VW Taos Highline dança tango em bom ritmo

Andamos na versão topo de linha do principal lançamento da Volkswagen no ano o SUV Taos. Importado da Argentina e desenvolvido sobre a mesma plataforma do Jetta e Tiguan, o modelo tem como principais pontos positivos o bom acerto da suspensão, graças principalmente à traseira multlink; o amplo espaço, tanto para ocupantes quanto para as suas bagagens; e o bom nível de acabamento interno. A dupla já conhecida motor 1.4 TSI e câmbio de seis marchas trabalha de forma afinada para proporcionar boas acelerações e retomadas de velocidade, mas o consumo é apenas razoável. Com uma assinatura de LED diferente na dianteira, o design também se destaca, assim como o pacote de segurança.

Foto: Eduardo Aquino

As linhas do VW Taos chamam a atenção por onde passa, principalmente na dianteira, onde a assinatura em full LED dos faróis (com regulagem automática) e na grade dão um toque diferente. O desenho do para-choque completa a modernidade.

De perfil, na versão avaliada Highline, destaque para o teto, as coberturas dos para-lamas, as soleiras e as capas dos retrovisores na cor preta; e as rodas de liga de 18 polegadas diamantada, que dão um toque esportivo.

Tampa traseira

Na traseira, chamam a atenção o bonito desenho das lanternas em LED. A tampa traseira tem um ressalto na parte de cima, que dá uma pitada de elegância, enquanto o para-choque e a falsa saída dupla de escape ressaltam o espírito aventureiro.

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Foto: Eduardo Aquino

Por dentro, é fácil perceber o bom nível de acabamento, presente no painel, na forração parcial em couro dos bancos, nos detalhes em preto brilhante no painel e no console e na faixa em couro bege na parte de baixo do painel e nos painéis de porta.

Com tela de 10,25 polegadas, de boa visualização, o quadro de instrumentos é totalmente digital e pode ser configurado ao gosto do motorista, colocando em evidência aquelas informações que ele mais aprecia na condução.

Conectividade

No bom caminho da conectividade, a central multimídia do VW Taos (infotainment VW Play) tem tela de 10,1 polegadas integrada ao painel e sensível ao toque, é fácil de operar, “conversa” fácil com qualquer smartphone e traz novos aplicativos.

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Foto: Eduardo Aquino

Um equipamento interessante é o carregamento do celular por indução, que elimina aqueles cabos cruzando a alavanca de marchas. Por outro lado, as portas USB no console não combinam com vários celulares. Um ponto bastante negativo.

Completam o ar de modernidade do interior o sistema de luzes em LED, presentes no painel e painéis de porta. Os ocupantes podem escolher a cor da iluminação entre 10 opções, que dão um “ar” mais aconchegante ao ambiente.

Multifuncional

O volante multifuncional tem base achatada e boa pega, é coberto em couro e possibilita uma boa visualização do quadro de instrumentos e a coluna de direção regula em altura e distância.

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Foto: Eduardo Aquino

A lista de itens de conforto contempla o ar-condicionado de duas zonas e com saída para o banco traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento e porta-luvas refrigerado, que ajuda a manter uma água gelada no calor.

O espaço interno acomoda bem cinco adultos com certo conforto, já que quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido. O porta-malas

Condução autônoma

O Taos traz um pacote com tecnologia de condução autônoma, com destaque para a frenagem autônoma de emergência, com detecção de pedestres, capaz de evitar colisão até 50km/h e o controle automático de velocidade adaptativo com Stop&Go.

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Foto: Eduardo Aquino

Entre os equipamentos de segurança, estão seis airbags, alerta de fluxo cruzado (saída de vaga), controles de tração e estabilidade, detector de fadiga, controle de pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão.

Torque em baixa

Com turbo e injeção direta de combustível, o motor 1.4 tem bom torque em baixas rotações, dando ao Taos (que pesa quase uma tonelada e meia) agilidade, com boas acelerações e retomadas de velocidade.

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Foto: Eduardo Aquino

Por meio da tela do VW Play, o motorista pode escolher entre quatro modos de condução: ECO, Normal, Sport e Individual. Com trocas em rotações mais altas, o modo Sport agrada a quem quer andar mais rápido.

Apenas razoável

Já o modo ECO consegue melhorar o consumo, que é apenas razoável. Nessa opção, com gasolina no tanque, ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,0km/l na cidade e de 12km/l na estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático trabalha de forma suave e sem trancos e acompanha bem o ritmo de motorista e a troca de marchas fica mais esperta quando o motorista usa as borboletas junto ao volante.

Bem calibrada

A assistência elétrica da direção está bem calibrada para as várias manobras, que são exigidas para sair das vagas mais apertadas; e para as altas velocidades, transmitindo segurança nas mudanças rápidas de pista.

Com sistema multlink no eixo traseiro, o acerto do conjunto de suspensão é um dos pontos altos do carro. Consegue equilibrar bem estabilidade e conforto, ou seja, agrada tanto na tocada mais “familiar” quanto na mais “abusada”.

Texto e fotos: Eduardo Aquino 

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, flex, turbo e injeção direta de combustível, que gera potência de 150cv (gasolina/etanol) de 5.000rpm a 5.200rpm e torques de 25,5kgfm de 1.500rpm a 3.8000rpm (gasolina) e de 1.500rpm a 4.000rpm (etanol)

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo multilink

Dimensões – Comprimento, 4,46m; largura, 1,84m; altura, 1,62m; e entre-eixos, 2,68m

Altura do solo – 18,5cm

Ângulo de entrada – 19°

Ângulo de saída – 26,3°

Ângulo de rampa – 20,1°

Freios – A discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R18

Carga útil (ocupantes + bagagem) – 470 quilos

Porta-malas – 480 litros

Tanque – 51 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.420 quilos

Equipamentos – Controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado de duas zonas, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, assistente para partida em subida, assistente traseiro de saída de vaga (fluxo cruzado), banco do motorista com ajustes elétrico, bancos dianteiros aquecíveis, câmera de ré, carregamento do celular por indução, controle de desgaste das pastilhas de freio, controles eletrônicos de estabilidade e tração, saída traseira do ar-condicionado, detector de fadiga, detector de pedestre, detector de ponto cego, direção elétrica, três entradas USB, faixa de luz de LED na grade frontal, faróis com sistema de iluminação IQ-LIGHT com ajuste de faixa automática e luzes de curvas dinâmicas, faróis em ECO LED com função “Coming & Leaving home” e luz de condução diurna em LED integrada, controle de pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão, painel de instrumentos digital programável de 10,25 polegadas, porta-luvas refrigerado, porta-óculos, rack de teto longitudinal na cor prata anodizada, revestimento interno do teto escurecido, revestimentos dos bancos parcialmente em couro, seleção de modo de condução, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema multimídia com tela de 10 polegadas com resolução HD (Apple Carplay wireless, Android Auto via cabo e conexão com a internet via smartphone), sistema Start-Stop, tomada de 12V e volante multifuncional em couro com shift paddles.

Preços – R$ 197.590,00. Com teto solar e pintura metálica, sobe para R$ 205.000,00.

Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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