C4 Cactus Shine se destaca pela dupla afinada de motor e câmbio

O SUV da marca francesa, que agora pertence ao grupo Stellantis, tem como principais atrativos a dupla afinada e eficiente, tanto em performance como em consumo, do motor 1.6 turbo e câmbio automático de seis marchas, que trabalha de forma bem suave; um pacote com itens importantes para a segurança, como seis airbags, sistema de frenagem automática de emergência, detector de fadiga e alerta de colisão; o bom nível de conforto, com amplo espaço interno e equipamentos como ar-condicionado digital automático e controle automático de velocidade; e um acabamento interno de boa qualidade, com bancos em couro e detalhes em preto brilhante no painel volante e console e em tecido no painel de painéis de porta.

Foto: Eduardo Aquino

Se não são tão modernas, as linhas do Citroën C4 Cactus pelo menos têm muita personalidade. Na frente, destaque para as barras cromadas e paralelas que passam pelos chevrons e unem as luzes de LED, os faróis separados e a tomada de ar central.

Airbumps

De perfil, sobressaem-se os airbumps nas partes de baixo das portas, a linha de cintura alta, a larga coluna C, as coberturas plásticas na cor preta nas caixas de roda, as maçanetas e capas dos retrovisores na cor preta e as rodas de liga esportivas.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, que tem também linhas bem arredondadas, chamam a atenção as lanternas horizontais em LED que “invadem” a tampa traseira, o símbolo dos chevrons na cor preta, o para-choque com entranhas e o defletor de ar no teto.

Acabamento

Ao entrar, percebe-se facilmente que o C4 Cactus na versão Shine tem bom nível de acabamento, com bancos e volante revestidos em couro, detalhes em tecido no painel e nos bancos e em preto brilhante no volante, saídas de ar e console.

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Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno proporciona também um bom nível de conforto para cinco adultos, com relativo espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. Por outro lado, o porta-malas tem a “boca” um pouco pequena e capacidade (de 330 litros) um pouco limitada.

Horizontalizado

De desenho horizontalizado, o painel também tem personalidade, embora já mostre o peso dos anos. O quadro de instrumentos é digital e monocromático, mas não é configurável e a visualização dos instrumentos nas laterais é um pouco ruim.

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Foto: Eduardo Aquino

O volante tem boa pega e abriga comandos de áudio, telefone e computador de bordo. Com os ajustes de altura e profundidade da coluna de direção e de altura do banco, o motorista encontra fácil uma boa posição de dirigir.

Conforto

Em termos de equipamentos de conforto, destaque para o ar-condicionado digital e automático e controle automático de velocidade. Mas faltam itens simples, como entrada USB para quem senta no banco traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

O sistema multimídia tem tela sensível ao toque de sete polegadas posicionada bem no centro do painel, proporcionando boa visualização das informações, e tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.

Segurança

A lista de itens de segurança de série inclui seis airbags, controles de tração e estabilidade, alerta de saída de faixa e de atenção ao condutor, indicador de descanso, sistema de frenagem automática e alerta de colisão.

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Foto: Eduardo Aquino

Embora não seja um SUV com pegada aventureira, a boa altura do solo deu ao C4 Cactus Shine uma boa desenvoltura em estrada de terra de piso um pouco ruim pela qual trafegamos durante o teste.

Turbo e injeção

O motor 1.6 com turbo e injeção direta é um dos principais atrativos do C4 Cactus, proporcionando uma condução prazerosa com boas acelerações e retomadas de velocidade, o que garante ultrapassagens mais seguras.

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Foto: Eduardo Aquino

Além da boa performance, o motor 1.6 também é eficiente no consumo. Com gasolina no tanque, ar-condicionado ligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,6km/l na cidade e de 14km/l na estrada.

Eco e Sport

O câmbio automático de seis marchas trabalha de forma suave e em boa sintonia com o motor e oferece dois modos de condução: Eco e Sport. Por outro lado, faltam “borboletas” junto ao volante para as trocas manuais, feitas apenas pela alavanca.

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Foto: Eduardo Aquino

A calibragem da assistência elétrica da direção está correta para velocidades elevadas e ajuda bastante nas manobras em vagas apertadas. Além disso, o motorista também conta com o auxílio da câmera de ré com imagens em boa resolução.

O bom equilíbrio da suspensão também é um dos pontos positivos do Citroën C4 Cactus. O sistema consegue filtrar bem as irregularidades do piso e possibilita muita segurança nas curvas mais fechadas e de piso irregular.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.6, 16V, turbo com injeção direta de combustível, flex, que gera potências de 166cv (gasolina) e de 173cv (etanol) a 6.000rpm e torque de 24,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.400rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,17m; largura, 1,71m; altura, 1,56m; e entre-eixos, 2,60m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 205/55 R17

Porta-malas – 320 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.214 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Seis airbags, acionamento das luzes de emergência em caso de frenagem brusca, luzes diurnas em LED, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, faróis e luzes de neblina, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, lanternas traseiras com efeito 3D, monitoramento da pressão dos pneus, Citroën Advanced Drive (alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, indicador de descanso, sistema de frenagem automática e alerta de colisão), abertura e travamento das portas sem chave “mãos livres”, acendimento automático dos faróis, botão start/stop, ar-condicionado digital automático, câmera de ré, computador de bordo, controle automático de velocidade, econômetro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, sensor de chuva, Bluetooth e entrada auxiliar USB, Citroën Connect Radio – Central multimídia com tela touchscreen de sete polegadas (Android Auto e Appe Car Play), volante multifuncional, bancos revestidos em couro tipo ZINA e outros materiais, regulagem manual de altura, inclinação e profundidade do banco dianteiro (motorista); volante revestido em couro, acabamento interno do painel em cinza com soft touch, protetores laterais de porta – Airbumps, capa do retrovisor com pintura brilhante, maçanetas das portas com pintura brilhante, molduras do farol de neblina e do Airbump com pintura brilhante, barras de teto longitudinais e funcionais tipo “Flottant”, painel de instrumentos digital com indicação de velocidade numérica e rodas de liga de 17 polegadas diamantada com detalhes em preto.

Preço – R$ 135.590,00. Com pintura perolizada, sobe para R$ 138.390,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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