Renegade Moab tem muita disposição para aventuras fora do asfalto

Andamos na versão que leva o nome de um dos locais mais procurados pelos amantes do fora-de-estrada: o deserto que fica no estado norte-americano de Utah. A opção com apelo aventureiro tem como principais atrativos o motor 2.0 turbo diesel de 170cv que, junto com o eficiente câmbio automático de nove marchas, o sistema inteligente de tração nas quatro rodas, pneus de uso misto e os bons ângulos de ataque e saída, formam um conjunto que traz muita disposição para encarar aventuras fora do asfalto. Um dos poucos pontos negativos, comum a todas as opções da família Renegade, é a capacidade um pouco limitada do porta-malas de 273 litros.

Foto: Eduardo Aquino

Por fora, no pacote visual da opção Moab predomina a cor preta, incluindo ganchos na dianteira e na traseira (herdados da versão Trailhawk), rodas de liga de 17 polegadas, grade frontal e rack de teto.

Deserto

O nome do deserto está estampado no para-lamas e na tampa do porta-malas. A versão está disponível nas cores Verde Recon, Branco Ambiente, Prata Billet, Cinza Antique e Preto Carbon.

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Foto: Eduardo Aquino

O acabamento interno é simples, mas de boa qualidade, combinando tons escuros com detalhes em plásticos cinza imitando metal nas molduras das saídas de ar e dos alto-falantes. Os bancos são revestidos de tecido de toque agradável.

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Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos possibilita boa visualização e pode ser personalizado. O volante tem boa pega e abriga os principais comandos de áudio e computador de bordo. A coluna de direção regula em altura e distância e facilita encontrar uma boa posição de dirigir.

Porta-malas

O espaço interno não é um dos pontos de destaque positivo do Renegade, tanto para os ocupantes como para as bagagens (porta-malas de apenas 273 litros). Por outro lado, a lista de itens de conforto inclui ar-condicionado de duas zonas e duas entradas USB.

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Foto: Eduardo Aquino

O sistema multimídia tem tela de sete polegadas de boa visualização e sensível ao toque, Apple CarPlay, Android Auto e comando de voz. A câmera de ré e os sensores de estacionamento ajudam bastante nas manobras.

Anti-capotamento

O pacote de segurança inclui controles de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e controle anti-capotamento, mas deixa de fora airbags laterais, presentes em modelos com preço bem abaixo do Moab.

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Foto: Eduardo Aquino

O motor diesel 2.0 tem funcionamento suave e responde rapidamente aos comandos do acelerador, possibilitando boas acelerações e retomadas de velocidade. E é econômico. O computador de bordo registrou médias de 10,8km/l (cidade) e de 14,5km/l (estrada).

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Foto: Eduardo Aquino

Com funcionamento suave, o câmbio automático de nove marchas trabalha de forma bem afinada com o motor, aproveitando bem toda a sua força (torque de 35,7kgfm). As trocas manuais podem ser feitas por meio da alavanca de marchas.

Tração inteligente

A tração 4×4 inteligente e o sistema que possibilita a seleção de terrenos, com quatro opções, são outros pontos positivos do Renegade Moab. Além da tração, os bons ângulos de ataque saída, o controle de descida e os pneus de uso misto ajudam bastante no fora-de-estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

A direção tem boa calibragem para as manobras e para as altas velocidades, assim como a suspensão, que consegue equilibrar de forma bem eficiente conforto e estabilidade, absorvendo bem as irregularidades e trazendo segurança nas curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbodiesel, 1.956cm³ de cilindrada, 16V, que gera 170cv de potência a 3.750rpm e 35,7kgfm de torque a 3.750rpm

Transmissão – Tração integral e câmbio automático de nove marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo McPherson, com braços laterais e transversais

Dimensões – Comprimento, 4,23m; largura, 1,80m; altura, 1,71m; e entre-eixos, 2,57m

Altura do solo – 21,6cm

Ângulo de ataque – 30°

Ângulo de saída – 33°

Freios – Discos ventilados na dianteira; e discos sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17 de uso misto

Porta-malas – 273 litros

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.627 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Coluna de direção com ajuste de altura e distância, alarme, ar-condicionado de duas zonas, volante multifuncional, computador de bordo, controle de estabilidade para trailer (quando equipado com engate Mopar), controle eletrônico anti-capotamento, câmera de ré, entrada USB para o banco de trás, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis e lanterna traseira de neblina, freio de estacionamento eletrônico, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos de fixação de carga no porta-malas, controle automático de velocidade, controle de descida, assistente de partida em rampa, luzes diurnas, assistente de frenagem de emergência, revestimento duplo do piso do porta-malas, porta-objetos com suporte para até um ipad mini, porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, quadro de instrumentos personalizável, rack do teto na cor preta, revestimento do banco em tecido com costura em preto, rodas de liga de 17 polegadas, rádio integrado ao painel com RDS e porta USB, sistema com seletor para 4 tipos de terreno (select-terrain), sistema de áudio com tela de sete polegadas (Apple CarPlay, Android Auto e comando de voz) e sensor de estacionamento traseiro.

Opcional – Pack Adventure Intelligence (nova central multimídia com tela de 8,4 polegadas com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e plataforma Adventure Intelligence), R$ 2.500,00.

Preços – R$ 152.990,00. Com o opcional e pintura metálica, sobe para R$ 157.190,00.

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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