Quais são os principais papéis de jogadores em um time de Counter Strike: Global Offensive

Quais são os principais papéis de jogadores em um time de Counter Strike: Global Offensive
(Reprodução/YouTube)

Para se tornar um melhor jogador de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) é preciso mais do que reflexos rápidos e uma boa mira. A compreensão de como o jogo funciona é essencial para evolução individual e do seu time.

É importante ressaltar que o CS:GO é um jogo extremamente dinâmico e não existem posições pré-determinadas, mas sim funções que um jogador pode desempenhar ao longo de uma partida, e extrair o melhor de suas características individuais. Além disso, noções como posicionamento, compreensão da física das granadas e alguns outros pontos citados aqui são básicos para um jogador que pretende disputar em alto nível.

Dito isto, Vamos então listar e detalhar quais são e como funcionam os papéis dentro do jogo no CS:GO:

Entry Fragger

O entry é o primeiro jogador a entrar no local defendido pelo time inimigo. Como primeira força de ataque, eles são responsáveis por “empurrar” a defesa inimiga, causando recuos, percebendo aonde estão dispostas as defesas inimigas e, principalmente, realizando as primeiras eliminações para que seu time avance e conclua o objetivo.

Dentre as características mais fortes de um bom entry fragger, podem ser destacadas as seguintes:

  • Habilidade de realizar jogadas individuais envolvendo flashes, smokes e outros utilitários;
  • Profundo conhecimento de lugares comuns e incomuns nos quais a defesa costuma se posicionar;
  • Conseguir lidar com situações desfavoráveis – sendo um dos primeiros a penetrar a defesa debaixo de muita bala, granadas etc e, ainda assim, conseguir comunicar e eliminar os inimigos;
  • Mais importante: SEM MEDO! O entry que parar para trocar tiro, ficar receoso de entrar no bomb, vai melar tudo.

Se um entry conseguiu invadir o bombsite e eliminar um inimigo antes de morrer, comunicando a situação da defesa inimiga enquanto isso, ele cumpriu bem seu papel. E mesmo se ele morre sem nenhum eliminação, mas forçou recuo e permitiu o avanço do seu time para posições de vantagem, ele ainda fez seu papel muito bem!

Por fim, recomendo que fiquem de olho em jogadores como apEX do EnVyUS, nitr0 do Team Liquid, dupreeh do Astralis, dentre outros dos grandes times, para entender a movimentação de um bom entry fragger em jogo. É um papel que todo jogador deve saber executar em um mínimo aceitável!

Suporte

Essa é a posição que anda quase de mãos dadas com o entry. O objetivo aqui é facilitar a vida do entry fragger. Jogadores que costumam se destacar nessa função têm características comuns como:

  • Um ótimo trabalho com granadas, acima da médiaPop flashesOne Way Smokes e outras técnicas devem estar bem afiadas para um jogador que estiver executando a função de suporte.
  • Invadir também o bombsite munido da informação que o entry conseguiu e realizar as eliminações, vingando (o que é chamado de “trocar frags”) ou ajudando o primeiro
  • Noção de jogo também acima da média, sabendo se virar em menor número, um jogador que foca em tomar decisões inteligentes e de risco mais calculado. Costumam se destacar em situações de clutch

Por mais que o entry seja capaz de utilizar-se de flashbangs, smokes e molotovs para fazer entradas melhores, o suporte deve trabalhar em conjunto com este, coordenando melhor a entrada e cobrindo pontos que o entry possa ficar limitado ou se esqueça.

Além disso, o suporte consegue realizar flashbangs atrasadas que garantem a invasão bem sucedida do seu time ao site. Smokes e molotovs que podem forçar o time defensor a trocar de posição ou recuar, facilitando o trabalho dos entries. Também dão cobertura ao resto do time no restante da investida, cuidando de ângulos que o resto do time não está focado.

Normalmente não acumulam muitas mortes no jogo, tomam decisões mais conservadoras, evitam tiroteios desnecessários.

De vários jogadores que desempenham esse papel de maneira excepcional, destaco principalmente Seized, do Na’Vi, Xyp9x, do Astralis ou krimz, do fnatic.

