O sobrenome de deserto pode até indicar que a versão intermediária do SUV é destinada mais para o uso fora do asfalto, mas o Jeep Renegade Sahara não tem mais a tração 4×4, que agora é privilégio das opções Trailhawk e Willys. Mesmo assim, o SUV se saiu bem nos trechos ruins de estradas de terra que rodamos, graças ao sistema Jeep Traction Control+, a boa altura do solo e os bons ângulos de entrada e saída. E o conjunto motor 1.3 turbo, de 185cv com etanol, e o câmbio automático de seis marchas mostrou um bom fôlego e boa economia tanto no asfalto quanto fora dele. O Jeep Renegade Sahara vem com pacote completo de equipamentos, com destaque para os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), reconhecimento de placas de trânsito, controle eletrônico anti capotamento, detector de fadiga do motorista, ar-condicionado digital de duas zonas, comutação automática dos faróis, aviso de mudança de faixas, frenagem autônoma de emergência e carregador de celular por indução.
Na frente, destaque para a famosa grade de sete barras que identifica a marca Jeep, os faróis completamente em LED que, quando acesos, parecem olhos com pálpebras semicerradas; e o para-choque com diversos recortes, que abriga as luzes de neblina.
Moldura na cor preta
De perfil, sobressaem-se as molduras dos vidros, as barras do teto, as coberturas dos para-lamas e as capas do retrovisores na cor preta; as maçanetas das portas na cor da carroceria e as rodas de liga de 18 polegadas com detalhes também na cor preta.
As lanteras em LED e com o desenho do “X” mais estilizado se destacam no conjunto estilístico da traseira do Jeep Renegade Sahara. Também chamam a atenção o defletor no teto na cor da carroceria, o para-choque na cor preta e os vincos na tampa traseira.
Acabamento do Jeep Renegade Sahara
O nível de acabamento interno combina com o de uma versão mais top de Renegade, com revestimento em couro dos bancos e volante com costuras aparentes e detalhes imitando metal na cor prata espalhados por toda a cabine.
Totalmente digital, o quadro tem imagens de alta resolução TFT de sete polegadas, com boa visualização e pode ser personalizado pelo motorista. O quadro tem mostrador de temperatura do motor e traz as informações do computador de bordo.
Tela de 8,4 polegadas
A central multimídia do Jeep Renegade Sahara tem tela sensível ao toque de 8,4 polegadas de boa visualização e integrada ao painel e possibilita o espelhamento sem fio de celulares Android Auto Apple CarPlay sem cabos.
Para encontrar uma boa e confortável posição de dirigir, o motorista conta com coluna de direção com ajustes de distância e altura e banco com regulagem de altura. O volante tem boa pega a abriga os comandos do sistema de áudio e Bluetooth.
Espaço interno
Não chega a ser um destaque, mas o espaço interno acomoda bem quatro adultos. O porta-malas tem capacidade (de 314 litros) apenas razoável, mas o encosto do banco traseiro rebate em 1/3 e 2/3 e possibilita flexibilizar o espaço entre bagagens e ocupantes.
A lista de itens de segurança merece elogios, incluindo seis airbags, detector de fadiga do motorista, controle eletrônico anti-capotamento, frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e reconhecimento de placas de trânsito.
Conforto do Jeep Renegade Sahara
No pacote de conforto do Jeep Renegade Sahara, destaque para o ar-condicionado de duas zonas, o carregamento de celular por indução, sistema de áudio premium com seis alto-falantes, controle automático de velocidade e entradas USB na frente e atrás.
Para sair daquelas vagas mais apertadas e em subida ou manobrar em espaços menores, o motorista conta com diâmetro de giro menor, boa calibragem da assistência elétrica da direção, sensor de estacionamento traseiro e imagens de boa definição da câmera de ré.
O motor 1.3 turbo do Jeep Renegade Sahra, que gera 185cv com etanol e tem bom torque em baixas rotações, responde rapidamente aos comandos do acelrador e possibilita boas acelerações e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens bem seguras.
Consumo
E toda essa boa performance não cobra um consumo muito alto. Com etanol no tanque, apenas o motorista e ar-condicionado desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 8,6km/l na cidade e ultrapassou os 10km/l na estrada.
O câmbio automático de seis marchas trabalha de forma afinada com o motor, sem trancos e explorando bem a sua força nas faixas mais comuns de uso. As trocas manuais podem ser feitas por borboletas (aletas) junto ao volante.
Câmbio do Jeep Renegade Sahara
No modo Sport, no qual o câmbio realiza as mudanças de marcha em rotações mais elevadas, a tocada esportiva fica ainda mais prazerosa. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em menos de 9 segundos (8,8 segundos com etanol).
Embora não tenha tração 4×4 e nem pneus de uso misto, o Jeep Renegade Sahara consegue certa desenvoltura fora do asfalto devido à altura razoável do solo e ao sistema Jeep Traction Control+, que transfere a força para a roda que tem mais tração.
Com sistema McPherson também na traseira, o conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, sem transferir demasiadamente as imperfeições do piso e sem pregar sustos no motorista que abusar um pouco.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, turbo, injeção direta de combustível, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina e etanol) a 1.750rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo McPherson
Dimensões – Comprimento, 4,26m; largura, 1,80m; altura, 1,71m; e entre-eixos, 2,57m
Altura livre do solo – 19,2cm
Ângulo de entrada – 22°
Ângulo de saída – 32°
Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/55 R18
Porta-malas – 314 litros
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
Tanque – 55 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.643 quilos
Principais equipamentos – Acendimento automático dos faróis, Adventure Intelligence, comutação automática dos faróis, faróis de neblina, frisos laterais na cor do veículo, Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante), partida remota, sensor de chuva, teto pintado em preto, teto solar elétrico e panorâmico Command View, ajuste do volante em altura e profundidade, Central multimidia com tela de 8,4 polegadas e Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio; ar-condicionado digital dualzone, aviso de mudança de faixas, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, bancos em couro, câmera de ré, comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), controles eletrônicos de tração e estabilidade, controle eletrônico anti capotamento, detector de fadiga do motorista, entrada USB para os ocupantes do banco traseiro, faróis Full LED com assinatura em LED, freio de estacionamento eletrônico, frenagem autônoma de emergência (car to car), HSA (Hill Start Assist), sistema Isofix, Jeep Traction Control+, lanternas em LED, luz de rodagem diurna (DRL) em LED, panic break assist, controle automático de velocidade, quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7 polegadas personalizável, rack do teto na cor preta, reconhecimento de placas de trânsito, seis airbags (Frontais, laterais e de cortina), sensor de estacionamento traseiro, sistema de áudio com 6 alto falantes , USB e Bluetooth; monitoramento de pressão dos pneus, sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), soleira metálica, tapetes dianteiros e traseiros, tomada 12V, USB Tipo C, volante com acabamento em couro e carregador de celular por indução.
Preços – R$ 174.990,00. Com pintura perolizada (R$ 2.500,00), sobe para R$ 177.490,00.