Saiba como foi o teste do SUV híbrido da Jeep

Assim como outras marcas, a Jeep também já iniciou o seu movimento em direção aos híbridos e elétricos. E andamos no primeiro modelo que ela lançou no Brasil importado da Itália: o Compass S 4xe, um híbrido do tipo plug-in (a bateria pode ser recarregada em tomadas) que mistura um motor a combustão a gasolina, com turbo e injeção direta, que gera 180cv de potência, com outros dois elétricos, que geram 60cv de potência e, os três juntos, desenvolvem 240cv de potência. Na prática, esse fôlego proporciona ao Jeep híbrido desempenho de desportivo, demorando menos de 7 segundos para chegar aos 100km/h; com um consumo de fazer inveja aos modelos 1.0 turbo. O preço pode parecer bem salgado para um Compass, mas, quando se olha a extensa lista de equipamentos de série de conforto e segurança, ele não está tão fora da curva assim.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, essa versão S importada difere da brasileira apenas nos faróis com projetores e na cor azul que contorna o logo da marca. No mais, os destaques são os mesmos: grade e tomada de ar inferior na cor preta e para-choque na cor da carroceria.

De perfil, as rodas de liga de 19 polegadas têm o mesmo desenho das que equipam a que é fabricada em Pernambuco, mas o acabamento é na cor preta, que dá uma pegada mais esportiva e combinada mais com o teto e a capa dos retrovisores.

A avaliação do Acelera Aí também está em movimento. Confira o vídeo:

Lentes escurecidas

Na traseira, o logo Jeep também traz o azul em seu contorno. Também se destacam as lanternas totalmente em LED com lentes escurecidas, as luzes de neblina no para-choque e o para-choque na cor da carroceria.

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Por dentro, o acabamento é de boa qualidade e passa uma boa impressão, com bancos (ventilados), volante e alavanca do câmbio revestidos em couro; e o uso de materiais de toque agradável e detalhes em preto brilhante no painel e console.

A tarefa de encontrar uma boa posição de dirigir pelo motorista é facilitada pelos ajustes elétricos do seu banco (incluindo a importante regulagem lombar) e pela coluna de direção, que pode ser regulada em altura e distância.

Espaço interno

Em termos de espaço interno, a versão híbrida proporciona o mesmo conforto da S nacional, ou seja, acomoda quatro adultos e uma criança. Mas a capacidade do porta-malas foi um pouco reduzida, de 476 litros para 420.

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Foto: Eduardo Aquino

A central multimídia tem tela sensível ao toque de 10 polegadas (Apple CarPlay, Android Auto e Alexa) e o interessante sistema Adventure Intelligence Plus, que ajuda a encontrar, reservar e fornecer informações sobre pontos de recarga.

O quadro de instrumentos digital tem tela de 10,25 polegadas e mostra como está a carga da bateria, a autonomia e o modo de direção escolhido pelo motorista. O volante tem boa pega e abriga comandos de áudio e computador de bordo.

Conforto

A lista de itens de conforto é bem ampla, com destaque para o ar de duas zonas, o teto solar de painel duplo, abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, sistema de som premium Alpine e carregador de celular por indução.

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Foto: Eduardo Aquino

Para auxiliar a condução semiautônoma, o Compass S 4xe tem controle automático de velocidade adaptativo, farol alto automático, reconhecimento de placas de trânsito e sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist).

Falando em segurança, a lista também é bem completa, incluindo aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, detector de fadiga do motorista e controle eletrônico anti-capotamento.

Sete airbags

Também é importante citar os controles de tração e estabilidade, os sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), o aviso de mudança de faixa e o monitoramento de pontos cegos.

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Foto: Eduardo Aquino

Para sair de vagas apertadas ou manobrar em espaços reduzidos, o motorista conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmeras 360° e de ré com imagens em boa resolução e uma boa calibragem elétrica da direção.

Gasolina e eletricidade

O conjunto híbrido do Compass é composto pelo motor 1.3 turbo com injeção direta de gasolina (de 180cv) na dianteira) e por dois motores elétricos (de 60cv) na traseira. Juntos, eles desenvolvem a potência combinada de 240cv.

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Foto: Eduardo Aquino

Com câmbio automático de seis marchas, a tração é integral e elétrica. Por meio de teclas posicionadas do lado esquerdo da coluna de direção, o motorista pode optar entre três modos de condução: Híbrido, Elétrico ou E-Save.

Híbrido

No modo híbrido, quando você trafega sem pressionar muito o acelerador, o Compass 4xe usa apenas o motor elétrico. Nas acelerações e retomadas de velocidade, o motor a gasolina entra em cena com todo fôlego, garantindo ultrapassagens com segurança.

