Coração do Abarth pulsa no ritmo do veneno do escorpião

Andamos na versão esportiva do SUV Pulse, que foi desenvolvida pela divisão Abarth, que prepara os modelos de maior performance da Fiat e que tem como símbolo um escorpião. Ao contrário de vários modelos “esportivados” que têm aparecido no mercado brasileiro, o Pulse Abarth tem corpo e alma voltados para a performance. Além do visual, marcado por “tatuagens” do escorpião na carroceira e no interior, grade esportiva na cor preta, detalhes na cor vermelha, bancos esportivos, rodas de liga de 17 polegadas na cor preta e dupla saída de escapamento, modelo é equipado com motor turbo de 185cv e câmbio automático de seis marchas com possibilidade de trocas manuais junto ao volante, além de ter suspensão, direção e freios preparados para a adrenalina. Resultado: 0 a 100km/h em apenas 7,6 segundos e máxima de 215km/h.

Pulse Abarth frente
Foto: Eduardo Aquino

E esse escorpião é mineiro, pois embora tenha toda uma história que começou a ser escrita com o fundador da Abarth, Carlo Abarth, em 1949, o Pulse Abarth foi desenvolvido e está sendo produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG).

Roupagem esportiva

Por fora, além do símbolo do escorpião e do nome Abarth, completam a roupagem esportiva a grade na cor preta, os para-choques redesenhados, as rodas de 17 polegadas na cor preta e dupla saída de escape.

Leia mais: Jeep Rubicon Gladiator

Pulse Abarth lateral
Foto: Eduardo Aquino

A inspiração esportiva continua nas opções de cores da carroceria, que pode ser Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcao ou Vermelho Montecarlo, sendo que esta última tem a opção de detalhes na cor cinza ou na cor preta.

Habitáculo

Por dentro, destaque para a cor preta que domina o interior, os bancos exclusivos em couro com o escorpião em baixo relevo, costuras vermelhas aparentes e com abas para segurar bem o corpo nas curvas e acabamentos na cor vermelha.

Leia mais: VW Polo TSI

Pulse Abarth traseira
Foto: Eduardo Aquino

Completam a atmosfera esportiva do interior o volante revestido em couro, de base achatada, com detalhes em preto brilhante e de boa pega e as bonitas pedaleiras em alumínio, que estão muito bem posicionadas.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura e distância da coluna de direção e de altura do seu banco, que prende bem o corpo para evitar o deslize naquelas curvas mais fechadas.

Leia mais: Hyundai HB20S Platinum Plus

Pulse Abarth painel
Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos de sete polegadas é totalmente digital e possibilita uma boa visualização das informações. O computador de bordo informa distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso.

Segurança

Na lista de equipamentos de segurança estão airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros, frenagem autônoma de emergência, controles de tração e estabilidade e alerta de mudança de faixa.

Leia mais: Fiat Fastback Impetus

Pulse Abarth traseira
Foto: Eduardo Aquino

O sistema multimídia tem tela sensível ao toque e do tipo “flutuante” de 10 polegadas, que é de fácil visualização; navegação nativa, comando por voz e compatível (sem fio) com Apple Car Play e Android Auto.

Conforto

Entre os itens de conforto, destaque para o carregador de celular por indução, ar-condicionado automático de digital, com saida para o banco traseiro; farol alto automático e o pacote de conectividade, com vários serviços.

Leia mais: Novo Nissan Sentra

Pulse Abarth interior
Foto: Eduardo Aquino

Na lista de equipamentos de segurança estão airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros, frenagem autônoma de emergência, controles de tração e estabilidade e alerta de mudança de faixa.

Manobras

Para manobrar em vagas e espaços apertados e em subida, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, boa calibragem da direção elétrica e assistência de partida em rampa.

Leia mais: Kawasaki de cara nova

Pulse Abarth detalhe roda
Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, com relativo bom espaço para as pernas no banco traseiro. O porta-malas tem boa capacidade (370 litros), que pode ser ampliada com o rebatimento (em 1/3 e 2/3) do banco traseiro.

