Duas Rodas: Bike Fest reúne milhares de motos e agita São Lourenço

Bike Fest 2022
Bike Fest agita São Lourenço de 20 a 22 de maio (Foto: Production Eventos/Divulgação)

Uma grande festa das duas rodas vai começar neste final de semana (20 a 22 de maio) em São Lourenço, no Sul de Minas. É o Bike Fest, considerado um dos principais encontros do gênero do País que, após dois anos de ausência – por causa da pandemia – retoma com força total em 2022. Depois desta edição, outras duas acontecem em Tiradentes, também em Minas e Urubici, em Santa Catarina.

Caravanas no Bike Fest
Caravanas de várias partes do País estarão em São Lourenço (Foto: Production Eventos/Divulgação)

Anote Aí

Calendário Bike Fest 2022:

  • São Lourenço – Bike Fest e Festival de Blues e Jazz –  20 a 22 de maio
  • Tiradentes – Bike Fest e Festival de Blues e Jazz – 22 a 26 de junho
  • Urubici – Bike Fest – 16 a 18 de setembro
  • Outras informações: www.bikefestoficial.com.br

Cerca de 7 mil motos e mais de 12 mil pessoas estão sendo esperadas em São Lourenço. Caravanas de várias cidades do Brasil já organizaram grupos para a cidade mineira. As concessionárias Harley-Davidson de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, por exemplo, divulgaram, para seus clientes, uma programação para quem se interessar em participar.

Leia também: 5 Anos na Estrada

Os motociclistas sairão no dia 20 pela manhã, em comboio, com paradas programadas pelo caminho e equipe de apoio coordenado por pessoal do Grupo AB, dono das concessionárias da marca nestas duas cidades. Da capital mineira até São Lourenço são 385 quilômetros e, do Rio, são 600 quilômetros.

área de 4 mil m2
Bike Fest em São Lourenço acontece em uma área de quase 4 mil m2 (Foto: Production Eventos/Divulgação)

Estrutura na Praça

Em São Lourenço, a Production Eventos, responsável pela organização, preparou uma estrutura de 3.800 mil m2 na Praça João Lage, no centro da cidade. No mesmo local e período, acontece o Festival de Blues e Jazz, com shows de artistas incríveis.

Uma das novidades deste ano é o super palco montado com um cascata de água. A cenografia grandiosa vai chamar a atenção de todos os visitantes e faz todo sentido. Afinal, São Loureço faz parte do Circuito das Águas Estâncias Hidrominerais de Minas Gerais.

Turística a cidade já está acostumada a receber este tipo de encontro, com a oferta de infraestrutura de hotéis, restaurantes e atrações turísticas. O evento vai atrair milhares de pessoas e movimentar a economia da região. Apesar da confusão – no bom sentido – que as motos e motociclistas possam causar, a cidade agradece.

Leia também: Haja habilidade

Para o secretário municipal de turismo de São Lourenço, Alexandre Melo, eventos como o Bike Fest, que já se encontra em sua quinta edição na cidade, além de induzir a vinda de turistas e do público amante de motocicletas,  alavanca a economia local com hospedagem nos hotéis, alimentação nos restaurantes e o comércio de uma forma geral. “O que nos deixa muito feliz e seguros de manter uma parceria duradoura entre a prefeitura e a organização do evento, trazendo visibilidade e prosperidade para São Lourenço”, afirma.

A turma dos hotéis valida a opinião do secretário. A edição do Bike Fest deste ano acontece num momento muito importante para a rede hoteleira local, que sofreu muito com a pandemia.

O representante patronal da rede de Hospedagem e Alimentação de São Lourenço e Região, Danio Benciveni de Souza, ressalta a importância da iniciativa. “Principalmente depois de uma pandemia que prejudicou bastante o setor devido às restrições sanitárias impostas. Além de abastecer com recursos todo o comércio direto e indireto, o Bike Fest traz novidades e alegria para os turistas, moradores da cidade e região. Esperamos uma ocupação de 90% das vagas disponíveis neste período”, acrescenta.

controle de público
Os visitantes terão entrada gratuita, mas haverá controle de público para maior segurança (Foto: Production Eventos/Divulgação)

Acesso gratuito, mas controlado

A Production Eventos desenvolveu uma série de ações para que o encontro seja realizado de forma segura e confortável, seguindo protocolos sanitários municipais.

