Peugeot 3008 GT une beleza e sofisticação tecnológica

Andamos na versão mais sofisticada e esportiva do SUV da marca francesa, que, além da beleza do design que passou por uma atualização, tem como principais atrativos o eficiente e já consagrado conjunto motor turbo 1.6 e câmbio automático de seis marchas, que proporciona uma performance prazerosa mantendo um consumo razoável; uma suspensão com acerto que alia estabilidade e conforto de forma elogiável; pacotes sofisticados de conforto e segurança, incluindo bancos com massageadores e sistema de leitura das placas de sinalização; e um acabamento interno caprichado, digno de um carro que, por ser importado da França, tem preço salgado, que ultrapassa os R$ 270 mil.

Foto: Eduardo Aquino

O visual é um dos charmes do 3008 GT. Na frente, a grade estilizada em preto brilhante, que abriga o símbolo do leão e integra de forma bem harmônica os faróis de LED, e as setas em forma de “dente de sabre” dão um toque de esportividade e elegância.

Esporte fino

De perfil, destacam-se o teto na cor preta, as coberturas plásticas dos para-lamas e soleiras, a linha de cintura um pouco mais alta e as rodas de liga de 19 polegadas, que têm um desenho que segue o padrão esporte fino.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as linhas mantêm o charme e a personalidade do SUV. Chamam a atenção as lanternas em LED com as “três garras do leão” e unidas por uma barra em preto brilhante; as luzes de neblina em baixo do para-choque e as saídas duplas de escape.

Alcântara

Por dentro, a boa qualidade do acabamento é percebida logo ao entrar. A começar pelos bancos, que são revestidos em Alcântara e couro e com costura aparente; e pelo painel, que mistura couro, cromados e até uma espécie de camurça na faixa central.

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Foto: Eduardo Aquino

Por falar em bancos, os dianteiros são um dos principais pontos positivos da versão, pois têm massageadores, regulagens elétricas (incluindo a lombar), sistema de aquecimento e extensão do assento, que proporciona um melhor apoio para as pernas.

I-Cockpit

Como nos outros modelos da marca, o 3008 adota o conceito do I-Cockpit (agora na versão 2.0), que adota um volante menor para, entre outros, proporcionar ao motorista uma visão que não desvie tanto o olhar da estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos digital, de 12,3 polegadas, pode ser configurado ao gosto do motorista e proporciona uma boa visualização. O volante menor tem boa pega, abriga diversos comandos e a coluna de direção tem ajuste de altura e distância.

Espaço interno

Em termos de espaço interno, o Peugeot 3008 proporciona bastante conforto para os ocupantes dos bancos dianteiros. No banco de trás, falta conforto para adultos com estatura mais elevada. Capacidade do porta-malas (de 520 litros) é excelente.

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Foto: Eduardo Aquino

O sistema multimídia tem tela sensível de 10 polegadas em HD e bem posicionada (no alto do painel). Abaixo da tela, estão as charmosas teclas de comando do rádio, ar-condicionado, navegação 3D, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.

Abertura automática

Além dos massageadores nos bancos, o pacote de conforto inclui abertura e fechamento do porta-malas sem o uso das mãos, sistema de estacionamento automático e sistema de áudio de 515 Watts de altíssima qualidade.

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Foto: Eduardo Aquino

A lista de segurança engloba diversos itens de direção semiautônoma, a começar pelo controle de velocidade inteligente adaptativo com função stop & go. Muito útil no trânsito lento, pois reacelera automaticamente no caso de paradas inferiores a 3 segundos.

Leitor de placas

Outros equipamentos de segurança auxiliam na condução: alerta de fadiga do motorista e de permanência em faixa com correção ativa, sensor de pontos cegos, leitor de placas de sinalização, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão.

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Foto: Eduardo Aquino

Nas manobras em marcha à ré, o motorista conta com a ajuda das câmeras 360° e de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Ajudam também a sir de vagas apertadas a boa calibração da direção elétrica e o diâmetro de giro.

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Embora já sinta um pouco o peso dos anos, o motor 1.6 turbo tem um excelente torque (de 24,5kgfm) em baixas rotações e é muito eficiente, proporcionando boa performance em acelerações e retomadas e sem gastar muito.

Modo econômico

No modo Econômico (o 3008 GT tem três modos de condução: Normal, Econômico e Esportivo), com o ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 7,7km/l na cidade e de quase 12km/l na estrada.

Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático de seis marchas trabalha em fina sintonia com o motor, com trocas suaves e aproveitando bem o torque. As mudanças ficam mais rápidas se o motorista optar pelas trocas manuais junto ao volante (as aletas ficam bem posicionadas).

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O conjunto de suspensão consegue aliar bem conforto e estabilidade. Numa tocada mais esportiva, o motorista consegue manter o carro bem equilibrado nas curvas mais fechadas e de piso irregular. Numa escapada, entra em cena rápido o controle de estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, 1.598cm³ de cilindrada, que gera 165cv de potência a 6.000rpm e 24,5kgfm a 1.400rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,44m; largura, 1,90m; altura, 1,62m; e distância entre-eixos, 2,67m

Altura do solo – 22,6cm

Ângulo de ataque – 20°

Ângulo de saída – 29°

Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/50R19

Carga útil (ocupantes+bagagem) – 650 quilos

Porta-malas – 520 litros

Tanque – 53 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.587 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão, controle de velocidade adaptativo com função stop & go, alerta de fadiga do motorista, alerta de permanência em faixa com correção ativa, sensor de pontos cegos, leitor de placas de sinalização, câmeras 360º, sistema de estacionamento automático, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução, farol alto automático, iluminação ambiente em LED, central multimídia com tela de 10 polegadas de resolução HD, sensores de chuva e crepuscular, teto solar elétrico panorâmico, abertura e fechamento do porta-malas sem o uso das mãos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, ar-condicionado digital de duas zonas, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, elementos externos em preto brilhante, retrovisor interno sem moldura, sistema de som Hi-Fi Focal, bancos com revestimento em Alcântara e massageador nos dianteiros.

Preço – R$ 271.690.

Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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