona empolgantes acelerações e seguras retomadas de velocidade; a autonomia de 319 quilômetros (de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV), o estilo bem diferenciado, com linhas mais arredondadas; a extensa lista de equipamentos de série de conforto e segurança, que inclui desde a abertura elétrica (do tipo “mãos livres”) da tampa do porta-malas até alerta e frenagem de emergência autônoma que reconhece também pedestres, motos e bicicletas; além de diversos itens de condução semiautônoma do nível 2+. O espaço interno para quatro adultos e uma criança é generoso, mas capacidade do porta-malas é um pouco limitada.

GWM Ora 3 GT de frente – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para o formato ovalado dos faróis totalmente em LED, que abrigam os indicadores de direção em forma de moldura; para as linhas que lembram as de um Porsche e para a faixa vermelha embaixo do para-choque da versão GT.

Linha de cintura

De perfil, fica ainda mais evidente o design de muita personalidade do GWM Ora 3 GT. Também se destacam a linha de cintura alta, as coberturas plásticas dos para-lamas e das soleiras na cor preta e as rodas de liga de 18 polegadas com detalhe na cor vermelha.

GWM Ora 3 GT de perfil – Foto: Eduardo Aquino

Luzes em LED embutidas no vidro traseiro, o ressalto na tampa do porta-malas, as luzes de direção na parte de cima do para-choque e o extrator de ar com detalhes em vermelho e a luz de neblina embutidos embaixo no para-choque dão o charme da traseira.

Espaço do GWM Ora 3 GT

O espaço interno do GWM Ora GT 3 acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, já que o apoio de braço embutido no encosto do banco traseiro incomoda um pouco quem senta no meio e a altura no banco traseiro é um pouco limitada.

GWM Ora 3 GT de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A capacidade do porta-malas (de 228 litros) é um pouco limitada. Por outro lado, existe o conforto do acionamento elétrico (do tipo mãos livres) da tampa e o rebatimento do encosto do banco traseiro em 1/3 e 2/3 podem melhorar essa capacidade.

Pegada esportiva

Por dentro, a pegada esportiva continua, com detalhes em vermelho nos bancos forrados em couro, na inscrição GT nos apoios de cabeça, no volante, painel, nos cintos de segurança e nos painéis de porta, tudo bem montado e de boa qualidade.

Painel do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura e distância da coluna de direção (isso ajuda muito no conforto porque o volante tem diâmetro grande) e regulagem elétrica do seu banco, que tem sistema “easy-entry”.

Leia mais: Nova Chevrolet Spin

Leia mais: Fiat Toro Ultra

Leia mais: Peugeot 208 Style Turbo

Leia mais: Nordeste Off-Road

Leia mais: Chevrolet Tracker RS

Console do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Revestido em couro nas cores cinza e vermelho e com detalhes na cor preta brilhante, volante de dois raios é multifuncional, abriga comandos de toque suave e possibilita uma boa visualização do quadro de instrumentos digital.

Telas de 10,25 polegadas

Aliás, destaque para o quadro de instrumentos e a tela do sistema multimídia, ambos de 10,25 polegadas e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, que formam praticamente uma peça única e que se destaca de forma elegante no painel.

Bancos dianteiros do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Alguns itens de conforto do GWM Ora 3 GT facilitam bem a vida a bordo do motorista e passageiros, como bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e massagem; carregamento de celular por indução e luzes do interior em LED.

Manobrar o GWM Ora 3 GT

Manobrar em espaços curtos e vagas apertadas e em subida é fácil, pois o motorista conta com 12 sensores de estacionamento, câmera de ré, assistente de partida em subidas e câmera 360° com 9 opções de visualização e sistema ativo de estacionamento.

GWM Ora 3 GT de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A lista de segurança é completa, incluindo sete airbags, alerta e frenagem de emergência autônoma que reconhece também pedestres, motos e bicicletas; e sistema SCM (em caso de colisão traseira, o carro aciona os freios para evitar engavetamento).

Condução semiautônoma

Também é bem recheado o pacote de condução semiautônoma, que inclui, entre outros, leitura de placas de velocidade, controle automático de velocidade adaptativo e alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré.

Banco traseiro do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Em termos de performance, o GMW Ora 3 honra o sobrenome esportivo (GT), pois acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,2 segundos e retoma a velocidade com muito fôlego para garantir ultrapassagens bem seguras. A velocidade final é limitada em 160km/h.