Para melhor organizar e facilitar a vida dos participantes, foi continuada a parceria com a plataforma virtual GoFree, que possibilita a inscrição gratuita e acesso dos visitantes às áreas comuns do evento.

O objetivo é que a organização possa fazer o controle de público, evitar superlotação nas áreas comuns e oferecer conforto a todos.

Para fazer a inscrição gratuita e ter acesso, o visitante precisa entrar no site da GoFree (Link) , acessar a página do Bike Fest São Lourenço 2022, onde vai encontrar todas as informações sobre o evento, como datas, horários, atrações, programação e até a imagem do modelo de camisa da edição deste ano.

O site é intuitivo e solicita o preenchimento de cadastro. Ao final, vai gerar um e-mail com sua inscrição para apresentar no dia do evento, impresso ou no celular. Importante salientar, o acesso é gratuito e a inscrição servirá apenas para controle de público por parte dos organizadores.

Segurança sanitária

Outra medida importante adotada pela Production Eventos diz respeito à segurança sanitária. A parceria com uma empresa especializada em higienização (DCA Distribuidora) de São Lourenço permite que os ambientes fiquem protegidos não só contra o coronavírus, como também de outros vírus e bactérias nocivos à saúde.

O produto – chamado Nippo Bac Plus – é o mesmo utilizado em desinfecção de superfícies de centros médicos, inclusive UTIs, e forma uma espécie de película protetora e duradoura, além de ser inodoro.

Leia também: Voltz eletrifica o Brasil

A aspersão acontece todos os dias antes da abertura dos ambientes para o público, incluindo sanitários e a área de alimentação.

A mesma empresa contratada é responsável pela instalação e reposição dos diversos dispensers de álcool em gel, que vão ficar espalhados pelos ambientes, além do abastecimento constante de sabão líquido e papéis higiênicos e para mãos nos sanitários.

Ponto forte

A estrutura é sinônimo de qualidade e modernidade. Os enormes espaços cobertos são montados de forma que todos os expositores possuam o destaque necessário para atrair visitantes e possíveis clientes.

“Para o público, a infraestrutura também é um ponto forte, gerando conforto e segurança para todos. As três cidades escolhidas são turísticas e possuem estabelecimentos que atendam a todos em suas necessidades”, acrescenta o diretor da Production Eventos, Milton Furtado.

Segundo ele, os eventos atraem milhares de pessoas para as cidades e movimentam sobremaneira as economias das regiões. “Além disso, os Bike Fests têm como objetivo a disseminação de cultura motociclística e lazer gratuitos, alcançando toda a população e contribuindo, dessa forma, com o enriquecimento educativo e cultural para seus visitantes”, observa.

7 mil motos de expectativa
Cerca de 7 mil motos são esperadas no evento (Foto: Production Eventos/Divulgação)

Marcas importantes

Marcas importantes do segmento das duas rodas marcam presença em São Lourenço 2022. Harley-Davidson, BMW, Triumph e Honda terão estandes para apresentação de seus modelos. A X11, especializada em equipamentos de proteção aos motociclistas, também marca presença no Bike Fest São Lourenço, onde vai mostrar capacetes, jaquetas, calças, luvas, entre outras vestimentas.

Já a Moto Raja, também especializada em componentes e acessórios para motos e motociclistas, é outra que estará no evento no Sul de Minas. A Pirelli, por sua vez, terá uma estande para realizar serviços de troca de pneus.

Na grande praça de alimentação montada na área do Bike fest, a cervejaria Krug Bier fará o lançamento da cerveja “Bike Fest”, uma homenagem ao melhor encontro do gênero do País, na opinião dos próprios motociclistas.

Texto: Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários