Sedã Arrizo6 Pro mistura elegância e esportividade

Design moderno, amplo espaço interno, bom nível de acabamento e uma lista de equipamentos de conforto e segurança bem recheada. Essas são as principais armas do sedã Arrizo6 Pro para enfrentar a concorrência não apenas dos sedãs médios como também dos SUVs, modelos que vêm caindo cada vez mais no gosto do consumidor brasileiro. Produzido na fábrica da marca em Jacareí, no interior de São Paulo, o sedã é equipado com motor 1.5 turbo, que gera 150cv com etanol e que possibilita que o carro acelere de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos, proporcionando uma performance agradável para um sedã que tem uma pegada mais familiar.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destacam-se os faróis e lanternas totalmente em LED, que se integram de forma bem harmoniosa à grande grade em preto brilhante com barras horizontais cromadas, que abriga a placa de identificação.

Linha de cintura

De perfil, o sedã mistura esportividade, ressaltada pela linha de cintura alta e pelas rodas diamantadas de 17 polegadas, e elegância, que é enfatizada pelos frisos cromadas na base dos vidros e na soleira das portas.

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Foto: Eduardo Aquino

A traseira mantém a pegada esportiva com elegância, com lanternas escurecidas e luzes totalmente em LED e unidas sob a tampa do porta-malas e para-choque que abriga luzes de neblina e simula dupla saída de escape.

Acabamento

O acabamento interno é de boa qualidade, com destaque para os bancos, volante painéis de porta revestidos em couro sintético e com costuras aparentes, detalhe em preto brilhante no painel, volante e console e painel emborrachado.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura da coluna de direção (falta a de distância) e do banco com seis ajustes elétricos. O volante de base achatada tem boa pega e abriga comandos do áudio e computador de bordo.

Amplo espaço

O espaço interno é generoso e acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, já que quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido e pelo túnel central. O amplo porta-malas tem capacidade de 570 litros.

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Foto: Eduardo Aquino

Na cabine, também se destaca o sistema multimídia, com uma tela colorida sensível ao toque de 10,25 polegadas (com Android Auto e Apple Car Play e diversas funções de controle), que possibilita uma boa visualização das informações.

Instrumentos

Com possibilidade de configuração de três modos de exibição e tela colorida de LCD/TFT do mesmo tamanho do que a tela do multimídia (de 10,25 polegadas), o quadro de instrumentos digital também facilita a visualização pelo motorista.

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Foto: Eduardo Aquino

Entres os itens de conforto, destaque para o teto solar elétrico com abertura e fechamento remoto, banco traseiro com encosto rebatível, e comando de climatização à distância. O ar-condicionado tem saída para o banco traseiro, mas é de uma zona apenas.

Segurança

A lista de equipamentos de segurança inclui seis airbags, controles de tração e estabilidade, indicador de pressão e temperatura dos pneus, sistema de monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

Para ajudar nas manobras em vagas apertadas, o motorista conta com a boa calibragem da direção elétrica, câmera 360° (novidade), sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e assistente de partida em rampa.

Torque em baixa

Com bom torque já em baixas rotações, o motor 1.5 turbo responde rapidamente aos comandos do acelerador, proporcionando boas acelerações (vai de 0 a 100km/h em 9,9 segundos) e retomadas de velocidade, garantindo ultrapassagens seguras.

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Foto: Eduardo Aquino

O motorista pode optar pelo modo Eco, voltado para a economia de combustível. Nesse modo, com gasolina no tanque, ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias de 9,8km/l na cidade e de 12,6km/l na estrada.

Do tipo joystick

No modo Sport, o câmbio automático do tipo CVT de nove marchas simuladas, com a alavanca do tipo joystick, realiza as trocas em rotações mais altas e faz com que o sedã tenha um comportamento mais esportivo.

A calibragem do conjunto de suspensão é outro ponto positivo do Arrizo6 Pro, conseguindo proporcionar segurança quando se abusa nas curvas fechadas e sem sacrificar o conforto, pois consegue filtrar bem as irregularidades do piso.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.499cm³ de cilindrada, 16V, Flex, turbo, que gera potências de 147cv (gasolina) e de 150cv (etanol) a 5.500rpm e torque de 21,4kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com nove marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,67m; largura, 1,81m; altura, 1,49m; e entre-eixos, 2,65m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus e rodas – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/50 R17

Porta-malas – 570 litros

Tanque – 48 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.502 quilos

Principais equipamentos – Faróis e lanternas em LED, faróis com ajuste elétrico de altura e com funções “follow me home” e “car finder”; luzes de neblina, moldura cromada nos vidros laterais, detalhes estilizados nos para-choques e soleiras na cor prata, rodas de liga de 17 polegadas com design PRO, seis airbags, sistema Isofix para fixar cadeiras, controles de tração e estabilidade, indicador de pressão e temperatura dos pneus, bancos com revestimento premium na cor preta, painel dianteiro, paineis de portas e volante com acabamento premium na cor preta, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado com saídas de ar para o banco traseiro, direção elétrica, assistente de partida em rampa, coluna de direção com regulagem de altura, volante com comandos de rádio e computador de bordo, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, modos Sport/Eco de condução, banco motorista com 6 ajustes elétricos, banco traseiro com encosto rebatível, sobretapetes em carpete, teto solar elétrico com abertura e fechamento remoto, comando de climatização à distância (CCD), câmeras de visão 360°, câmera de ré, painel de instrumentos digital em tela colorida de LCD/TFT de 10,25 polegadas, multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Car Play e diversas funções de controle, sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, luz ambiente multicolorida (portas dianteiras) e conexão USB (2 dianteiras e 1 traseira).

Preços – R$ 144.990,00. Com pintura perolizada, sobe para R$ 146.490,00.

Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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