Fastback Limited Edition é tatuado com o escorpião da Abarth

Ele traz por todo o corpo tatuagens do escorpião e na alma um veneno de 185cv que, se não chega a ser uma dose digna da Abarth, a divisão de preparação esportiva dos carros do Grupo Stellantis (que engloba Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge, RAM, Peugeot e Citroën), proporciona um desempenho que agrada bastante ao novo SUV da Fiat. Assim é a versão Limited Edition, topo de linha do novo modelo, que tem visual esportivo, motor 1.3 turbo de 185cv e câmbio automático de seis marchas. Também são destaques do Fastback o amplo espaço interno, em especial para o enorme e acessível porta-malas de 516 litros, para o sistema multimídia bem completo com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e para o bom pacote de itens de conforto e segurança, incluindo frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança involuntária de faixa.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, que é muito parecida com a do Pulse, destaque para os faróis totalmente em LED, “unidos” por uma grade em colmeia na cor preto brilhante; para o para-choque estilizado e para os faróis auxiliares, posicionados bem embaixo.

Caída do teto

De perfil, fica bem claro porque o SUV tem o nome Fastback, que geralmente é usado para denominar modelos com essa “caída” de teto. Também se destacam as rodas de liga exclusivas de 18 polegadas e as coberturas plásticas nos para-lamas e soleiras.

Leia mais: Citroën C3 Feel 1.0

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, chamam a atenção as lanternas escurecidas e totalmente em LED, com desenho bem horizontalizado, o ressalto na tampa traseira e o para-choque, que traz uma fixa cromada que deixa de longe a impressão de dupla saída de escape.

Acabamento interno

O acabamento interno é de boa qualidade e busca dar ao ambiente um toque esportivo e elegante com bancos e volante revestidos em couro, interior na cor escura e detalhes em preto brilhante no volante, console e molduras das saídas de ar.

Leia mais: Ford Ranger FX4

Foto: Eduardo Aquino

Quanto ao espaço interno, o Fastback acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, pois quem senta no meio do banco traseiro sofre com a própria moldura do banco. Os que sentam nas laterais desfrutam de bom espaço para as pernas.

Porta-malas

Já o porta-malas é um dos maiores da categoria com 516 litros. Com o banco traseiro rebatido, sobe para 1.087 litros. Destaques também para o bom acesso devido à abertura da tampa e o tapete tipo bandeja, que facilita a limpeza.

Leia mais: Peugeot 2008 Style

Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagem de altura do seu banco (que prende bem o corpo com as abas laterais) e com regulagem de altura e distância da coluna de direção.

Botão do escorpião

De base achatada e revestido em couro, o volante tem boa pega e abriga os principais comandos de áudio, computador de bordo e multimídia, além do “botão vermelho do escorpião”, que aciona o modo esportivo.

Leia mais: Chevrolet Equinox RS

Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos tem tela de sete polegadas de boa visualização, independente do ajuste de altura da coluna de direção, e que pode ser configurado de acordo com as informações que o motorista deseja receber.

Multimídia

Com tela sensível ao toque de bom tamanho (10,1 polegadas) e bem posicionada, no alto e no centro do painel, a central multimídia possibilita o espelhamento de celulares e disponibiliza internet pela Wi-Fi embarcada.

Leia mais: Kavak no Oriente Médio

Foto: Eduardo Aquino

Na lista de itens de conforto, destaque para o freio de estacionamento elétrico, o carregamento de celular por indução, ar-condicionado automático e digital com saídas para o banco traseiro e controle automático de velocidade.

Segurança

Já o pacote de segurança inclui equipamentos como airbags frontais e laterais, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, controles de tração e estabilidade e monitoramento da pressão dos pneus.

Leia mais: Nissan Frontier Platinum 2.3 4×4

Foto: Eduardo Aquino

Quem quiser investir em mais segurança, vale a pena investir no opcional Pack Connect, que custa R$ 2.850,00 e inclui Alerta Preventivo de Furto, Chamada Automática de Emergência e Assistente de Recuperação a Roubo e Furto.

Manobras

Para manobrar em espaços apertados, o Fastback Limited Edition conta com boa calibragem da direção elétrica (que deveria ter um “maior peso” em velocidades mais elevadas), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Leia mais: Chinesa BYD chega a BH

Foto: Eduardo Aquino

Embora não tenha a mesma pegada esportiva dos modelos preparados pela Abarth (nesses o “veneno” do escorpião costuma ser mais forte), essa versão do Fastback proporciona boas acelerações (0 a 100km/h em 8,1s) e retomadas de velocidade.

Tocada esportiva

Quando de aciona o botão vermelho no volante (leia-se modo esportivo) e se opta pelas mudanças de marchas manuais junto ao volante em vez das trocas automáticas, a tocada se torna ainda mais prazerosa.

Leia mais: Fiat Pulse Impetus Turbo

Foto: Eduardo Aquino

E o motor 1.3 turbo de 185cv proporciona essa boa performance com baixo nível de consumo. Em viagem com quatro adultos, bagagens, etanol no tanque e ar ligado, o computador de bordo registrou médias em torno de 10,8km/l na estrada.

A calibragem da suspensão segue a filosofia esportiva da versão Limited Edition e segura bem a carroceria mesmo nas curvas mais fechadas e de piso irregular. O conforto não é o ponto forte, mas não chega a ser comprometido.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta de combustível, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores; e traseira, eixo de torção com rodas semi-independentes

Dimensões – Comprimento, 4,43m; largura, 1,77m; altura, 1,54m; e distância entre-eixos, 2,53m

Altura mínima do solo – 19,2cm

Ângulo de entrada – 20,4°

Ângulo de saída – 24,3°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/45 R18

Porta-malas – 516 litros

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Tanque – 47 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.304 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Câmera de ré, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, ar-condicionado automático e digital com saídas traseiras, banco do motorista com regulagem de altura, faróis em LED, controle automático de velocidade, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto, controles de tração e estabilidade, banco traseiro bipartido, computador de bordo, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, assistente de partida em rampa, airbags frontais e laterais, tapetes de carpete, carregador do celular por indução, volante com regularem de altura e distância, chave presencial, multimídia com tela de 10,1 polegadas, monitoramento de pressão dos pneus, bancos revestidos em couro, teto bicolor, sensores de chuva e de luminosidade, faróis de neblina com função cornering lamps e aletas para mudança de marcha.

Opcionais – Pack Connect (alerta preventivo de furto, chamada automática de emergência e assistente de recuperação a roubo e furto), R$ 2.850,00; e rodas de liga premium de 16 polegadas, R$ 990,00.

Preços – R$ 149.990,00. Com pintura metálica e todos os opcionais, sobe para R$ 155.820,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!