Confira como foi o teste do pequeno aventureiro da Fiat

Andamos no pequenino aventureiro que incorpora visual bonito e diferenciado, incluindo logo da Fiat na grade dianteira e tampa do porta-malas escurecido, molduras nas caixas de roda, para-choques exclusivos, teto, barras e retrovisores externos na cor preta, adesivo no capô, pintura lateral na parte de baixo das portas, adesivo na tampa traseira e faróis com máscara negra; e suspensão elevada. Destaque para a central multimídia com tela de sete polegadas, controle eletrônico de estabilidade, sistema para fixar cadeiras infantis, as dimensões externas reduzidas que facilitam a mobilidade no trânsito urbano e boa altura do solo e bons ângulos de entrada, saída e rampa, que ajudam na hora de rodar fora do asfalto. Por outro lado, as acelerações e retomadas de velocidade são muito limitadas e o espaço interno, muito reduzido.

Foto: Eduardo Aquino

A versão Trekking do subcompacto da Fiat é ao mesmo tempo a opção aventureira, com o apelo visual que esses modelos incorporam, e a topo de linha, com uma lista de equipamentos e opcionais mais incrementada.

Pacote Style

Vale ressaltar que as bonitas rodas de liga leve de 14 polegadas e os retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (que vira pra baixo quando você engate a ré) e luzes indicadoras de direção são opcionais do pacote Style, que custa R$ 2.200,00.

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Foto: Eduardo Aquino

Também vale lembrar que a cor Cinza Strato, que acrescenta R$ 1.290,00 ao preço final, é exclusiva da versão aventureira, que também pode vir nas cores sólidas Preto Vulcano, Branco Banchisa e Vermelho Monte Carlo e na metálica Cinza Silverstone.

Detalhes

Por dentro, o acabamento mais espartano é compatível com um modelo de entrada. Mas a versão Trekking traz detalhes interessante como porta-óculos e espelho auxiliar, que possibilita ao motorista dar aquela espiadinha nos filhos no banco de trás.

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Foto: Eduardo Aquino

O preto brilhante presente no volante e saídas do ar-condicionado e o revestimento dos bancos em tecido de bonito desenho, toque agradável e compatível com nosso clima tropical e com costuras aparentes quebram um pouco a simplicidade do ambiente.

Multifuncional

O volante tem boa pega e, na opção aventureira, ele é (de série) multifuncional e abriga comandos de áudio, computador de bordo e telefone, que possibilita ao motorista atender ligações sem tirar a mão do volante, proporcionando mais segurança.

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Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens de altura do seu banco (infelizmente é por alavanca e não por botão giratório) e da coluna de direção, que não tem a ajuste de distância.

Comodidade

Entre os itens de conforto e comodidade na opção Trekking do Mobi, estão o ar-condicionado, a entrada USB no console, as aberturas internas do tanque e do porta-malas e os porta-objetos e porta-copos no console central.

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Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno do Mobi oferece conforto para os ocupantes dos bancos dianteiros, já que os bancos traseiros não acomodam bem adultos de maior estatura. O porta-malas de 200 litros também é bem limitado, mas compatível com a proposta urbana.

Agilidade

Por outro lado, as reduzidas dimensões externas deixam o Mobi bem à vontade no trânsito urbano. Encontrar uma vaga e sair dela é mais fácil e trafegar com agilidade no trânsito mais intenso é uma tarefa mais simples.

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Foto: Eduardo Aquino

Um dos principais pontos positivos da opção Trekking é a central multimídia com tela sensível de sete polegadas (posicionado no alto e no centro do painel), conexão Wireless, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz.

Estabilidade

Entre os itens de segurança, o grande destaque é uma novidade (infelizmente como opcional) no Mobi: o controle eletrônico de estabilidade, que atua como um “anjo da guarda” quando o motorista exagera numa curva mais fechada.

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Foto: Eduardo Aquino

Destaque também para o sensor de pressão dos pneus, a sinalização de frenagem de emergência (muito útil quando você vem em velocidade mais elevada e encontra um congestionamento pela frente) e para o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Motor 1.0

O motor 1.0 tem performance limitada e as acelerações e retomadas de velocidade exigem um pouco de paciência do motorista, e certo cuidado em ultrapassagens, principalmente se o carro estiver rodando com quatro adultos.

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Foto: Eduardo Aquino

Por outro lado, o nível de consumo é bem baixo: com dois adultos, gasolina no tanque e ar-condicionado desligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 12km/l na cidade e de 15,6km/l na estrada.

Câmbio

O câmbio tem engates precisos e macios, mas o curso da alavanca é um pouco longo. As relações de marcha estão bem escalonadas, mas existe um pequeno “buraco” (queda de rotação) entre a segunda e terceira marchas.

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Foto: Eduardo Aquino

Embora a assistência de direção seja hidráulica e não elétrica, que é mais moderna e eficiente, o sistema está bem calibrado, facilitando bastante as manobras e proporcionando um bom “peso” em velocidades mais elevadas.

Fora do asfalto

Para rodar fora do asfalto, o Mobi Trekking conta com bons ângulos de entrada (23,9°), de saída (40,7°) e de rampa (20°) e com boa altura do solo (19cm). O pequeno se saiu bem na estrada de terra ruim que encaramos durante a avaliação.

No asfalto, o conjunto de suspensão consegue conjugar bem conforto e estabilidade, absorvendo bem as irregularidades do piso e proporcionado segurança nas curvas mais fechadas e de piso irregular.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, Flex, 999cm³ de cilindrada, oito válvulas, que gera potências de 71cv (gasolina) e 74cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 9,3kgfm (gasolina) e 9,7kgfm (etanol) a 3.250rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência hidráulica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores; e traseira, com eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 3,55m; largura, 1,66m; altura, 1,55m; e distância entre-eixos, 2,30m

Altura mínima do solo – 19cm

Ângulo de entrada – 23,9°

Ângulo de saída – 20°

Freios – Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 14 polegadas, calçadas com pneus 175/65 R14

Carga útil (ocupantes+bagagem) – 400 quilos

Porta-malas – 200 litros

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 969 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Vidros elétricos dianteiros (one touch e anti esmagamento) e travas elétricas nas 4 porta, central multimídia com tela de sete polegadas (Android Auto e Apple Car Play, entrada USB e sistema de reconhecimento de voz), volante multifuncional, barras longitudinais no teto e moldura nas caixas de roda, retrovisores externos pintados em preto, tomada 12V, banco do motorista com regulagem de altura, bancos dianteiros com bolsa porta-objetos no encosto, molduras nas caixas de roda, teto na cor preta, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros; quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas, console de teto (porta objetos), ar condicionado, bolsa porta-objetos e porta-garrafa nas portas dianteiras, sistema follow me home, suspensão elevada, faróis com máscara negra, caracterização Trekking (adesivo no capô, badge no teto, pintura lateral preta e identificação na tampa traseira), sinalização de frenagem de emergência, pré-disposição para rádio (4 alto-falantes com 2 tweets e Antena), computador de bordo e console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro).

Opcionais – Pack Safety (controle eletrônico de estabilidade), R$ 700,00 e Pack Style (rodas de liga de 14 polegadas e retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e luzes indicadoras de direção), R$ 2.200,00.

Preços – R$ 72,290,00. Com todos os opcionais e pintura Cinza Strato, o preço sobe para R$ 76.480,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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