Foto: Eduardo Aquino

A autonomia no modo elétrico, segundo a Jeep, é de 44 quilômetros, mas isso vai depender muito do tipo de trânsito enfrentado, do uso do ar-condicionado e do peso que o veículo carrega (ocupantes, bagagens etc.).

Modo E-Save

Ao optar pelo modo E-Save, o motorista consegue manter ou mesmo carregar a bateria usando a própria força do motor térmico e as frenagens regenerativas. Nesse modo, a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80%.

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Foto: Eduardo Aquino

Para um SUV que pesa quase duas toneladas (principalmente devido ao peso do conjunto de baterias), o Compass 4xe tem uma performance elogiável: acelera de 0 a 100km/h em apenas 6,8 segundos e crava a máxima de 206km/h.

E faz isso com um consumo também digno de elogio. Rodando no modo híbrido, ar desligado e com as baterias carregadas, o computador de bordo registrou médias em torno de 23,6km/l na cidade e de 24,8km/l na estrada.

Tanque

Embora o tanque de gasolina tenha uma capacidade bem menor do que a do tanque do Compass S nacional (a capacidade foi reduzida de 60 para 36 litros por causa das baterias), a autonomia (de 927 quilômetros) não limita viagens.

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Foto: Eduardo Aquino

As baterias do Compass 4xe podem ser recarregadas em casa por meio do carregador portátil que vem no veículo (tomada de 110V/220V de três pinos). Nesse modo, a recarga demora entre quatro e 20 horas, de acordo com a tensão escolhida.

Recarga

Outra forma de carregamento doméstico é a instalação de um carregador de parede homologado pela Jeep, com potência de 7,4 kW, que possibilita a recarga completa em 100 minutos no modo mais rápido ou em nove horas no mais lento.

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Foto: Eduardo Aquino

A calibragem do conjunto de suspensão, que tem sistema McPherson nos dois eixos, está de acordo com a proposta do carro, que mistura uso familiar, mas que possibilita ao condutor alguns momentos de tocada prazerosa.

Quanto ao uso fora do asfalto, o Compass 4xe, embora não tenha pneus apropriados para isso, consegue se sair razoavelmente bem devido ao sistema de tração 4×4 com reduzida e seletor de terrenos, boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor a combustão – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, 16V, turbo e injeção direta de gasolina, que gera 180cv de potência a 5.750rpm e 27,5kgfm de torque a 1.750rpm

Motor elétrico – Traseiro, magnetos permanentes internos, que gera 60cv de potência e 25kgfm de torque

Potência combinada – 240cv

Bateria – 11,4kWh

Transmissão – Tração integral elétrica e câmbio automático de seis marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo McPherson

Dimensões – Comprimento, 4,40m; largura, 1,81m; altura, 1,64m; e entre-eixos, 2,63m

Altura do solo – 20,1cm

Ângulo de entrada – 20°

Ângulo de saída – 28°

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/45 R19

Porta-malas – 420 litros

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 400 quilos

Tanque – 36,5 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.908 quilos

Equipamentos – Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seletor de terrenos (Auto, Sand/mud, Snow e Sport), lanternas em LED, sistema E-coasting, câmera de ré, sensor de chuva, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistência de partida em rampa, tração 4×4 com 4wd lock E 4wd low, comutação automática dos faróis, controles eletrônicos de tração e estabilidade, leather ventilated seats, controle automático de velocidade, controle de descida, Tech & Convenience Pack, tomada auxiliar de 12V, detector de fadiga do motorista, abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico anti-capotamento, acabamento dos logotipos externos em azul, controle automático de velocidade adaptativo, entradas USB (A e C) no console traseiro, ganchos de fixação de carga no porta-malas, faróis complemente em LED, volante revestido em couro, central multimídia com tela sensível de 10 polegadas com Adventure Intelligence Plus, Alexa, Apple CarPlay Android Auto, navegação GPS; entrada USB tipo C, bancos em couro, ar-condicionado automático de duas zonas, câmera 360°, acabamento externo em grafite, sistema de som premium Alpine (oito alto-falantes e subwoofer), coluna de direção com ajuste de altura e distância, teto na cor preta, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregador portátil para a bateria de tração (110v/220v), sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, Adventure Intelligence Plus com funções exclusivas (Recarregue Agora, Programação de Recarga, Programação de Climatização e Telas do Veículo Híbrido), reconhecimento de placas de trânsito, sete airbags (frontais, laterais, de Cortina e para os joelhos do motorista), alavanca do câmbio em couro, teto solar elétrico panorâmico, rodas de 19 polegadas com acabamento Gloss Black, aviso de mudança de faixa, assistente de frenagem de emergência, teto solar de painel duplo, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), banco do motorista com regulagem elétrica, sensor crepuscular e monitoramento de pontos cegos.

Preço – R$ 347.300,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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