Alô, câmbio, aqui é o Renault Kardian Evolution Manual

06/03/2025 às 17h55 - Atualizado em 07/03/2025 às 12h00

Em tempos nos quais as versões com câmbio manual são cada vez mais raras, o Renault Kardian Evolution é uma grata surpresa. A começar pelo bonito visual do Kardian, que é um SUV compacto que foi desenvolvido sobre a nova plataforma da marca francesa, a RGMP (Renault Group Modular Platform) e que traz uma nova a nova identidade visual da Renault no Brasil. Depois, destaque para o motor 1.0 de três cilindros, com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv com etanol e que tem um bom torque já em baixa rotação, proporcionando uma boa performance aliado a um baixo nível de consumo. Atrelado ao motor, está outra boa surpresa: o câmbio manual de seis marchas, que tem relações bem escalonadas para aproveitar bem toda a força do motor, com destaque para a economia proporcionada pela sexta marcha na estrada; e engates macios e precisos. Em função de ser uma versão mais acessível, a lista de equipamentos do Renault Kardian Evolution é enxuta, com destaque para os seis airbags, a central multimídia com tela de oito polegadas, monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de frenagem de urgência.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-1-1024x473.jpg
Na frente do Renault Kardian Evolution, destaque para os faróis em LED – Foto: Eduardo Aquino

Na frente, na versão Evolution, destaque para a barra em preto brilhante na parte de cima da grade, que “liga” os indicadores de direção e abriga o símbolo da marca; e para os faróis de luzes diurnas e as luzes de direção totalmente em LED.

Coberturas plásticas

Rodas de liga diamantadas de 16 polegadas e com pintura na cor preta, as coberturas plásticas nos para-lamas e as capas dos retrovisores na cor preta; e as barras no teto marcam o perfil do Kardian na opção de entrada Evolution.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-3-1024x470.jpg
Renault Kardian Evolution tem coberturas na cor preta nos para-lamas – Foto: Eduardo Aquino

De traseira, chamam a atenção as lanternas bem salientes da carroceria e com luzes totalmente em LED e com formato bem estilizado em forma de “C”, o para-choque na cor preta e o defletor de ar no teto também na cor preta.

Acabamento do Renault Kardia Evolution

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade para uma versão de entrada, com bancos forrados em tecido (de toque agradável e compatível com o clima tropical) e com costuras e detalhes na cor laranja, que dão um toque mais esportivo ao interior.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-5-1024x478.jpg
Lanternas traseiras em LED do Renault Kardian Evolution têm formato de “C” – Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno oferece um bom nível de conforto para quatro adultos de média estatura. A boa capacidade de 358 litros do porta-malas do Renault Kardian possibilita acomodar bem a bagagem de uma viagem de férias longas.

Tela flutuante

Com tela sensível ao toque de oito polegadas e posicionada no alto do painel, do tipo “flutuante”, o sistema multimídia possibilita conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando o uso de diversos aplicativos de condução e entretenimento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-6-1024x469.jpg
Tela da central multimpidia do Renault Kardian Evolution tem oito polegadas – Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos tem tela digital de sete polegadas, que possibilita uma boa visualização das informações e traz o mostrador de temperatura do sistema de arrefecimento do motor, que, em alguns modelos, trazem apenas uma luz de advertência.

Conforto do Renault Kardian Evolution

Em termos de conforto, destaque para o ar-condicionado digital com função auto e filtro de pólen; duas portas USB na dianteira (que ajudam bastante na hora de carregar um celular) e controle automático de velocidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-8-1024x462.jpg
Bancos do Renault Kardian Evolution são forrados em tecido com detalhes laranja – Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista do Renault Kardian Evolution conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção, de altura do banco e regulagens elétricas dos retrovisores. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos.

Seis airbags

No pacote de segurança, destaque para os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o monitoramento da pressão dos pneus e o assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-14-1024x517.jpg
Quadro de instrumentos do Renault Kardian Evolution é todo digital – Foto: Eduardo Aquino

Para sair de vagas apertadas e em subidas e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista do Renault Kardian Evolution conta com assistência de partida em rampa, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Suspensão mais firme

Durante a nossa avaliação do Renault Kardian Evolution, foi possível perceber que o SUV tem uma suspensão um pouco mais firme, garantindo uma boa estabilidade nas curvas mais fechadas, mas poderia ser um pouco mais confortável sobre piso irregular.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-10-1024x496.jpg
Dois adultos viajam com conforto no banco traseiro do Renault Kardian Evolution – Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv de potência e 22,4 quilos de torque, demonstrou ter fôlego suficiente para uma tocada prazerosa, com bom torque já em baixas rotações.

Câmbio do Renault Kardian Evolution

No teste, o câmbio manual de seis marchas apresentou um bom escalonamento de marchas, aproveitando bem toda a força do motor, e engates macios e precisos. Destaque para a economia da sexta marcha em estradas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-11-1024x461.jpg
No porta-malas do Renault Kardian Evolution, cabem 358 litros – Foto: Eduardo Aquino

Também demonstrou ser econômico, tanto nos trechos urbanos quanto na estrada. Rodando com gasolina no tanque, somente o motorista e com o ar desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,4km/l na cidade e de 14km/l na estrada.

Devido à sua boa altura do solo e os bons ângulos de entrada e saída, o Renault Kardian Evolution rodou com certa desenvoltura por trechos e estrada de terra ruim, , com algumas valetas, cascalhos e buracos.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-12-1024x467.jpg
Motor do Renault Kardian Evolution tem bom torque em baixa rotação – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, turbo e injeção direta de combustível, que gera potências de 120cv (gasolina) e de 125cv (etanol) a 5.000rpm e torques de 20,4kgfm (gasolina) e de 22,4kgfm (etanol) a 2.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,11m; largura, 1,74m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,60m

Altura do solo – 20,9cm

Ângulo de entrada – 20°

Ângulo de saída – 36°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 443 quilos

Porta-malas – 358 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.163 quilos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Kardian-Evolution-manual-13-1024x474.jpg
Renault Kardian Evolution tem rodas de 16 polegas com detalhes na cor preta – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Ar-condicionado digital com função auto e filtro de pólen, retrovisores externos com ajuste elétricos, rebatimento dos bancos 1/3 & 2/3, chave rebatível, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia com tela do tipo flutuante de 8 polegadas e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio; computador de bordo 100% digital, sensor de temperatura externa, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida, controles eletrônico de tração e estabilidade, controle automático de velocidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta, bancos traseiros com ISOFIX, sistema CAR p/ travamento central das portas, repetidor de setas laterais, assistências de direção, faróis 100% LED, modo ECO + Ecoscoring, volante com ajuste de altura e profundidade, indicador de trocas de marcha, assinatura luminosa (DRL) em LED, grade frontal com novo logo Renault “Nouvel’R”, barras de teto funcionais e modulares, rodas flexwheel em biton de 16” ILHABELA e retrovisores externos em preto Nacré.

Preços – R$ 106.990,00. Com pintura Laranja Energy (R$ 1.900,00), sobe para R$ R$ 108.890,00.



Acelera Ai

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Acelera Ai

Email: [email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