Andamos no Nissan Kicks Play Advance Plus, que é a versão topo de linha do SUV da marca japonesa que recebeu sobrenome de Play e ganhou alguns equipamentos para segurar a onda enquanto seu irmão mais novo (a nova geração que chega em breve será completamente diferente) não chega. A opção agora conta com novo sistema multimídia, com tela de oito polegadas, alerta de colisão frontal com assistência de frenagem e bancos em couro. O conjunto motor 1.6 aspirado, que gera 113cv quando abastecido com etanol, e o câmbio do tipo CVT com seis marchas simuladas, é o mesmo do modelo anterior e tem uma pegada mais de economia do que de performance. Merecem destaque o acabamento interno de boa qualidade, o espaço tanto para passageiros como para bagagens, o bom acerto da suspensão, que consegue equilibrar bem conforto e estabilidade; e a boa calibragem da assistência elétrica da direção, que garante maciez nas manobras e um “bom peso” em velocidades mais elevadas.

Na frente do Nissan Kicks Play, destaque para a grande grade em preto brilhante, também presente em uma moldura em volta dela; para os detalhes cromados, o capô mais elavado e para os faróis em LED com luzes diurnas.
Toque aventureiro
De perfil, sobressaem-se as bonitas rodas de liga de 17 polegadas com aros mais vazados e os detalhes na cor preta nas colunas dianteira, central e traseira. Os acabamentos em plástico, também na cor preta, nos para-lamas e soleiras dão um toque aventureiro.

Lanternas em LED que sobressaem da carroceria e são “unidas” por um elemento estético dão um charme à traseira. Também chamam a atenção o para-choque, com pintura quase toda na cor da carroceria e o aerofólio de teto também na cor da carroceria.
Acabamento do Nissan Kicks Play
Por dentro, o acabamento não é sofisticado, mas é de boa qualidade e causa boa impressão ao primeiro olhar com bancos volante e painel revestidos em couro e detalhes em preto brilhante no console e nas saídas de ar.

O espaço interno acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança e bom espaço para as pernas de quem assenta no banco traseiro. A capacidade do porta-malas (de 432 litros) comporta bem a bagagem de uma viagem mais longa e o banco traseiro rebate em 1/3 e 2/3 para flexibilizar o transporte de carga/passageiros.
Volante multifuncional
O volante tem boa pega, possibilita uma boa visualização do quadro de instrumentos e abriga os comandos do computador de bordo, os controles de sistema de áudio e do telefone e o controle automático de velocidade.

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajuste de altura do seu banco e de altura e distância da coluna de direção. A base achatada do volante também possibilita melhor movimentação das pernas do motorista.
Multimídia do Nissan Kicks Play
Com tela colorida e sensível ao toque de oito polegadas, de boa visualização e perfeitamente integrada ao painel, o sistema multimídia é bem completo, com espelhamento do celular e duas portas USB.

Integrando instrumentos analógico (velocímetro) e digitais (o restante, incluindo todas as informações fornecidas pelo computador de bordo), o quadro de instrumentos do Nissan Kicks Play possibilita boa visualização.
Alerta de colisão frontal
No pacote de itens de segurança, destaque para o novo sistema de alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade e o monitoramento da pressão dos pneus.

A lista de equipamentos de conforto inclui ar-condicionado, acendimento inteligente dos faróis, bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity (ajuda no conforto em viagens longas) e controle automático de velocidade.
Se virando no aperto
Para manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com sensores de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, boa calibragem da direção elétrica e câmera de ré.

O motor é o já conhecido 1.6 16V Flex, que tem uma performance apenas razoável, com acelerações e retomadas bem modestas. Já o consumo fica dentro da média dos SUVs desse porte: com etanol no tanque, apenas motorista e ar desligado, o computador de bordo registrou médias de 8,2km/l na cidade e de 9,4km/l na estrada.
Câmbio do Nissan Kicks Play
O câmbio automático CVT tem seis marchas simuladas e funcionamento suave. A tecla Sport (S) melhora um pouco as respostas aos comandos do acelerador. Faltam opções de trocas manuais por meio de borboletas junto ao volante.

O conjunto de suspensão tem um bom acerto, conseguindo absorver bem as irregularidades do piso e possibilitar um bom equilíbrio da carroceria quando se abusa naquelas curvas mais fechadas.
Fora do asfalto, o Nissan Kicks Play conta com uma boa altura do solo e um bom ângulo de saída para trafegar com certa desenvoltura em estradas de terra ruins. Não se sai melhor porque o ângulo de entrada ruim acaba fazendo a frente raspar um pouco.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, 16V, aspirado, que gera potências de 110cv (gasolina) e de 113cv (etanol) a 5.600rpm e torque de 14,9kgfm (gasolina) e de 15,2 (etanol) a 4.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,31m; largura, 1,76m; altura, 1,61m; e entre-eixos, 2,61m
Altura livre do solo – 20cm
Ângulo de entrada – 18°
Ângulo de saída – 28°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17
Porta-malas – 432 litros
Tanque – 41 litros
Peso – 1.139 quilos

Equipamentos – Acabamento Premium dos bancos, acendimento inteligente dos faróis, ar-condicionado, banco do motorista com ajustes de altura, banco traseiro bipartido 60/40 rebatível, bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, 2 portas USB tipo A, controle do computador de bordo no volante, controle de áudio e telefone no volante, controle do piloto automático no volante, faróis dianteiros com sistema Follow me Home, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura, painel multifuncional em HD de sete polegadas, tomada 12V, volante de três raios com regulagem de altura e profundidade, volante com acabamento premium, aerofólio integrado na cor do veículo, antena estilo barbatana de tubarão, grade frontal com acabamento cromado, maçanetas externas na cor do veículo, maçanetas internas de abertura das portas cromadas, lanternas traseiras em LED, rack de teto longitudinal na cor prata, retrovisores externos na cor do veículo, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, câmera traseira de estacionamento, controles de tração e estabilidade, luzes de condução diurna, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, luz de freio em LED, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus áudio e multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 8 polegadas, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto.
Preços – R$146.790. Com pintura metálica (R$ 2.000,00), sobe para R$ R$148.790.