Andamos no Nissan Sentra Advance, que é a versão de entrada do sedã da marca japonesa. Destaque para os itens de assistência de condução, da tecnologia ADAS, que incluem alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro, alerta e assistente de mudança de faixas, farol alto automático e alerta de colisão com frenagem automática (esse último item já estava presente na versão anterior), que melhoraram ainda mais o nível de segurança do modelo, que já contava com seis airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Também são pontos positivos o bom nível de acabamento interno, o bom equilíbrio entre performance e consumo do motor 2.0 e o conforto, principalmente em viagens mais longos, dos bancos com tecnologia “gravidade zero”. Os pontos negativos ficam por conta do freio de pé de estacionamento e da falta de carregamento de celular por indução e de saída de ar-condicionado para o banco traseiro.
Na frente, destaque para a grande grade na cor preto brilhante, com detalhes cromados nas laterais e para os faróis totalmente em LED, que incluem as luzes diurnas. O Nissan Sentra Advance não tem os faróis de neblina da versão topo de linha.
Nas laterais
De perfil, chamam a atenção o desenho elegante das rodas de liga de 17 polegadas, as maçanetas e capas dos retrovisores na cor da carroceria e a faixa na cor preta na coluna “C” como um “prolongamento” das molduras dos vidros.
Lanternas sem luzes de LED com molduras em preto brilhante e que “invadem” a tampa do porta-malas; e a parte de baixo do para-choque na cor preta com o desenho de um extrator de ar formam o conjunto de estilo mais sóbrio da traseira.
Espaço interno
O espaço interno acomoda com bastante conforto quatro adultos e uma criança, já que quem senta no meio tem o incomodo do apoio de baraço embutido. O porta-malas tem bom acesso e capacidade (de 466 litros) para uma viagem longa de férias.
Destaque para o bom nível do acabamento interno, com bancos, volante, painel, painéis de porta e console forrados em couro de boa qualidade; e detalhes em preto brilhante nas saídas de ar, com desenho parecido com uma “turbina de avião”.
Posição de dirigir
Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco e com coluna de direção com ajuste de distância e altura. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos, facilitando a vida do condutor.
Em uma viagem um pouco mais longa (de cinco horas de duração) tivemos a oportunidade de sentir o conforto proporcionado pela tecnologia de gravidade zero dos bancos do Nissan Sentra Advance, reduzindo bastante o nível de estresse.
Multimídia do Nissan Sentra Advance
Com uma tela sensível de oito polegadas, posicionado em local de boa visualização, o sistema multimídia é de fácil operação (com Apple CarPlay e Android Auto e entrada USB. Mas não tem espelhamento sem fio para celular.
O quadro de instrumentos do Nissan Sentra Advance traz mostradores analógicos (incluindo o de temperatura do motor) de bom tamanho, com as informações do computador de bordo em tela em TFT de sete polegadas no centro.
Pacote de conforto
No pacote de itens de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas (que infelizmente, não tem saída para o banco traseiro), aquecimento dos bancos dianteiros, controle automático de velocidade e sensores de chuva e crepuscular.
Além de seis airbags e controles de tração e estabilidade, a lista de segurança inclui itens de assistência ao motorista, como alertas de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro, alerta e assistente de mudança de faixas e farol alto automático.
Manobrar o Nissan Sentra Advance
Ao manobrar em espaços reduzidos e sair de vagas apertadas e em subida, o motorista conta com câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa e boa calibragem da assistência elétrica da direção.
Embora não conte com a ajuda de um turbo, o motor 2.0 aspirado do Nissan Sentra Advance, de 151cv de potência e 20 quilos de torque, movido apenas a gasolina, dá conta do recado, equilibrando bem performance e consumo.
Oito marchas simuladas
O câmbio é automático do tipo CVT (oito marchas simuladas e opção de trocas manuais) e existem três modos de condução: econômica manual e sport, quando as marchas são trocas em rotações mais elevadas e garantem ultrapassagens mais seguras, por exemplo.
Rodando no modo econômico, com apenas o condutor e sem ar-condicionado ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 10,8km/l na cidade e de 13,6km/l. Ressaltando o trânsito urbano em momento “de pico”.
A suspensão consegue um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, absorvendo bem as irregularidades do piso e segurando bem a carroceria nas curvas mais fechadas. Mas a frente é um pouco baixa e raspa em saídas e entradas de rampa.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 16V, gasolina, 1.997cm³ de cilindrada, que gera potência de 151cv a 6.000rpm e torque de 20kgfm a 4.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT de oito marchas simuladas
Direção – Assistência elétrica variável
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo Multilink
Dimensões – Comprimento, 4,64m; largura, 1,81m; altura, 1,45m; e entre-eixos, 2,71m
Freios – Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17
Porta-malas – 466 litros
Tanque – 47 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.394 quilos
Equipamentos – Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através da chave; acabamento sintético nos bancos na cor preta, ar-condicionado de suas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro rebatível e bipartido 60/40, bancos com tecnologia Zero Gravity, bancos dianteiros aquecidos, chave inteligente presencial (I-Key), computador de bordo com tela de sete polegadas com funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta; sensor crepuscular, modo de condução econômica (Eco Drive), manual e sport; painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas; controle automático de velocidade, porta USB dianteiro (Tipo A + tipo C), porta USB traseiro (Tipo A), porta-óculos, tag Sem Parar instalada[2], troca de marchas no volante (Paddle shift), volante com regulagem de altura e profundidade, volante multifuncional, faróis dianteiros em LED, maçanetas externas na cor do veículo, maçanetas internas dianteiras cromadas, retrovisores externos com LED indicador de direção, retrovisores externos com regulagem elétrica, retrovisores externos na cor do veículo, seis airbags, alarme, alerta avançado de colisão frontal, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta inteligente de atenção do motorista, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa, assistente inteligente de frenagem, câmera de ré, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controle dinâmico de chassi, destravamento automático das portas em caso de acidente, fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX), luzes de condução diurna em LED (DTRL), pisca alerta automático em caso de colisão, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, Bluetooth com comandos no volante e multimídia com tela sensível de oito polegadas com rádio AM/FM, MP3 player (Apple CarPlay, Android Auto, entrada auxiliar para MP3 player e conector USB).
Preços – R$ 160.290,00. Com pintura metálica, sobe para R$162.390,00.