Consumo baixo e espaço interno é a pegada do Onix Plus LT

Equipada com motor 1.0 de três cilindros e câmbio manual de seis marchas, a versão de entrada do sedã tem como principais atrativos o baixo nível de consumo, o amplo espaço interno para pessoas e bagagens e uma boa oferta de opcionais, que podem deixar o carro mais bem equipado caso o cliente esteja disposto a pagar mais de R$ 90 mil. No pacote de equipamentos de série, destaque para os seis airbags, controles de tração e estabilidade, multimídia com tela de oito polegadas e assistente de partida em rampa. O pacote que equipa a unidade avaliada, o RH8 (que ainda não é o pacote topo de linha), acrescenta itens como rodas de liga de 15 polegadas, chave presencial, botão de partida, sensor crepuscular e câmera de ré.

Foto: Eduardo Aquino

De frente, a enorme grade na cor preta, transpassada pela barra cromada que abriga a gravatinha dourada e faz a “união” dos faróis (que não têm luzes de LED), dá uma certa elegância ao básico sedã. A frente muita baixa raspa em algumas entradas de rampa.

Rodas de 15

De perfil, a simplicidade da versão de entrada é quebrada pelas rodas de liga de 15 polegadas (que faz parte do pacote RH8) e pelas maçanetas da portas e capas dos retrovisores que são pintados na cor da carroceria.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, o que mais chama a atenção são as lanternas com lentes escurecidas e desenho horizontalizado que “entra” pela tampa do porta-malas. Quebra um pouco a elegância a parte de baixo do para-choque na cor preta.

Foto: Eduardo Aquino

O acabamento interno condiz com uma opção de entrada, usando uma boa quantidade de plástico duro. Os bancos são revestidos em tecido (compatível com o nosso clima tropical), com costuras aparentes, que quebram um pouco a simplicidade.

Visualização

Com mostradores analógicos e painel digital central do computador de bordo, o quadro de instrumentos de fundo preto proporciona boa visualização. Os comandos do ar-condicionado, que é analógico, estão bem posicionados.

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Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega e abriga os comandos do áudio e do telefone. Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com ajuste de altura do banco, mas a coluna de direção não tem regulagem de altura.

Foto: Eduardo Aquino

Um dos destaques da lista de equipamentos de série da versão básica é a central multimídia MyLink com tela sensível de oito polegadas com espelhamento de celular (Android Auto e Apple CarPlay) e entrada USB.

Seis airbags

A segurança do Onix Plus LT é reforçada por seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, sistema Isofix e Top Tether de fixação de cadeiras infantis e assistência de frenagem de urgência.

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Foto: Eduardo Aquino

Amplo espaço interno é outro ponto positivo do sedã. Quatro adultos, mesmo os de estatura mais elevada, e uma criança viajam com bom nível de conforto. Destaque para o bom espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro.

Espaço interno

O porta-malas tem capacidade (de 469 litros) para acomodar com facilidade uma bagagem familiar de uma viagem longa de férias ou uma boa compra de supermercado. O banco traseiro bipartido e rebatível melhora ainda mais essa capacidade.

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Foto: Eduardo Aquino

Para ajudar naquelas manobras em vagas mais apertadas, o motorista conta com a boa assistência elétrica da direção e as imagens da câmera de ré (item do conjunto de opcionais R8H). Por outro lado, falta sensores traseiros de estacionamento.

Fôlego

Tem muita gente que, antes de andar no carro, vai torcer o nariz quando ouvir falar que um sedã desse porte é empurrado por um motor 1.0 de três cilindros. Claro que não proporciona uma performance esportiva, mas dá conta do recado.

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Foto: Eduardo Aquino

Mas o melhor mesmo é do baixo nível de consumo, que vai reduzir consideravelmente as contas do mês com combustível. Com gasolina, apenas o motorista e ar desligado, o computador de bordo registrou médias de 11km/l na cidade e de 15km/l na estrada.

Seis velocidades

O câmbio manual de seis marchas consegue aproveitar bem a força do motor, que somente aparece em rotações mais elevadas (por isso, é bom não deixar cair os giros), e tem engates macios e precisos e curso curto da alavanca.

A suspensão privilegia mais o conforto, filtrando bem as imperfeições do piso e trabalhando sem muito barulho. Mas não compromete o equilíbrio nas curvas mais fechadas, deixando o carro sob controle e sem sustos.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, Flex, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, que gera potências de 78cv (gasolina) e de 82cv (etanol) a 6.400rpm e torques de 9,6kgfm (gasolina) e de 10,6kgfm (etanol) a 4.100rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, do tipo eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,60m

Altura livre do solo – 12,8cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/65 R15

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 375 quilos

Porta-malas – 469 litros

Tanque – 44 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.073 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Sensor crepuscular, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, partida sem chave, rodas de liga de 15 polegadas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alarme, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, multimídia Chevrolet MyLink com tela sensível de oito polegadas (Apple CarPlay e Android Auto e entrada USB), computador de bordo, controle automático de velocidade, controles eletrônicos tração e estabilidade, volante com controles do rádio e telefone, espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo, maçanetas externas na cor do veículo, sistema Isofix e Top Tether para fixar cadeiras infantis e assistência de frenagem de urgência.

Preços – R$ 84.590. Com o pacote de opcionais R8H, sobe para R$ 87.690.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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