Consumo do GWM Ora 3 GT

O consumo da carga da bateria vai depender muito da tocada do motorista. Mas se for num ritmo mais tranquilo, a autonomia é boa. Pelo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), ela é 319 quilômetros com uma carga completa.

Porta-malas do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

A bateria do Ora 3 GT tem capacidade de 63 kWh. De acordo com a GWM, para recarregar 80% da carga, será necessário cerca de 40 minutos em um eletroposto de corrente contínua. Em corrente alternada, a carga total é feita entre três e cinco horas.

O conjunto de suspensão está bem dimensionado para a proposta esportiva, segurando bem a carroceria nas curvas mais fechadas, transmitindo muita segurança. Embora seja um pouco mais dura, o nível de conforto é razoável.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Motor do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Dianteiro, elétrico, alimentado por bateria de íon-lítio de 63 kWh, que desenvolve 171cv (126Kw) de potência e 25,2kgfm de torque
  • Transmissão – Velocidade única, para veículos elétricos
  • Direção – Assistência elétrica
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
  • Dimensões – Comprimento, 4,25m; largura, 1,84m; altura, 1,60m; e entre-eixos, 2,65m
  • Altura livre do solo – 135mm
  • Ângulo de entrada – 16°
  • Ângulo de saída – 25°
  • Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R18
  • Porta-malas – 228 litros
  • Autonomia – 319 quilômetros (PBEV/INMETRO)
  • Tipo de tomada – Type 2 AC / CCS Combo DC
  • Peso – 1.580 quilos
Roda do GWM Ora 3 GT – Foto: Eduardo Aquino
  • Equipamentos – Abertura elétrica do porta-malas com sistema “free-hands”, ar-condicionado automático, banco do motorista com sistema “easy-entry”, bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e massagem; bancos revestidos em couro ecológico com logo GT bordado, bancos traseiros rebatíveis (60/40), carregamento de celular por indução de 15W, farol alto automático (sensor que reduz o facho do farol quando detecta veículo no sentido oposto), farol de neblina traseira em LED, faróis FULL-LED de alta performance com ajuste de altura, faróis com DRL LED – luz diurna, faróis com função “Follow Me Home”, GT Style (para-choques dianteiro, traseiro e para-lamas com estilo esportivo), lanternas traseiras FULL-LED, luzes de emergência em frenagem busca (pisca-alerta), luzes do interior do carro em LED, luzes externas tipo “welcome lights” no farol dianteiro, maçanetas externas na cor da carroceria, pinças de freio em vermelho, sensor de chuva, sistema Isofix de fixar cadeiras infantis, spoiler de teto traseiro com estilo esportivo, teto solar panorâmico elétrico, volante multifuncional revestido em couro ecológico e com ajuste de altura e profundidade, “Brake light” LED, SMART-START” (Não há necessidade de apertar botão “START), 12 sensores de estacionamento + 5 câmeras + 5 radares constituem toda a parte semiautônoma, sete airbags, controle automático de velocidade adaptativo com função “Stop & Go”, alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa, alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado dianteiro, alerta e frenagem autônoma de tráfego cruzado enquanto o carro está na marcha à ré, alerta e frenagem de emergência autônoma (reconhece também pedestres, motos e bicicletas), assistente de partida em subidas, assistente de ponto-cego com aviso de abertura de portas mesmo após o carro estar desligado, brake assist – regula a pressão no pedal do freio, condução semiautônoma nível 2+, câmera 360° com 9 opções de visualização, destravamento automático das portas em caso de acidente, desvio inteligente (afasta o carro durante ultrapassagem de caminhões em até 30cm), fechamento automático das portas programável (15 ou 30km/h), freios com sistema de prioridade, que permite frenagem, mesmo quando o acelerador esteja pressionado, frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades, assistente de descida de declive, pré-tensionamento dos cintos de segurança em caso de colisão, reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite de velocidade, sistema SCM (second collision mitigation – em caso de colisão traseira, o carro aciona os freios para evitar engavetamento), sistema ativo de estacionamento “Full Parking assist”, Smart Cornering (com o ACC ligado, o carro adapta a velocidade de acordo com as curvas), controle de tração), “Smart key” (liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave), 3 conexões USB, 3 modos de assistente de direção (Conforto/Normal/Esportivo), 6 modos de condução (Eco/Normal/Esportivo/Esportivo+/Automático/Individual), ajuste de volume do som de acordo com a velocidade do veículo, computador de bordo com tela de LCD de 10,25 polegadas, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, controle de largada e tela de multimídia de 10,25 polegadas.
  • Preço – R$ 184.000,00.

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