Marcelo Moreno no Cruzeiro é “barro na parede”. Se colar…

Marcelo Moreno no Cruzeiro é “barro na parede”. Se colar…

Publicado em
Marcelo Moreno foi reportagem destaque da revista eletrônica da CONMEBOL em novembro do ano passado (Imagem: conmebol.com)

Em 1987, aos 36 anos de idade, Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o saudosíssimo Palhinha (que nos deixou em julho do ano passado), era técnico do Atlético e adorava “resenhas” com os repórteres que cobriam os treinos na Vila Olímpica. Ele tinha parado de jogar recente, no América, aos 35. Na roda, estávamos, eu, Paulo Celso (Rádio Guarani/Estado de Minas), Roberto Nery (Diário da Tarde) e Roberto Abras (Itatiaia). O papo era sobre a carência de grandes meias e atacantes no futebol mineiro e brasileiro. Em determinado momento ele disse:
__ O futebol está muito mais fácil de jogar hoje; os árbitros punem qualquer porrada. Tem hora que me arrependo de ter parado, pois dava pra jogar mais uns dois ou três anos, mas agora não animo mais a voltar jogar. Estou noutra!


Lembrei disso quando ouvi a notícia do retorno do Marcelo Moreno ao Cruzeiro. Estranheza geral, até no mundo azul. Mas, nessa carência de artilheiros Brasil afora, quem sabe? Não custa tentar. Marcelo Moreno está com 36 anos de idade e seus últimos clubes foram o Cerro Porteño/Paraguai, ano passado e Independiente del Valle/Equador, este ano.


A justificativa passada à imprensa pela diretoria do Cruzeiro é que se trata de uma despedida da carreira em “grande estilo”, com a camisa do clube, por quem o jogador tem tanto carinho e etecetera e tal. Teria até emprestado dinheiro à Raposa em determinado momento. Acredite quem quiser! De repente, ele poderá mostrar nos treinos que ainda tem bola, marca uns gols, marca mais no jogo de despedida e, quem sabe, pode até ganhar um contrato para ajudar o time no Brasileiro!


E o principal: Marcelo Moreno é um nome internacional. Quase ninguém se lembra, mas ele foi o artilheiro das Eliminatórias da Copa do Catar, mesmo jogando pela Bolívia, que terminou na penúltima colocação. Aliás, entrou para a história como o terceiro maior goleador das Eliminatórias Sul-americanas: 22 gols, perdendo só para Messi, 31, e para o uruguaio Luís Suárez, 29.
Nessa lista, o primeiro brasileiro a aparecer é o Neymar, em 10º lugar, com 16 gols.


No primeiro mundo do futebol isso tem pouca importância aos olhos do torcedor, mas no primeiro mundo dos negócios da bola, vale ouro. Ainda mais agora, na era dos clubes empresas. Ronaldo tem prestígio monstro com os emires e sheiks do mundo árabe. Continua ídolo de primeira grandeza de alguns dos homens mais ricos do planeta, como estes emires e skeiks do Oriente Médio.

E vive fazendo propaganda dos clubes dos quais é dono, distribuindo camisas do Cruzeiro e Valladolid mundo afora.

Gianni Infantino, presidente da FIFA ganhando camisa do Cruzeiro (Foto: twitter.com/Cruzeiro)

Em outubro de 2023, junto com outro astro da bola, o português Luis Figo, seu companheiro de Real Madri, foi recebido com “honras de chefe de estado” em Riad, pelos donos do Al Nassr (atual time do Cristiano Ronaldo), em Riad. Convidados para assistir uma luta de boxe na cidade.


No início deste mês de março, voltou lá, porém, foi ao Al-Hilal (time do Neymar) com a justificativa de negociar a permanência de Matheus Pereira no Cruzeiro. Como se um diretor qualquer da SAF não pudesse resolver isso sozinho. (Foto: X/@AlNassrFC)

(Foto: X/@AlNassrFC)


Marcelo Moreno é respeitado como goleador no mundo árabe. Sua simples presença no elenco cruzeirense valoriza os “ativos” da SAF do Ronaldo, que por sua vez não esconde de ninguém que já já pode negociar as suas ações do Cruzeiro e do Valladalolid.

Que ninguém se surpreenda se a qualquer hora dessas seja feito o anúncio de que um sheik saudita, ou emir do Catar, ou um outro graúdo dos Emirados, seja o novo acionista majoritário do Cruzeiro.

Ronaldo com Fahad Alotaibi, diretor do Al-Hilal (Reprodução/Instagram Ronaldo)

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!