O nome dela é ‘Bettina’

Youtube/Reprodução
Adeilson Mendes

Bettina Hudolph é o nome da jovem de 22 anos que tomou conta da internet durante os últimos dias. Vídeos no YouTube, Instagram e Facebook foram os primeiros contatos com a jovem, mas, após diversas aparições através de um marketing extremamente agressivo, internautas reagiram imediatamente, bombardeando as redes sociais de reclamações, brincadeiras, memes e uma chuva de críticas (veja mais aqui).

Os dois maiores pontos de destaque desta situação foram: primeiro, a quantidade de vezes que o anúncio foi replicado – existem relatos de que ela estaria aparecendo em todos os vídeos do YouTube, e essa aparição maciça incomodou a muitos. O segundo ponto de destaque é que Bettina relata ter em apenas 3 anos acumulado um patrimônio no valor de 1 milhão e 42 mil reais. Analisando a quantidade de vezes que o anúncio foi promovido, aparecendo praticamente em todos os vídeos do YouTube por um período, existe a possibilidade de que a Empiricus, empresa responsável pelas divulgações, tenha feito um plano de marketing premeditado para promover a empresa e a jovem, utilizando-se de um marketing viral.

Mas a grande dúvida dos milhares de internautas não é sobre qual o objetivo de marketing da Empiricus e sim se o fato era verídico ou se a Bettina era uma invenção para enganar sonhadores em busca de dinheiro fácil. Infelizmente, somente a Bettina e a equipe da Empiricus sabem informar qual o real patrimônio da jovem. Mas, antes que você tome conclusões precipitadas, é muito importante apresentarmos algumas “pegadinhas” da propaganda:

  • Por se tratar de uma ação de marketing, a empresa tem um tempo curto para prender atenção – e foi exatamente o que a Bettina fez. Ela conseguiu, através de um curto espaço de tempo, prender a atenção de muitos;
  • Durante a peça publicitária, ela alega ter iniciado com R$ 1.520,00 e acumulado um patrimônio de R$ 1,042 milhão em 3 anos, mas não deixa claro se durante esse período existiram outros aportes de capital que pudessem alavancar seus investimentos na bolsa de valores;
  • O objetivo da ação era que interessados fossem para o próximo passo e já dentro do funil de vendas da empresa, e que ela mostrasse a realidade de como conseguiu bons investimentos e não necessariamente como transformar mil em milhão;
  • Precisamos entender que as ações de marketing têm um toque sensacionalista, pois é o combustível que atrai o público para conhecer o que eles apresentam.

Quando saímos das ações de marketing, do mundo dos investimentos e de todas as “boas propostas de ganhos financeiros”, precisamos ser maduros para entender que não existem atalhos para alcançar a liberdade financeira. Diariamente somos impactados com propostas que prometem vida fácil e resultados rápidos! O único atalho para alcançar a liberdade financeira ou o primeiro milhão é trabalhar a inteligência financeira.

Estudar como o dinheiro funciona, aprender a investir, como gastar menos e se planejar melhor: e, assim, crescer financeiramente, mas de forma saudável e sem mágica. Muitos acreditam que somente uma loteria resolveria seu problema, mas através de um bom planejamento financeiro, muito estudo e um pouco de sacrifício é possível alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

A última pergunta é se existe a possibilidade de ter bons ganhos através de investimento em bolsa de valores e a resposta é sim, existem diversas pessoas que conseguem resultados extraordinários, inclusive se tornando milionários através de investimentos da bolsa de valores.

Mas resultados iguais ao da Bettina, só ela mesmo!

Adeilson Mendesadeilsoncarlos.am@gmail.com

Adeilson Mendes é pós-graduado MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria, especialista em Lucratividade, empresário, escritor, palestrante e diretor da E2BH Consultoria Financeira. Dedica-se em compartilhar conhecimento como forma de nutrir nos jovens o interesse com foco no empreendedorismo e na inteligência financeira como alternativa de desenvolvimento sustentável. Tem como propósito: apoiar sonhos, compartilhar valores e contabilizar resultados plenos.