RAM 1500 Rebel, o jeito americano de fazer picape

Ela tem tudo que um americano curte em uma picape: motorzão V8 com muita força que responde rapidinho quando você crava o pé, câmbio automático inteligente de oito marchas com trocas suaves, tração nas quatro rodas e diferencial com bloqueio eletrônico para encarar qualquer aventura no fora de estrada, um porte que impõe respeito com seus quase seis metros de comprimento, caçamba com 1.200 litros, capacidade de reboque para puxar um grande trailer e, de quebra, compartimentos nas laterais para cerveja. Assim é a RAM 1500 Rebel, que é importada dos Estados Unidos, tem porte parecido com a irmã maior 2500 e está sendo vendida no Brasil por R$ 429.990.

Foto: Eduardo Aquino

A Chrysler, que atualmente faz parte do Grupo Stellantis (reúne as marcas Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge, Peugeot e Citroën), criou em 2010 uma divisão da Dodge chamada RAM Trucks. Hoje, a RAM perdeu o primeiro nome Dodge e virou uma marca dentro do grupo.

Irmã “menor”

Depois de vender aqui a irmã “maior” 2500, o Grupo resolveu trazer para o Brasil a 1500, cujas dimensões são bem parecidas. A picape é vendida somente na versão Rebel, que tem motor V8 5.7 a gasolina, de 400cv, tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas.

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Foto: Eduardo Aquino

Na frente, a picapona tem como destaque a enorme grade em colmeia com a marca estampada, para-choque também na cor preta que abriga dois ganchos para reboque e faróis em LED com duplo refletor e os ressaltos e respiros no capô do motor.

Uso misto

De perfil, chamam a atenção a parte inferior da carroceria na cor preta, as rodas esportivas de 18 polegadas calçadas com pneus de uso misto, o santantônio robusto e os oportunos estribos laterais, que ajudam bastante no acesso.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, vale ressaltar a praticidade da tampa da caçamba, que pode ser aberta na posição vertical ou horizontal e que tem cobertura com abertura elétrica. Destacam-se também a grossa dupla saída de escape e a entrada para instalação do reboque.

Aventura e requinte

O interior transmite a sensação de um ambiente voltado para a aventura, mas com um certo requinte, com um bom nível de acabamento e vários equipamentos voltados para o conforto, incluindo até bancos e volante com aquecimento.

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Foto: Eduardo Aquino

Para facilitar a vida do motorista, existem regulagens elétricas (de 12 posições) para os bancos dianteiros (todos os bancos, volante e painéis de porta são revestido em couro), para os pedais e para a vigia traseira.

Tela na vertical

Merecem um capítulo à parte a central multimídia, com tela de 12 polegadas na vertical e navegação embutida e câmera de 360°; e o fantástico sistema de áudio Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes e um subwoofer.

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Foto: Eduardo Aquino

Vale citar também o enorme teto solar, carregamento de smartphone por indução, sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular, muito útil devido às enormes proporções externas da RAM 1500.

Refinamento tecnológico

O refinado pacote tecnológico também inclui controle de velocidade adaptativo com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, head-up display (projeta informações no para-brisa) e comutação automática de farol alto.

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Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno também é um ponto positivo, com um incrível espaço entre as duas fileiras de bancos, podendo acomodar até um colchonete. Já a caçamba leva um bom volume (1.200 litros) mas pouco peso (apenas 610 quilos).

Espaço para cerveja

Por outro lado, a RAM 1500 tem dois compartimentos laterais (de 100 litros cada) na caçamba que podem ser usados como geladeira (adicionando gelo) e têm uma tomada de 115V e até iluminação para o uso noturno (uma festa, por exemplo).

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Foto: Eduardo Aquino

Com tração 4×4 com reduzida, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, suspensões elevadas com amortecedores especiais, pneus de uso misto, bons ângulos de ataque e saída e proteções embaixo da picape, a RAM dá show no fora-de-estrada.

Seis airbags

A lista de equipamentos de segurança inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de permanência em faixa, controle de oscilação de reboque e controles eletrônicos de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria.

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Foto: Eduardo Aquino

Debaixo do capô, está a cereja do bolo da RAM 1500: o motor V8 Hemi, que rende 400cv de potência e 56,7 quilos de torque, proporcionando um enorme prazer nas acelerações e retomada de velocidade (o 0 a 100km/h é feito em apenas 6,4 segundos).

Consumo elevado

Por outro lado, o consumo é bem elevado, mesmo com o sistema que desliga quatro cilindros quando não se exige muito do motor. No computador de bordo, a média ão passou de 6km/l na estrada. Ainda bem que no tanque cabem 98 litros.

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Foto: Eduardo Aquino

A assistência elétrica da direção está bem calibrada, com bom “peso” nas velocidades elevadas e maciez nas manobras, nas quais ajudam também o bom tamanho dos retrovisores externos e as câmeras 360° e de ré.

Foto: Eduardo Aquino

Com gerenciamento eletrônico, o câmbio automático de oito marchas aproveita bem todo o fôlego do motor, sendo que as trocas são feitas por um seletor rotativo no painel. E a 4×4 é engatada por meio dos botões ao lado do seletor rotativo, no painel.

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Mesmo com eixo rígido (de cinco braços) na traseira, o conjunto de suspensão consegue ser eficiente no equilíbrio entre conforto e estabilidade e no uso fora-de-estrada devido ao uso de amortecedores Bilstein de tubo duplo.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 5.654cm³ de cilindrada, gasolina, que gera 400cv de potência a 5.600rpm e 56,7kgfm de torque a 3.950rpm

Transmissão – Tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas                

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, com braços triangulares; e traseira, eixo rígido com cinco braços

Dimensões – Comprimento, 5,92m; largura, 2,08m; altura, 2,01m; e entre-eixos, 3,67m

Ângulo de ataque – 25,1°

Ângulo de saída – 22,6°

Ângulo de rampa – 19,1°

Altura do solo – 24,9 cm

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos da traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 275/65 R18

Caçamba – 1.200 litros

Tanque – 98 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.610 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Duas tomadas de 115V, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado digital dual zone, assistente de partida em rampa, assistente de permanência em faixa, bancos aquecidos (incluindo segunda fileira), bancos dianteiros elétricos com 12 posições, câmera de ré, carregamento de smartphone por indução, central multimídia Uconnect com tela vertical de 12 polegadas com GPS, câmera 360°, Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial com partida remota, comutação automática de farol alto e baixo, controle de descida, controle de oscilação de reboque, controle de velocidade adaptativo com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, controles eletrônicos de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria; diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, direção elétrica, faróis dianteiros (principais e de neblina) e traseiro (lanternas) em LED, freio de estacionamento elétrico, nove saídas USB, pedais com regulagem elétrica de distância, pneus de uso misto, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular, suspensões elevadas em 2,5 cm, tela colorida e configurável de TFT de sete polegadas no quadro de instrumentos, teto solar panorâmico e volante multifuncional aquecido.

Preço – R$ 429.990,00

Acelera Ai
Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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