Em tempos nos quais as versões com câmbio manual são cada vez mais raras, o Renault Kardian Evolution é uma grata surpresa. A começar pelo bonito visual do Kardian, que é um SUV compacto que foi desenvolvido sobre a nova plataforma da marca francesa, a RGMP (Renault Group Modular Platform) e que traz uma nova a nova identidade visual da Renault no Brasil. Depois, destaque para o motor 1.0 de três cilindros, com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv com etanol e que tem um bom torque já em baixa rotação, proporcionando uma boa performance aliado a um baixo nível de consumo. Atrelado ao motor, está outra boa surpresa: o câmbio manual de seis marchas, que tem relações bem escalonadas para aproveitar bem toda a força do motor, com destaque para a economia proporcionada pela sexta marcha na estrada; e engates macios e precisos. Em função de ser uma versão mais acessível, a lista de equipamentos do Renault Kardian Evolution é enxuta, com destaque para os seis airbags, a central multimídia com tela de oito polegadas, monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de frenagem de urgência.

Na frente, na versão Evolution, destaque para a barra em preto brilhante na parte de cima da grade, que “liga” os indicadores de direção e abriga o símbolo da marca; e para os faróis de luzes diurnas e as luzes de direção totalmente em LED.
Coberturas plásticas
Rodas de liga diamantadas de 16 polegadas e com pintura na cor preta, as coberturas plásticas nos para-lamas e as capas dos retrovisores na cor preta; e as barras no teto marcam o perfil do Kardian na opção de entrada Evolution.

De traseira, chamam a atenção as lanternas bem salientes da carroceria e com luzes totalmente em LED e com formato bem estilizado em forma de “C”, o para-choque na cor preta e o defletor de ar no teto também na cor preta.
Acabamento do Renault Kardia Evolution
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade para uma versão de entrada, com bancos forrados em tecido (de toque agradável e compatível com o clima tropical) e com costuras e detalhes na cor laranja, que dão um toque mais esportivo ao interior.

O espaço interno oferece um bom nível de conforto para quatro adultos de média estatura. A boa capacidade de 358 litros do porta-malas do Renault Kardian possibilita acomodar bem a bagagem de uma viagem de férias longas.
Tela flutuante
Com tela sensível ao toque de oito polegadas e posicionada no alto do painel, do tipo “flutuante”, o sistema multimídia possibilita conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando o uso de diversos aplicativos de condução e entretenimento.

O quadro de instrumentos tem tela digital de sete polegadas, que possibilita uma boa visualização das informações e traz o mostrador de temperatura do sistema de arrefecimento do motor, que, em alguns modelos, trazem apenas uma luz de advertência.
Conforto do Renault Kardian Evolution
Em termos de conforto, destaque para o ar-condicionado digital com função auto e filtro de pólen; duas portas USB na dianteira (que ajudam bastante na hora de carregar um celular) e controle automático de velocidade.

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista do Renault Kardian Evolution conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção, de altura do banco e regulagens elétricas dos retrovisores. O volante tem boa pega e abriga diversos comandos.
Seis airbags
No pacote de segurança, destaque para os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), os controles eletrônicos de tração e estabilidade, o monitoramento da pressão dos pneus e o assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta.

Para sair de vagas apertadas e em subidas e manobrar em espaços mais reduzidos, o motorista do Renault Kardian Evolution conta com assistência de partida em rampa, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
Suspensão mais firme
Durante a nossa avaliação do Renault Kardian Evolution, foi possível perceber que o SUV tem uma suspensão um pouco mais firme, garantindo uma boa estabilidade nas curvas mais fechadas, mas poderia ser um pouco mais confortável sobre piso irregular.

O motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, que gera 125cv de potência e 22,4 quilos de torque, demonstrou ter fôlego suficiente para uma tocada prazerosa, com bom torque já em baixas rotações.
Câmbio do Renault Kardian Evolution
No teste, o câmbio manual de seis marchas apresentou um bom escalonamento de marchas, aproveitando bem toda a força do motor, e engates macios e precisos. Destaque para a economia da sexta marcha em estradas.

Também demonstrou ser econômico, tanto nos trechos urbanos quanto na estrada. Rodando com gasolina no tanque, somente o motorista e com o ar desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,4km/l na cidade e de 14km/l na estrada.
Devido à sua boa altura do solo e os bons ângulos de entrada e saída, o Renault Kardian Evolution rodou com certa desenvoltura por trechos e estrada de terra ruim, , com algumas valetas, cascalhos e buracos.
Texto e fotos: Eduardo Aquino

Ficha Técnica
Motor – Transversal, três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, turbo e injeção direta de combustível, que gera potências de 120cv (gasolina) e de 125cv (etanol) a 5.000rpm e torques de 20,4kgfm (gasolina) e de 22,4kgfm (etanol) a 2.000rpm
Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de seis marchas
Direção – Assistência elétrica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo eixo de torção
Dimensões – Comprimento, 4,11m; largura, 1,74m; altura, 1,59m; e entre-eixos, 2,60m
Altura do solo – 20,9cm
Ângulo de entrada – 20°
Ângulo de saída – 36°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/60 R16
Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 443 quilos
Porta-malas – 358 litros
Tanque – 50 litros
Peso (em ordem de marcha) – 1.163 quilos

Principais equipamentos – Ar-condicionado digital com função auto e filtro de pólen, retrovisores externos com ajuste elétricos, rebatimento dos bancos 1/3 & 2/3, chave rebatível, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia com tela do tipo flutuante de 8 polegadas e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio; computador de bordo 100% digital, sensor de temperatura externa, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida, controles eletrônico de tração e estabilidade, controle automático de velocidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta, bancos traseiros com ISOFIX, sistema CAR p/ travamento central das portas, repetidor de setas laterais, assistências de direção, faróis 100% LED, modo ECO + Ecoscoring, volante com ajuste de altura e profundidade, indicador de trocas de marcha, assinatura luminosa (DRL) em LED, grade frontal com novo logo Renault “Nouvel’R”, barras de teto funcionais e modulares, rodas flexwheel em biton de 16” ILHABELA e retrovisores externos em preto Nacré.
Preços – R$ 106.990,00. Com pintura Laranja Energy (R$ 1.900,00), sobe para R$ R$ 108.890,00.