Ford Ranger FX4 encara qualquer aventura

Com tração 4×4, boa altura do solo, bons ângulos de entrada e saída, bloqueio do diferencial traseiro, pneus de uso misto e boa capacidade de imersão, a versão aventureira da picape encarou com muita disposição e desenvoltura trechos de estradas de terra ruim, lama e cascalho. O visual acompanha o ritmo de aventura, com adesivos com o nome da versão e grade dianteira, rodas, santantônio, estribos laterais e traseiro e coberturas plásticas nos para-lamas na cor preta, além de faróis e lanternas com máscara negra. O motor 3.2 turbodiesel também tem bastante fôlego para encarar qualquer parada no asfalto ou fora dele. Por outro lado, o preço é um pouco salgado, ultrapassando os R$ 300 mil.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a grade em colmeia na cor preto brilhante, que se harmoniza bem com os faróis totalmente em LED e traz estampado na barra superior o nome da picape; e para os faróis de neblina.

Coberturas plásticas

De perfil, os adesivos nas portas e na caçamba, as rodas de liga de 18 polegadas, o santantônio, os estribos, as coberturas plásticas nos para-lamas e os para-barros e as maçanetas das portas na cor preta compõem o visual esportivo.

Leia mais: Peugeot 2008 Style

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, o nome da picape em letras grandes “domina” a tampa da caçamba (o adesivo da versão fica menos destacado), que tem chave e maçaneta na cor preta; e o estribo antiderrapante facilita muito o acesso à caçamba.

Interior

Por dentro, o acabamento é de boa qualidade e deixa o ambiente com um visual esportivo elegante, com bancos e volante revestidos em couro e costuras vermelhas aparentes; e detalhes em preto brilhante, no volante, painéis e painéis de porta.

Leia mais: Chevrolet Equinox RS

Foto: Eduardo Aquino

O quadro de instrumentos traz o velocímetro analógico no centro e duas telas digitais que mostram o conta-giros, os marcadores de combustível e de temperatura do motor e as informações do computador de bordo, do áudio, entre outras.

Ajustes elétricos

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com diversos ajustes elétricos do banco, incluindo o lombar, que é manual. Mas falta o ajuste de distância da coluna de direção, que é regulável apenas em altura.

Leia mais: Kavak no Oriente M´édio

Foto: Eduardo Aquino

A Ranger FX4 vem com o multimídia Sync 3, que tem tela sensível ao toque de oito polegadas completamente integrada ao painel, em local de boa visualização, e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Conectividade

Em termos de conectividade, destaque também para o aplicativo FordPass Connect, que possibilita diversas funções, entre elas dar a partida remota e climatizar a cabine; acessar informações importantes, receber alertas e agendar serviços.

Leia mais: Nissan Frontier Platinum 2.3 4×4

Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno acomoda com relativo conforto cinco adultos. Relativo porque o assento do banco traseiro é um pouco curto e baixo para o conforto em longas viagens e porque o passageiro do meio é incomodado pela parte de trás do console.

Caçamba

A caçamba tem boa capacidade de carga, acomodando 1.180 litros e transportando 1.014 quilos, e tampa com chave e fácil de operar. Mas falta protetor de caçamba e cobertura marítima, que são opcionais; e protetor do vidro traseiro.

Leia mais: Chinesa BYD chega à BH

Foto: Eduardo Aquino

Para facilitar as manobras em lugares apertados, o motorista conta com retrovisores externos de bom tamanho, sensores de estacionamento traseiro (faltam os dianteiros), câmera de ré e boa calibragem da assistência elétrica da direção.

Conforto

No pacote de itens de conforto, destaque para o ar-condicionado de duas zonas, sensores de chuva e crepuscular, duas tomadas USB e duas de 12V e controle automático de velocidade, mas falta saída do ar para o banco traseiro.

Leia mais: Pulse Impetus Turbo

Foto: Eduardo Aquino

Entre os itens de segurança, vale citar os sete airbags, os controles de tração, estabilidade e de oscilação do reboque; o sistema anti-capotamento e adaptativo de carga e os assistentes de permanência em faixa e de fadiga.

Fora do asfalto

Na avaliação, a Ranger FX4 se mostrou bem à vontade fora do asfalto com tração 4×4, bons ângulos de entrada e saída, boa altura do solo, diferencial traseiro blocante, pneus de uso misto e boa capacidade (de 80cm) de imersão.

Leia mais: Chevrolet Onix PLus LT 1.0

Foto: Eduardo Aquino

Para se enquadrar nas novas normas anti-poluição do Programa de Controle de Emissões Proconve 7, a picape agora vem com tanque (com capacidade de 20 litros) para encher do aditivo Arla 32.

Fôlego

O motor turbodiesel 3.2 dá conta da tarefa de dar bom fôlego para uma picape que pesa mais de 2.200 quilos, tanto no asfalto quando fora dele. Com quatro adultos e carga de cerca de 300 quilos na caçamba, a performance foi razoável.

Leia mais: OshKosh 2022: números de um ano recorde

Foto: Eduardo Aquino

Nessa condição, e com o ar-condicionado ligado, o consumo também ficou dentro do razoável. Na estrada, o computador de bordo registrou médias em torno de 10,8km/l sem forçar o ritmo de viagem.

Seis velocidades

O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento suave e trabalha de forma eficiente para extrair toda a força do motor. As trocas manuais, que podem ser feitas na alavanca, melhoram a resposta nas acelerações e retomadas.

Como acontece com a maioria das picapes, quando está com a caçamba vazia, a Ranger FX4 pula um pouco, incomodando principalmente os passageiros do banco traseiro. Mas com ocupantes e carga, a situação de conforto melhora bastante.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Longitudinal, cinco cilindros em linha, 3.198cm³ de cilindrada, turbodiesel, que gera potência de 200cv de potência a 3.000rpm e torque de 47,9kgfm entre 1.750rpm e 2.500rpm

Transmissão – Tração 4×4, com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro, e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, do tipo independente; e traseira, eixo rígido

Dimensões – Comprimento, 5,35m; largura, 1,97m; altura, 1,82m; e distância entre-eixos, 3,22m

Altura do solo – 23,2cm

Ângulo de entrada – 28°

Ângulo de saída – 26°

Capacidade de imersão – 80cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus de uso misto 265/60 R18

Capacidade de carga – 1.014 quilos

Volume da caçamba – 1.180 litros

Tanque – 80 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.247 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Sistema de redução de poluentes com Arla 32, diferencial traseiro blocante eletrônico, faróis full-LED, sistema AdvanceTrac: controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema anticapotamento e adaptativo de carga, controle de oscilação de reboque, assistente de partida em rampas, assistente de permanência em faixa, assistente de fadiga, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, conectividade FordPass, central multimídia SYNC 3, ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, sete airbags, painel digital com duas telas, rodas de liga de 18 polegadas, Pirelli Scorpion ATR 18” (50% on road – 50% offroad), tampa traseira assistida, cinco anos de garantia, santantônio exclusivo, estribos plataforma, alargadores de para-lama, grade exclusiva, faixas laterais e emblema traseiro FX4, bancos com revestimento premium, ajuste elétrico e lombar para o motorista, puxadores internos e painel e volante com acabamento exclusivo.

Preço – R$ 301.790.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!