Um dos principais pontos positivos da VW Amarok Highline V6 3.0 é a sua performance, que parece até a de um esportivo, pois acelera de 0 a 100km/h em apenas 8,0 segundos e crava a velocidade máxima de 190km/h (limitada eletronicamente). A boa performance é fruto do motor V6 3.0 turbodiesel, que desenvolve 258cv de potência e 59,1kgfm de torque; e do câmbio automático de oito marchas, além da tração integral. A versão intermediária da picape média da VW ainda tem como atrativos seis airbags, aviso de colisão com pedestres e ciclistas, aviso de colisão frontal e sistema de aviso de saída de faixa, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar digital de suas zonas, bancos com revestimento parcial em couro, capota marítima, estribo lateral e sistema multimídia Composition Touch II com tela sensível de 9,0 polegadas. Mas o preço é um pouco salgado.
Na frente, destaque para a grade em preto brilhante com barra cromada, com o “V6” estampado; para os faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, as luzes de neblina e a tomada de ar inferior em colmeia preto brilhante.
Esportividade e elegância
De perfil, destacam-se as rodas de liga de 19 polegadas com desenho mais vazado, deixando as pinças de freio aparentes e misturando esportividade e elegância; os estribos laterais, a capa dos retrovisores e as maçanetas na cor da carroceria.
Na traseira, o para-choque cromado dá um toque de elegância, contrastando com a esportividade das lanternas escurecidas. Também merece destaque o estribo para acesso à caçamba e o engate removível para reboque.
Parcialmente em couro
Por dentro, o acabamento é de boa qualidade, combinando esportividade e elegância com bancos revestidos parcialmente em couro, nas cores cinza e branco; e detalhes em preto brilhante no volante e na moldura do ar-condicionado.
A central multimídia é completa, com sistema de navegação e tudo (o que ajuda bastante o motorista quando está buscando um endereço), e conta com uma tela sensível ao toque de 9,0 polegadas de boa visualização.
Instrumentos da VW Amarok Highline
O quadro de instrumentos tem mostradores analógicos (incluindo mostrador de temperatura do motor, tão ausente atualmente) de bom tamanho. No centro, as informações do computador de bordo são de fácil visualização.
Destaques na lista dos itens de conforto são o ar-condicionado de duas zonas, o controle automático de velocidade, as regulagens elétricas dos bancos dianteiros (incluindo o ajuste lombar) e as entradas USB (uma do tipo A na frente e duas do tipo C atrás).
Posição de dirigir
Em função das regulagens elétricas e do ajuste de altura e distância da coluna de direção, é fácil encontrar uma boa posição de dirigir. O tamanho dos retrovisores, a câmera de ré e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro trazem segurança nas manobras.
Por falar em segurança, entre os itens de série, destaque para os seis airbags laterais, o aviso de colisão com pedestres e ciclistas, o aviso de colisão frontal e sistema de aviso de saída de faixa e o monitoramento da pressão dos pneus.
Caçamba da VW Amarok Highline
Se o assunto é trabalho, a Amarok V6 Extreme tem caçamba com volume de 1.280 litros, capacidade de carga de 1.104 quilos, protetor de caçamba de série (a capota marítima é opcional) e seis ganchos para amarração de carga. Falta protetor do vidro traseiro.
Um dos pontos mais positivos da versão Highline é mesmo o motor V6, que mostra um vigor incrível nas acelerações e retomadas. A abundância da força (leia-se torque) já em baixas rotações possibilitam ultrapassagens seguras e agilidade no trânsito pesado.
Tocada esportiva
O consumo, é claro, varia muito em função do pé do motorista. Se for com muita vontade e constância no pedal da direita, as médias (registradas no computador de bordo) não ultrapassam 8,5km/l na estrada. Mas a tocada esportiva é muito prazerosa.
Destaque também para o funcionamento suave, rápido e preciso do câmbio automático de oito marchas, que tem a opção de trocas manuais por meio da alavanca ou das “borboletas” junto ao volante. Na função “S”, a picape fica mais ágil.
Tração da VW Amarok Highline
Também merece elogios o sistema inteligente de tração integral, que trabalha o tempo todo para otimizar a força nas quatro rodas; e o controle eletrônico de estabilidade, que atua de forma muito eficiente quando você erra a mão na curva.
A direção tem bom peso em velocidades mais elevadas, mas uma picape do nível (e preço) da Amarok Highline merecia uma assistência elétrica (em vez de hidráulica) da direção, que ajudaria mais para sair daquelas vagas mais apertadas.
Como a maioria das picapes, que são voltadas para o transporte de carga, a suspensão provoca um pouco de desconforto quando está vazia e passa por pisos irregulares. Para uma picape do porte da Amarok, a estabilidade se mostrou adequada nas curvas mais fechadas.
Texto e fotos: Eduardo Aquino
Ficha Técnica
Motor – Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em “V”, 2.967cm³ de cilindrada, turbo diesel, que gera potência de 258cv entre 3.250rpm e 4.000rpm e torque de 59,1kgfm entre 1.000rpm e 3.000rpm
Transmissão – Tração integral automática e câmbio automático de oito marchas
Direção – Assistência hidráulica
Suspensão – Dianteira, independente, do tipo braço duplo; e traseira, eixo rígido com feixe de molas
Dimensões – Comprimento, 5,35m; largura, 1,95m; altura, 1,85m; e entre-eixos, 3,09m
Ângulo de entrada – 27,2°
Ângulo de saída – 20,5°
Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 255/65 R19
Caçamba – 1.280 litros
Carga útil – 1.104 quilos
Tanque – 80 litros
Peso (em ordem de marcha) – 2.191 quilos
Principais equipamentos – Uma entrada USB tipo A na dianteira e duas entradas USB tipo C na traseira; seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), seis alto-falantes, apoios lombares dianteiros eletricamente ajustáveis, ar-condicionado digital “climatronic” de 2 zonas, aviso de colisão com pedestres e ciclistas, aviso de colisão frontal e sistema de aviso de saída de faixa, bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista e passageiro), brake-light com iluminação da caçamba, capota marítima e estribo lateral, computador de bordo com display multifuncional “Premium Color”, controle automático de velocidade, controles eletrônicos de tração e estabilidade, bloqueio do diferencial, engate removível para reboque, espelho retrovisor externo, eletricamente regulável, rebatível e aquecível; faróis de neblina com luz de condução estática, faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos para amarração de carga, grade dianteira cromada com faixa de luz em LED, iluminação da placa em LED, lanterna traseira escurecida, luz de neblina traseira, maçanetas na cor do veículo, para-choque traseiro (com estribo integrado), protetor de caçamba, retrovisores parcialmente pintados em preto e cromados, revestimentos dos bancos parcialmente em couro, roda sobressalente leve e compacta, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, sistema de controle da pressão dos pneus, sistema de som touchscreen “Composition Touch II” com tela de 9,0 polegadas, APP-connect , Bluetooth e Navegação, tampa traseira com sistema de alívio de peso e carga, tapetes adicionais em carpete, tomada(s) de 12 volts e volante multifuncional em couro com comandos para troca de marchas “shift-paddles”.
Preços – R$ 332.990,00. Com pintura metálica (R$ 1.750,00), capota marítima e estribo lateral (R$ 4.220,00), sobe para R$ 338.960,00.