Andamos na versão a diesel da RAM Rampage Laramie

Andamos em uma das opções intermediárias da picape da marca RAM, a Rampage Laramie Diesel, equipada com motor 2.0 turbodiesel, que gera 170cv de potência e 38,8kgm de torque; tração integral e câmbio automático de nove marchas. O conjunto proporciona uma performance compatível com a proposta da versão, que não chega a ser a de um esportivo, mas agrada em termos de performance e com um nível bem razoável de consumo. Com vários detalhes cromados e um acabamento interno de boa qualidade, o visual interno e externo da versão Laramie agrada a quem busca um estilo mais elegante de picape. Com tração 4×4, com reduzida, boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída, o modelo se sai bem fora do asfalto, mas sairia melhor se tivesse pneus mais apropriados. O preço é um pouco salgado, mas a lista de equipamentos de conforto, segurança e de condução semiautônoma é bem recheada.

RAM Rampage Laramie Diesel de frente – Foto: Luís Otávio Pires

Na frente, destacam-se a grade cromada, com barras horizontais; os faróis de duplo refletor em LED com lentes escurecidas, os faróis de neblina também com luzes de LED e os para-choques cromados, que reforçam o estilo elegante da picape.

Muitos cromados

O perfil também segue a tendência elegante da dianteira, com cromados nas capas de retrovisores, nas molduras dos vidros e nas maçanetas das portas; as coberturas dos para-lamas na cor da carroceria e rodas de liga de 18 polegadas com desenho mais sóbrio.

RAM Rampage Laramie Diesel de perfil – Foto: Luís Otávio Pires

Na traseira, as linhas são mais simples e os destaques ficam por conta das lanternas com luzes totalmente em LED, da tampa da caçamba com abertura remota e dos cromados no nome RAM estampado e no para-choque, que dá um toque de elegância.

Medidas generosas

Se levarmos em conta as generosas dimensões externas (5,02m de comprimento, 1,88m de largura e 2,99m de entre-eixos), o espaço interno poderia ser melhor, principalmente para os ocupantes do banco traseiro.

RAM Rampage Laramie Diesel de traseira – Foto: Eduardo Aquino

A RAM Rampage Laramie 2.0 Turbodiesel tem capacidade de carga de 1.015 quilos. A caçamba acomoda 980 litros, tem cobertura, ganchos superiores e inferiores para amarração de carga e iluminação interna em LED. Falta proteção para o vidro traseiro.

Acabamento da Rampage Laramie

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade e passa a impressão de elegância, com revestimento em couro nas cores preta e marrom nos bancos, volante, console, painel e painéis de porta e detalhe em preto brilhante no console.

Painel da RAM Rampage Laramie Diesel – Foto: Eduardo Aquino

Os bancos acomodam com conforto os ocupantes da frente e os das laterais do banco traseiro. O do motorista tem ajuste elétrico de 12 vias e o do passageiro da frente pode ter o mesmo ajuste opcionalmente no Pack Elite (ver opcional nos equipamentos).

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, além das diversas regulagens elétricas do banco, o motorista conta com regulagens em altura e distância da coluna de direção e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

RAM Rampage Laramie Diesel de traseira – Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega e abriga comandos do multimídia, áudio, telefone e computador de bordo e possibilita uma boa visualização do quadro de instrumentos, que é totalmente digital e tem tela (que pode ser personalizada pelo motorista) de 10,3 polegadas.

Rampage Laramie Diesel

Com estilo “flutuante” e posicionada bem no alto do painel, o sistema multimídia Uconnect tem tela sensível ao toque de bom tamanho (de 12,3 polegadas) e possibilita conexão sem fio com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Bancos dianteiros da RAM Rampage Laramie Diesel – Foto: Eduardo Aquino

No pacote de itens de conforto da RAM Rampage Laramie 2.0 Turbodiesel, destaque para o ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas de ar traseira, carregador de celular por indução e controle automático de velocidade adaptativo com Stop & GO.

Condução semiautônoma

Destaque para a lista de itens de condução semiautônoma, com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa, detecção de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de ponto cego e sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira.

Banco traseiro da RAM Rampage Laramie Diesel – Foto: Eduardo Aquino

A lista de equipamentos de segurança inclui anda sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista), controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e comutação automática do farol alto.

