Toro Freedom T270: visual e fôlegos renovados

Motor turbo com abundante força em baixas rotações, proporcionando acelerações e retomadas de velocidade dignas de uma picape esportiva; e mudanças no visual externo e no painel, que deixaram a Toro com um ar ainda mais moderno, são os principais atrativos dessa versão. Além disso, merecem elogios também a suspensão, com sistema multlink na traseira, que deixa o rodar parecido com o de um carro de passeio; e algumas qualidades, como boa altura do solo e sistema que bloqueia a roda que gira em falso, que possibilitam pequenas aventuras no fora-de-estrada. Por outro lado, como se trata de um motor turbo com injeção direta e bloco em alumínio, de concepção bem moderna, esperava-se um nível de consumo um pouco mais eficiente.

Foto: Eduardo Aquino

As principais mudanças de estilo na nova Toro se concentram na frente. Destaque para a grande grade, que ostenta o novo símbolo da Fiat cromado e une os faróis e luzes totalmente em LED; e para o para-choque, que tem toque aventureiro.

Rodas esportivas

De perfil, onde o visual é quase o mesmo, chamam a atenção as coberturas plásticas dos para-lamas e soleiras na cor preta, também presente na coluna central; as barras longitudinais no teto e as rodas de 17 polegadas com desenho exclusivo da versão.

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Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, as lanternas em LED continuam dando um toque de charme ao design da Toro. Também se destacam a tampa com abertura elétrica, a capota marítima (de série na Freedom) e para-choque com estribo que facilita o acesso à caçamba.

Novo painel

A primeira mudança que se nota ao entrar na Toro Freedom T270 é o painel, que ganhou um desenho mais moderno e deu um ar mais sofisticado ao interior. O quadro de instrumentos digital pode ser configurado ao gosto do motorista.

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Foto: Eduardo Aquino

Embora com boa presença de plásticos duros, o acabamento interno é de boa qualidade, com detalhes em preto brilhante. Mas a forração em couro dos bancos, volante e painéis de porta faz parte de um pacote de opcionais, o Conforto Plus.

Espaço interno

O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos, já que quem senta no meio é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto. Mas o espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro é bom.

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Foto: Eduardo Aquino

A caçamba leva 937 litros e tem carga útil (ocupantes e bagagens) de 750 quilos. A tampa bipartida, o protetor de caçamba, a capota marítima e vários ganchos para amarração facilitam o transporte de carga. Mas falta protetor para o vidro traseiro.

Connect Me

O sistema multimídia é bem completo e intuitivo e tem tela de 8,4 polegadas sensível ao toque. Com a plataforma Connect Me (opcional), o usuário pode via celular acessar diversos serviços e funções: manutenção, segurança, entretenimento, entre outras.

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Foto: Eduardo Aquino

Revestido em couro, o volante tem boa pega e abriga diversos comandos (áudio, multimídia, telefone etc.). Com as regulagens de altura do banco e da coluna de direção em altura e distância é fácil encontrar uma boa posição de dirigir.

Por indução

O carregador de celular por indução faz parte do pacote opcional Conforto Plus, que traz outros itens que facilitam a vida do motorista como sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e o serviço Connect Me.

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Foto: Eduardo Aquino

O Conforto Plus também inclui itens importantes de segurança, como farol alto automático, que pode evitar a perigosa “guerra dos faróis”, frenagem automática de emergência e aviso de saída de faixa com interferência na direção.

Segurança

O pacote de itens de segurança de série inclui seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Boa altura do solo, bons ângulos de ataque e saída e o sistema E-Locker TC+, que trava a roda que estiver deslizando e transfere o torque para a outra, possibilitam ao motorista encarar pequenas aventura em estradas de terra mais ruins.

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Foto: Eduardo Aquino

Mas a maior virtude da Toro Freedom T270 fica debaixo do capô: o moderno motor 1.3, com turbo, injeção direta de combustível, bloco de alumínio e o sistema de controle de válvulas e carga MultiAir III.

Torque em baixa

Na prática, o novo motor tem um torque abundante em baixas rotações e proporciona um bom fôlego para a Toro, principalmente nas acelerações e retomadas de velocidade. O motorista realiza ultrapassagens com muita segurança.

Já o consumo poderia ser um pouco mais eficiente para um motor moderno. Com apenas o motorista, ar ligado e apenas etanol no tanque, o computador de bordo registrou médias em torno de 5,8km/l na cidade e que ficaram abaixo de 8km/l na estrada.

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Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático trabalha suave, aproveitando bem toda a força do motor. O modo Sport é mais prazeroso. Mas as trocas manuais acompanham mais a tocada esportiva, seja pelas borboletas junto ao volante ou pela alavanca de marcha.

Maciez elétrica

A assistência elétrica da direção torna as manobras para sair das vagas apertadas mais fáceis. O “peso” em velocidades mais elevadas transmite segurança ao motorista quando é preciso, por exemplo, fazer um desvio de emergência.

A suspensão continua a mesma e ainda bem que sim, pois a Toro tem um sistema que consegue equilibrar bem conforto e estabilidade, possibilitando um rodar muito parecido com o de um automóvel de passeio.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, 16V, Flex, que gera potências de 180cv (gasolina) e de 185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.750rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores; e traseira, independente, do tipo multlink, com braços transversais e longitudinais

Dimensões – Comprimento, 4,94m; largura, 1,84m; altura, 1,73m; e entre-eixos, 2,99m

Altura do solo – 25,12cm

Ângulo de ataque – 24,8°

Ângulo de saída – 27,9°

Ângulo de rampa – 21°

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 17 polegadas, calçadas com pneus 225/60 R17

Carga útil (ocupantes mais bagagem) – 750 quilos

Volume da caçamba – 937 litros

Tanque – 55 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.658 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos de série – Controles de tração e estabilidade, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com regulagem de altura, barras longitudinais no teto, capota marítima, central multimídia com tela de 8,4 polegadas do tipo touchscreen (Apple CarPlay, Android Auto, comandos de voz, entrada auxiliar e porta USB), quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, volante multifuncional, computador de bordo, câmera de ré, direção elétrica, faróis Full LED, faróis de neblina em LED, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ganchos para amarração de carga na caçamba, assistente partida em subida, iluminação interna da caçamba, luzes diurnas e lanternas traseiras em LED, “borboletas” junto ao volante, controle automático de velocidade, protetor de caçamba, sensor de estacionamento, tampa traseira com abertura elétrica, tapetes em borracha, duas entradas USB (frontal e traseira), coluna de direção com regulagem de altura e distância e sensor de pressão dos pneus.

Opcional presente na versão avaliada – Pacote Conforto Plus, que inclui bancos em couro, carregador de celular por indução, farol alto automático, frenagem automática de emergência, aviso de saída de faixa, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro, retrovisor eletrocrômico e serviço de conectividade Fiat Connect Me (com diversas funções e serviços), R$ 7.700,00.

Preços – R$ 145.190,00. Com pintura metálica e Pacote Conforto Plus, sobe para R$ 155.390,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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