Jeep Renegade ganha novo visual e passa a ter apenas motor turboflex

Jeep Renegade
Novo Jeep Renegade é disponível em quatro versões, duas 4×2 e duas 4×4 (Foto: Studio Cerri)

Principal modelo da marca Jeep no Brasil, o Renegade passou por uma reestilização na linha 2022 que já está nas concessionárias do País. Além do tapa no visual, o SUV ganhou alguns conteúdos e perdeu a opção de motorização turbodiesel. Também não existe mais versão com transmissão manual.

Agora, o Renegade só com mecânica flex, na verdade, turboflex (o T270), que já equipa o Fiat Toro e o Jeep Compass. Ele gera 185 cv de potência, torque de 270 Nm (com qualquer combustível) que está disponível desde 1.750 rpm, e vem acoplado a um câmbio de seis ou nove marchas automático, conforme a configuração.

A família Renegade, portanto, fica assim dividida e com estes preços.

  • Sport T270 Turbo Flex AT6 4×2: R$ 123.990
  • Longitude T270 Turbo Flex AT6 4×2: R$ 138.990
  • S T270 Turbo Flex AT9 4×4: R$ 163.290
  • Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4: R$ 163.290

Aspecto robusto

Esteticamente, as atualizações são perceptíveis. O Renegade ficou com um aspecto realmente mãos robusto Os faróis circulares agora são Full LED em todas as versões com luz de direção integrada: ao acionar a seta, toda a borda do conjunto se ilumina.

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O para-choque da frente tem linhas fortes que cruzam a peça horizontalmente e emolduram os novos faróis auxiliares, também em LED. O conjunto recebeu uma peça proeminente na parte inferior e a tradicional grade sete fendas se manteve.

As rodas de liga leve têm novo desenho e podem ser de 17 ou 19 polegadas. Na versão Trailhawk há ainda um novo easter egg nas rodas.

Easter eggs são uma expressão bastante usada no mundo dos games, filmes e tecnologia para descrever uma referência ou algo que está escondido dentro de uma mídia. Geralmente, o autor do mistério dá pistas para que outras pessoas encontrem aquela coisa mantida em segredo. Nos veículos também funcionam assim.

Os retrovisores do Renegade trazem luzes de direção integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome “Jeep” gravado em ambos os lados do carro. O para-choque traseiro também foi redesenhado.

No interior, o Renegade recebeu novo volante adornado pelo badge Jeep. O novo apoio de braço central soma mais um easter egg, assim como no Commander. As palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo servem como um lembrete do ano de nascimento da marca.

Mais off-road

As versões 4×4 possuem até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. São eles:

  • Auto (Automático)
  • Sport (Esportivo)
  • Snow (neve, recomendado para pisos muito escorregadios)
  • Sand/Mud (Areia/Lama)
  • Rock (Pedra) – este último é exclusivo da versão Trailhawk.

O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.

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O modelo 4×2 chega de série com um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas (Traction Control +). Ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso.

Versões em detalhes

Conheça todas as versões do novo Renegade em termos de conteúdo:

  • Sport 4×2: seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17 polegadas, start-stop e bancos com forração exclusiva. Traz câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável. Opcional: Pack Exclusive, composto por rodas de 18 polegadas e bancos em couro;
  • Longitude 4×2: todos os itens da Sport e ainda borboletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4 polegadas também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de sete polegadas e carregador de celular sem fio. Conta ainda com ar-condicionado automático digital de duas zonas e rodas de liga-leve de 18 polegadas e bancos em couro em preto. Opcional: banco em couro na cor marrom;
  • Série S 4×4: todos os equipamentos do Longitude e agrega ainda tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista). E mais: bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Opcional: teto solar elétrico panorâmico;
  • Trailhawk 4×4: todos os itens da S, rodas de 17 polegadas de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes. O quadro de instrumentos digital de 7 polegadas tem uma animação exclusiva, enquanto a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock (pedra), ideal para encarar grandes obstáculos, algo possível graças aos ângulos off-road extremos: são 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de ângulo de saída. Opcional: teto solar elétrico panorâmico.

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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