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Console da RAM Rampage Laramie Diesel – Foto: Eduardo Aquino

Para ajudar a sair de vagas apertadas e em subida e manobrar em espaços reduzidos uma picape de mais de 5 metros, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e assistente de partida em rampa.

Fora do asfalto

Com tração integral, reduzia, bons ângulos de entrada e saída, boa altura do solo e protetor de cárter, a RAM Rampage Laramie Diesel tem boa desenvoltura fora do asfalto. Mas esse desempenho seria ainda melhor se os pneus fossem mais apropriados.

Banco traseiro da RAM Rampage Laramie Diesel – Foto: Eduardo Aquino

O motor turbodiesel 2.0, de 170cv de potência, proporciona uma performance compatível com a proposta da versão, que não chega a ser a de um esportivo, acelerando de 0 a 100km/h um pouco acima dos 10 segundos.

Consumo da Rampage Laramie Diesel

Por outro lado, o consumo é um dos pontos positivos da RAM Rampage Laramie 2.0 Turbodiesel. Com apenas o motorista e ar ligado e numa tocada mais suave, o computador de bordo registrou médias de 9,2km/l na cidade e de 12,8km/l na estrada.

Caçamba da RAM Rampage Laramie Diesel – Foto: Luís Otávio Pires

Aproveitando bem toda o bom fôlego do motor (que tem torque de 38,8kgfm), o câmbio automático de nove marchas tem funcionamento suave e as trocas manuais (que podem ser feitas por “borboletas” junto ao volante) melhoram a performance.

Com suspensão traseira multilink, a RAM Rampage Laramie 2.0 Turbodiesel consegue um rodar parecido com o de um automóvel de passeio, sem o “pula-pula” das picapes, ao mesmo tempo que transmite segurança nas curvas mais fechadas.

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires

Motor da RAM Rampage Laramie Diesel – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal,2.0 turbodiesel, quatro cilindros em linha, 16V, injeção direta de combustível, que gera potência de 170cv a 3.750rpm e torque de 38,8kgfm a 1.750rpm

Transmissão – Tração integral (com reduzida) e câmbio automático de nove marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink

Dimensões – Comprimento, 5,03m; largura, 1,89m; altura, 1,78m; e entre-eixos 2,99m

Freios – A disco ventilados nas quatro rodas

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 235/60 R18

Capacidade de carga – 1.015 quilos

Caçamba – 980 litros

Tanque – 60 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.942 quilos

Roda da RAM Rampage Laramie Diesel – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Abertura remota da tampa traseira, acendimento automático dos faróis, ajuste elétrico de altura do farol, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, multimídia Uconnect com tela sensível de 12,3 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital dual zone, badges cromados, banco elétrico do motorista de 12 vias, câmera de ré, capa do espelho retrovisor cromada, comutação automática do farol alto, controle automático de velocidade adaptativo com Stop & GO, controles eletrônicos de tração e estabilidade, estepe de uso emergencial, farol de neblina em LED com função Cornering, farol Full LED com projetor bi-função, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, ganchos superiores e inferiores para amarração de carga, grade dianteira cromada, controle de descida, iluminação interna de caçamba em LED, lanternas em LED, luz de direção dinâmica, maçanetas cromadas, molduras das janelas cromadas, partida remota, porta-objetos abaixo do console central, porta-óculos, protetor de cárter, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 10,3 polegadas, carregador de celular por indução, retrovisores externos com rebatimento elétrico, revestimento das portas parcialmente em couro, revestimento do painel de instrumentos em couro, revestimento do volante em couro, revestimento dos bancos em couro, revestimento interno da caçamba, saídas de ar traseiras, seletor rotativo de marchas, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de alerta de saída de faixa, sistema de detecção de tráfego traseiro cruzado, sistema de monitoramento de pontos cegos, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira, assistente de partida em rampas, tampa traseira amortecida, volante com regulagem de altura e profundidade, 06 portas USB, sendo 03 tipo C (carregamento rápido); e sete airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelho para o motorista).

Preços – R$ 260.990,00. Com pintura metálica prata (R$ 2.000,00) e pacote Pack Elite (R$ 6.000,00, que inclui banco elétrico do passageiro de 8 posições + 4 lombar, sistema de som Premium de 10 alto-falantes com subwoofer certificado pela Harman Kardon e luz ambiente em LED), sobe R$ 268.990,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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