Honda ZR-V Touring, um Civic em forma de SUV

13/10/2024 às 18h37

Andamos no Honda ZR-V Touring, a única versão do SUV da marca japonesa que é importado do México. Desenvolvido sobre a plataforma do sedã Civic, o modelo é equipado com o conjunto motor 2.0 a gasolina, de 161cv, e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas, que proporciona um bom desempenho. Outros pontos positivos do SUV da Honda é o espaço interno, que acomoda quatro adultos e uma criança com conforto; e o bom acerto do conjunto de suspensão, que equilibra bem conforto e estabilidade. A lista de itens de conforto, segurança e assistência ao condutor é ampla, com destaque para ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, oito airbags, assistente para redução de ponto cego, controle de velocidade adaptativo, sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes e o sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.

A grade dianteira em colmeia e na cor preto brilhante é destaque na frente do Honda ZR-V Touring – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade ovalada em colmeia, na cor preto brilhante, que também está presente na parte de baixo do para-choque; e para os faróis e luzes diurnas e de neblina totalmente em LED, formando um único conjunto.

Linhas arredondadas

De perfil, também prevalecem as linhas mais arredondadas. Chamam a atenção as rodas de liga de 17 polegadas com acabamento diamantado, as coberturas nos para-lamas na cor preta e as maçanetas e capa dos retrovisores na cor da carroceria.

De perfil, o design do Honda ZR-V Touring também é marcado por linhas arredondadas – Foto: Eduardo Aquino

O Honda ZR-V Touring é mais parecido com outros SUV’s da marca japonesa na traseira. As lanternas em LED têm lentes escurecidas e um bonito desenho. Destaque também para a parte de baixo do para-choque na cor preto brilhante.

Interior do Honda ZR-V Touring

É de bom nível o acabamento interno, com volante e alavanca do câmbio revestidos em couro, bancos em couro sintético na cor clara, que também presente no painel, console e painéis de porta; e detalhes em preto brilhante no volante e console.

O Honda ZR-V Touring tem faixa em preto brilhante no para-choque e lanternas escurecidas – Foto: Eduardo Aquino

Quatro adultos e uma criança se acomodam com conforto e amplo espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. A capacidade do porta-malas (de 389 litros) é razoável e pode ser ampliada com o encosto traseiro que rebate em 1/3 e 2/3.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir no Honda ZR-V Touring, o motorista conta com regulagens elétricas do seu bando e ajustes de altura e distância da coluna de direção. Volante tem boa pega e abriga diversos controles, incluindo o comando de voz.

O sistema multimídia do Honda ZR-V Touring tem tela sensível ao toque de nove polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Misturando mostradores analógicos (velocímetro) e digitais, o quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas, que proporciona boa visualização, incluindo as informações do computador de bordo que ficam no centro; e pode ser configurado pelo motorista.

Multimídia do Honda ZR-V Touring

O sistema multimídia tem tela sensível ao toque de nove polegadas posicionada no alto, do tipo flutuante, e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Destaque para as amplas possibilidades de conexão do MyHonda Connect.

O interior do Honda ZR-V Touring tem bancos forrados em couro sintético de cor clara – Foto: Eduardo Aquino

Destaque para o Honda Sensing, que inclui sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção, assistente para redução de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, monitor de atenção do motorista, entre outros.

Itens de segurança

Na lista de equipamentos de segurança do Honda ZR-V Touring, estão os oito airbags (frontais, laterais, de joelhos para motorista e passageiro e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração e monitoramento da pressão dos pneus.

Quadro de instrumentos do Honda ZR-V Touring mistura mostradores digitais com analógico – Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas, as portas USB, com duas entradas dianteiras e duas traseiras; carregador de celular por indução e para-brisa acústico. Mas falta saída do ar-condicionado para o banco traseiro.

Manobras

Para sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com câmera de ré de alta resolução, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de partida em rampa e a boa calibragem da assistência elétrica da direção.

Dois adultos e uma criança se acomodam com conforto no banco traseiro do Honda ZR-V Touring – Foto: Eduardo Aquino

Na era dos motores turbo, o 2.0 aspirado de 161cv não faz feio. Realizando as trocas manuais, por meio de “borboletas”, já que o torque está disponível em uma rotação muito alta, a performance foi agradável, tanto em aceleração como em retomada de velocidade.

Consumo do Honda ZR-V Touring

O nível de consumo do também foi bem razoável. Ao enfrentar um pesado trânsito urbano, com duas pessoas a bordo, ar ligado e modo econômico, o computador de bordo registrou médias em torno de 10km/l. Na estrada, a média foi de cerca de 12,8km/l.

O porta-malas do Honda ZR-V Touring tem fundo liso e capacidade para 389 litros – Foto: Eduardo Aquino

A atuação do câmbio automático do tipo CVT do Honda ZR-V Touring, de sete marchas simuladas, também ajuda bastante, aproveitando bem toda a força do motor, tanto para alcançar um baixo nível de consumo como para melhorar a performance.

Com conjunto McPherson na dianteira e multlink na traseira, a suspensão tem boa calibragem, conseguindo filtrar bem as imperfeições do piso e segurar a carroceira nas curvas mais fechadas sem pregar sustos no motorista.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O Honda ZR-V Touring é equipado com motor 2.0 aspirado a gasolina, que gera 161cv de potência – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, 1.996cm³ de cilindrada, 16 válvulas, a gasolina, que gera potência de 161cv a 6.500rpm e torque de 19,1kgfm a 4.200rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo multlink

Dimensões – Comprimento, 4,56m; largura, 1,84m; altura, 1,61m; e entre-eixos, 2,65m

Altura do solo – 17,7cm

Ângulo de entrada – 16,4°

Ângulo de saída – 20,2°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 464 quilos

Porta-malas – 389 litros

Tanque – 53 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.446 quilos

Rodas de liga de 17 polegadas do Honda ZR-V Touring têm acabamento diamantado – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de estabilidade e tração, luzes de frenagem de emergência, assistente de dirigibilidade ágil, assistente de Controle de Descida, oito airbags (frontais, laterais, de joelhos para motorista e passageiro e de cortina), sistema de Isofix para fixar cadeiras infantis, câmera de ré de alta resolução multivisão (três vistas) e linhas dinâmicas, monitoramento da pressão de pneus, monitor de atenção do motorista, assistente para redução de ponto cego, controle de velocidade adaptativo, sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes, sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação, sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes, farol alto automático, lanternas traseiras em LED, luz de placa em LED, antena do tipo tubarão, faróis e luzes de rodagem diurna em LED, sensor crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, portas USB – 2 Entradas dianteiras + 2 Entradas traseiras; banco traseiro Bipartido (60/40), volante e alavanca do câmbio revestidos em couro, acabamento do volante em Black Piano, revestimento dos bancos em couro na cor preta ou cinza claro, oito alto-falantes, bancos com estabilizador corporal (maior conforto e ergonomia), sistema multimídia com tela de nove polegadas com interface para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto; controles de áudio e botão de assistente de voz no volante, painel digital TFT de 7 polegadas de alta resolução, carregador de celular por indução, seleção de modo de condução: ECON; MyHonda Connect (Conexão única entre você e o seu Honda), teto solar e para-brisas acústico.

Preço – A partir de R$ 214.500,00.

Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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