Confira como anda o Cronos com motor 1.3 e câmbio CVT

Andamos na versão do sedã compacto da Fiat equipada com motor 1.3 Firefly, que gera 107cv com etanol, e câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas e possibilidade de trocas manuais por meio da alavanca. O conjunto trabalha de forma bem afinada, proporcionando um desempenho razoável, tanto em termos de performance como de consumo. Outro atrativo do modelo é o espaço interno, que acomoda com conforto quatro adultos e uma criança e tem um porta-malas bem generoso, de 525 litros, capaz de acomodar uma bagagem de uma viagem longa de férias ou de uma compra de mês de supermercado. A lista de equipamentos não é muito ampla, mas inclui monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade e central multimídia Uconnect com tela sensível de sete polegadas.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para os faróis com luzes de LED, a grade em colmeia que traz duas barras cromadas e que dá um toque de elegância ao sedã; e a tomada de ar inferior, que também é em colmeia. A versão não tem luzes de neblina.

Rodas de 15

De perfil, sobressaem-se os retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, os repetidores de seta nos retrovisores e as rodas de liga de 15 polegadas com desenho mais elegante. Os dois últimos fazem parte do pacote de opcionais S-Design.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as lanternas com lentes escurecidas dão um pequeno toque de esportividade ao modelo. Também chamam a atenção o para-choque na cor preta com detalhe em colmeia que remete à grade dianteira.

Cinza e preto

Com predominância das cores cinza e preta (incluindo teto e colunas), bancos forrados em tecido (compatível com o nosso clima tropical e de toque suave) e alguns plásticos rígidos, o acabamento interno é compatível com a proposta do carro.

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Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno acomoda com certo conforto quatro adultos e uma criança, com bom espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. O porta-malas (de 525 litros) tem boa capacidade e fácil acesso para colocar as bagagens.

Encosto

Por outro lado, o encosto do banco traseiro não é rebatível em 1/3 e 2/3, somente rebatimento de todo o encosto, inviabilizando a flexibilidade de levar, por exemplo, um objeto mais comprido conjugado com um passageiro no banco de trás.

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Foto: Eduardo Aquino

A central multimídia Uconnect tem tela sensível ao toque de sete polegadas de boa visualização, duas entradas USB (uma para o banco de trás), comando de voz e possibilita o espelhamento de celulares Android Auto ou Apple Car.

Posição de dirigir

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista com regulagem de altura do seu banco. Infelizmente, a coluna de direção tem apenas o ajuste de altura, faltando a regulagem de distância para achar uma posição mais confortável.

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Foto: Eduardo Aquino

Com tela em TFT de 3,5 polegadas, o quadro de instrumentos é completo, incluindo mostrador de temperatura do motor. Ao centro, as informações do computador de bordo (que é bem completo) são bem visíveis.

Manobras

O volante tem boa pega e abriga os comandos do rádio e telefone. Para sair de vagas apertadas, o motorista conta com uma boa calibragem da assistência elétrica da direção, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

Na lista de equipamentos de segurança, destaque para os controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e sinalização de frenagem de emergência.

Espaço interno

Em termos de conforto, o motorista conta com controle automático de velocidade, que possibilita, por exemplo, rodar em velocidade constante naquelas rodovias de pista dupla menos movimentadas; e com assistente de partida em rampa.

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Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.3 Firefly, que gera 107cv quando alimentado por etanol, proporciona um desempenho razoável para um sedã desse porte. Mas, para manter uma boa performance, o motorista deve manter os giros um pouco mais elevados.

Retomadas

Para obter boas retomadas de velocidade, que podem ser traduzidas em ultrapassagens mais seguras, é melhor usar o modo Sport, que é acionado por uma tecla no volante, e as trocas manuais de marcha, que são feitas na própria alavanca.

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Foto: Eduardo Aquino

Com dois adultos, apenas etanol no tanque e ar ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 8,8km/l num trânsito urbano bem tumultuado e em torno de 11km/l em estrada de pista dupla e com pouco trânsito.

O conjunto de suspensão é mais voltado para o conforto, conseguindo filtrar bem as irregularidades do piso e com baixo nível de ruído, mas não chega a comprometer o equilíbrio em curvas mais fechadas.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, oito válvulas, Flex, que gera potências de 98cv (gasolina) a 6.000rpm e de 107cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 13,2kgfm (gasolina) a 4.250rpm e de 13,7kgfm (etanol) a 4.000rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,36m; largura, 1,72m; altura, 1,51m; e entre-eixos, 2,52m

Altura do solo – 13,5cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60 R15

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Porta-malas – 525 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.155 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Quadro de instrumentos com tela em TFT de 3,5 polegadas personalizável, direção elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, maçaneta e retrovisores externos na cor do veículo, faróis dianteiros com LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sinalização de frenagem de emergência, computador de bordo, ar-condicionado, alarme, controle automático de velocidade, volante com comandos de rádio e telefone, coluna de direção com regulagem de altura, central multimídia Uconnect com tela sensível de sete polegadas (Android Auto, Apple Car Play, Bluetooth, duas entradas USB e comando de voz), Lane Change (acionamento das setas indicando trocas de faixa), monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiro com visualizado gráfico, assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Opcional – Pacote S-Design (retrovisores externos elétricos com rebatimento automático do lado direito ao acionar a ré, retrovisores externos com indicador de direção, sensor de temperatura externa, câmera de ré com linhas dinâmicas e rodas de liga leve de 15 polegadas), R$ 3.990,00.

Preços – R$ 98.990,00. Com pintura perolizada e Kit S-Design, sobe para R$ 104.970,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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