Motor do Renegade Sport não renega o nome

Quem tinha como referência a versão Sport anterior do Renegade, que era equipada com motor 1.8 aspirado, vai se surpreender, e muito, com a performance da nova versão, agora tendo debaixo do capô o motor 1.3 turbo, que desenvolve 185cv de potência quando alimentado com etanol. As acelerações e retomadas de velocidade agora são prazerosas e garantem mais segurança nas ultrapassagens e com um consumo bem razoável para um carro de quase uma tonelada e meia, o que representa uma vantagem enorme sobre o 1.8 anterior, que não era nada econômico. Outro ponto positivo da opção Sport é o pacote de segurança, que inclui itens como seis airbags, detector de fadiga do motorista, assistência de permanência na faixa, controle eletrônico anti-capotamento e frenagem autônoma de emergência.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a famosa grade de sete barras que identifica a marca Jeep, os faróis completamente em LED que, quando acesos, parecem olhos com pálpebras semicerradas; e o para-choque na cor preta com diversos recortes.

Cor preta

No perfil do Renegade Sport, sobressaem-se as barras do teto, as coberturas dos retrovisores, as maçanetas das portas e as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras na cor preta; e as rodas de liga de 17 polegadas (as de 18 são opcionais).

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as lanternas da nova geração mudaram o desenho mas continuam com o “X”, só que mais estilizado. Também chamam a atenção o defletor no teto, o para-choque na cor preta e os vincos na tampa traseira.

Acabamento

Mesmo sendo uma versão de entrada, a Sport apresenta acabamento bem cuidado e que deixa boa impressão. O revestimento dos bancos é em tecido. A forração em couro é vendida como opcional, no mesmo pacote que inclui as rodas de 18 polegadas.

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Foto: Eduardo Aquino

O quadro combina instrumentos analógicos com tela de TFT de 3,5 polegadas e possibilita uma boa visualização e inclui mostrador de temperatura do motor. Ao centro, as informações do computador de bordo também são de fácil visualização.

Tela de sete

A central multimídia tem tela sensível ao toque de sete polegadas e é bem completa e “conversa” fácil com celulares Android Auto Apple CarPlay sem cabos. Destaque também a boa qualidade do sistema de áudio com seis alto-falantes.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa e confortável posição de dirigir, o motorista conta com coluna de direção com ajustes de distância e altura, banco com regulagem de altura e controles elétricos dos retrovisores externos.

Espaço interno

Não chega a ser um destaque, mas o espaço interno do Renegade acomoda bem quatro adultos. O porta-malas tem capacidade (de 385 litros) apenas razoável, mas o acesso é fácil e o fundo plano facilita para organizar toda a bagagem.

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Foto: Eduardo Aquino

A lista de itens de segurança merece elogios, incluindo seis airbags, detector de fadiga do motorista, controle eletrônico anti-capotamento, frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e monitoramento da pressão dos pneus.

Conforto

No pacote de conforto, destaque para o controle automático de velocidade, volante com comando de áudio e Bluetooth, entradas USB para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros, além da tomada de 12 volts.

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Foto: Eduardo Aquino

No teste, não sentimos falta do ar-condicionado de duas zonas, e sim de um equipamento que facilita a vida dos ocupantes: o carregador de celular por indução, que evita que aquele cabo fique passando para lá e para cá.

Manobras

Para sair daquelas vagas mais apertadas ou manobrar em espaços menores, o motorista conta com diâmetro de giro menor, boa calibragem da assistência elétrica da direção e imagens de boa definição da câmera de ré.

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Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.3 turbo faz com que o motor 1.8 aspirado anterior fique num passado muito distante. Com abundante torque em baixa, ele responde rapidamente, proporcionando boas acelerações e retomadas de velocidade.

Consumo

E quando comparamos o consumo, o novo motor mostra que também é bem mais eficiente. Com etanol no tanque, dois adultos e ar desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 8,2km/l na cidade e de 10km/l na estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático de seis marchas trabalha de forma afinada com o motor, sem trancos e explorando bem a sua força nas faixas mais comuns de uso. As trocas manuais são feitas na própria alavanca de marchas.

Fôlego

No modo Sport, no qual o câmbio realiza as mudanças de marcha em rotações mais elevadas, a tocada esportiva fica ainda mais prazerosa. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em menos de 9 segundos.

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Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega e abriga comandos de áudio e Bluetooth. A assistência elétrica da direção é bem macia durante as manobras e transmite bastante segurança, com bom “peso”, em velocidade mais elevadas.

Fora do asfalto

Embora não tenha tração 4×4 e nem pneus de uso misto, o Renegade Sport consegue certa desenvoltura fora do asfalto devido à altura razoável do solo e ao sistema Jeep Traction Control+, que transfere a força para a roda que tem mais tração.

Com sistema McPherson também na traseira, o conjunto de suspensão consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, sem transferir demasiadamente as imperfeições do piso e sem pregar sustos no motorista que abusar um pouco.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, 1.332cm³ de cilindrada, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 3.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços tringulares; e traseira, independente, do tipo McPherson, com braços laterais e transversais

Dimensões – Comprimento, 4,26m; largura, 1,80m; altura, 1,70m; e entre-eixos, 2,57m

Altura do solo – 18,6cm

Ângulo de entrada – 21°

Ângulo de saída – 31°

Ângulo de rampa – 22°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus de 215/60 R17

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 385 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.468 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Central multimídia com tela de sete polegadas (Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio), câmera de ré, lanternas em LED, sistema de áudio com seis alto-falantes, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, controle automático de velocidade, freio de estacionamento eletrônico, tomada de 12V, detector de fadiga do motorista, controle eletrônico anti-capotamento, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, faróis full LED com assinatura em LED, monitoramento da pressão dos pneus, USB tipo C, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema Start&Stop, ar-condicionado, Jeep Traction Control+, frenagem autônoma de emergência (car To Car), coluna de direção com ajuste de distância e altura, repetidor de seta nos retrovisores, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, volante com comando de áudio e Bluetooth, quadro de instrumentos em TFT de 3,5 polegadas, entrada USB para os passageiros do banco traseiro, aviso de mudança de faixa, revestimento dos bancos em tecido premium, Jeep Healthy Cabin, frenagem autônoma de emergência, maçanetas e retrovisores na cor preta, luzes diurnas em LED, computador de bordo e rack de teto na cor preta.

Opcional – Pack Exclusive (bancos em couro, rodas de liga de 18 polegadas e pneus 225/55 R18), R$ 5.490,00.

Preços – R$ 132.890,00. Com pintura perolizada e opcional, sobe para R$ R$ 140.583,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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