Pulsando

Deixando o corpo e falando de alma, o Pulse Abarth é equipado com motor turbo, com injeção direta de combustível e bloco em alumínio, que gera potência de 185cv e torque de 270Nm, ambos quando abastecido com etanol.

Leia mais: HB20 Platinum Plus

Pulse Abarth interior traseiro
Foto: Eduardo Aquino

O ritmo do “coração” é acompanhado pelo câmbio automático de seis marchas, que conta com uma calibração bem esportiva, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, melhorando a redução e a retomada de velocidade.

Peso-potência

Com boa relação peso-potência (6,9 kg/cv), o Punto Abarth sai da inércia e chega aos 100km/h em apenas 7,6 segundos, marca que o coloca entre os compactos mais rápidos do mercado, e crava 215km/h de velocidade máxima.

Leia mais: Creta N Line Night Ediiton

Pulse Abarth Porta-malas
Foto: Eduardo Aquino

O principal atrativo do hatch da Fiat é a tocada esportiva, possibilitando so motorista sentir todo o “veneno” do motor, incluindo o som que foi cuidadosamente preparado pelos engenheiros para completar o “clima” esportivo.

Bem calibrada

Além do motor, o motorista também sente que a suspensão foi calibrada para segurar bem a carroceira nas curvas, como a relação direta da direção ajuda a manter sempre o carro na mão e como os freios possibilitam uma frenagem bem dentro das curvas.

Leia mais: Jeep Commander Limited T270

Pulse Abarth 3 cintos atrás
Foto: Eduardo Aquino

Aliás, quando se aciona o “escorpião” no volante, há o que os engenheiros chamam de “vetorização dinâmica de torque”, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.

Além do modo esportivo, o Poison, que é acionado por um botão no volante, o Pulse Abarth tem outras duas regulagens de direção disponíveis: “Normal”, com foco em esportividade e conforto; e Manual voltado para versatilidade e personalidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Pulse Abarth motor
Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

  • Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, 16V, Flex, turbo e injeção direta de combustível, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm
  • Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
  • Direção – Assistência elétrica
  • Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção
  • Dimensões – Comprimento, 4,11m; largura, 1,77m; altura, 1,54m; e entre-eixos, 2,53m
  • Altura mínima do solo – 18,8cm
  • Ângulo de entrada – 20°
  • Ângulo de saída – 27°
  • Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
  • Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/50 R17
  • Porta-malas – 370 litros
  • Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos
  • Tanque – 47 litros
  • Peso (em ordem de marcha) – 1.282 quilos
Pulse Abarth rodas
Foto: Eduardo Aquino
  • Principais equipamentos – Câmera de ré, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, serviços conectados, ar-condicionado automático e digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, freio de estacionamento eletrônico, console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos; faróis em LED, controle automático de velocidade, paddle-shifters, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto, controles eletrônicos de tração e estabilidade, lanterna traseira em LED, modo Poison com botão de acionamento no volante, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis, quatro airbags, sistema de navegação GPS, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, carregador de celular por Indução, saída de ar para o banco traseiro, partida remota via chave canivete, Connect////Me – Serviços Conectados, volante em couro com regulagem de altura e profundidade, assistente de partida em rampa, central multimídia com tela de 10,1 polegadas touchscreen (Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz e Bluetooth); portas USB (2): USB Tipo A e Tipo C; volante com revestimento em couro, key Less Entry’n Go, função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa, USB traseira (Tipo A), monitoramento de pressão dos pneus, bancos revestidos em couro, luz de condução diurna em LED, teto bicolor, sinalização de frenagem de emergência, comandos de áudio e do painel de instrumentos no volante, repetidores de seta laterais em LED, sensores de chuva e crepuscular e faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps.
  • Preços – R$ 149.990,00. Com pintura especial (Cinza Strato, R$ R$ 1.490,00), sobe para R$ 151.480,00

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!