Lurker ou Costinhas

É quem vai tentar flanquear os jogadores do time inimigo no momento em que eles estão preocupados em defender algum bombsite. Enquanto seu time faz a invasão, ele espera em locais chave para visualizar a rotação da defesa, e usa do momento mais oportuno para surpreender e dar a vantagem ao seu time.

Dito isto, para cumprir bem este papel, existem dois pontos de extrema importância para ressaltar aqui:

  • Posicionamento;
  • Saber o momento certo de se revelar.

Ambos giram em torno do eixo da noção de jogo e experiência. Um bom costinhas não se afoba, sabe ler a rotação dos inimigos e se posicionar bem para pegá-los desprevenidos. Algumas vezes, vale a pena se revelar tardiamente, ou, às vezes, para ajudar o time, compensa trocar tiros mais cedo para dividir a atenção e confundir o time adversário.

Este vídeo dá uma ótima explicação e visão geral de como é o papel do lurker em jogo:

Alguns notáveis lurkers do CS:GO mundial são jogadores como GeT_RiGhT do NiP, Happy, do EnVyUS e fnx do Luminosity.

Capitão – ou In Game Leader

O papel do “cérebro” do time é bem claro e definido no CS, e é normalmente acompanhado de outro. O In-game Leader pode ser o lurker, o AWPer ou o suporte, e até mesmo, em alguns casos, o coach do time. Mas não deixa de ser uma função por si só.

Esse é o cara responsável por ler o jogo e tomar as decisões corretas para o time. Para se assumir como tal é preciso:

  • Conhecer características individuais de seus companheiros e como aproveitá-las da melhor maneira no jogo;
  • Estudo do jogo como um todo, até as posições, granadas e táticas mais frequentes;
  • Aplicar estratégias que se adequem a situação e contexto do jogo, sendo capaz de tomar decisões rápidas e mudar o esquema do time sempre que julgar necessário;
  • Profundo conhecimento das mecânicas de economia do CS:GO.

É talvez o papel mais desafiador dentro do Counter Strike e definitivamente não é para qualquer um. Hoje, o melhor in-game leader do mundo é o brasileiro FalleN, e podemos citar outros notáveis como Starix, do Na’Vi – que acumula a função de in-game leader e coach. 

Importante não confundir o coach com o IGL: São papéis com responsabilidades diferentes e que, como no exemplo supracitado, podem até funcionar juntos, mas isso não é regra.

Sniper – ou AWPer 

Assim como o IGL, o awper do time pode ser o entry, support ou lurker sem problemas, apenas com algumas diferenças na maneira de jogar. Além de, claro, uma ótima mira, um bom sniper deve:

  • Se movimentar muito bem, ter paciência e se posicionar de uma maneira que ele consiga o frag, e sair vivo sem maiores problemas.
  • Conseguir informações, conquistar espaço avançando e conseguir eliminações de maior relevância no jogo.

A função do AWP na ofensiva é, basicamente, causar as eliminações de maior impacto. Seja eliminando o awper inimigo e liberando a invasão de seus entries, seja atuando como suporte, chegando atrasado no bombsite e mantendo a mira na retaguarda ou em outras posições que permitam que os riflers mantenham-se fora da vista dos inimigos, ou outros diversos cenários possíveis.

Por ser uma arma cara, um bom AWPer tem que fazer contar cada bala e evitar morrer facilmente, sem riscos bobos ou jogadas mais arriscadas sem o suporte de um companheiro.

FalleN é hoje, talvez, o melhor jogador de AWP no cenário competitivo, seguido por vários outros exemplos, como GuardiaN, do Na’Vi, ou kennyS, do EnVyUS.

kennysawp
kennyS contra NiP

Papéis no CS:GO são fundamentos

No fim do dia, para se tornar um jogador de Counter Strike completo de verdade é preciso entender e saber executar todos esses papéis. É claro que existirão aqueles nos quais você se destaque – e isso é natural.

Portanto, é preciso reconhecer os pontos fortes e montar um time com equilíbrio, pois, apesar desses papéis e funções, não existem posições estáticas no CS:GO. Mas, se você não entender sua função no contexto da partida, vai acabar cometendo erros básicos e prejudicando o time. 

Se vocês têm algo a acrescentar, corrigir ou elogiar, ficaríamos felizes com os comentários neste artigo: só assim vamos aprender como podemos entregar o melhor conteúdo possível!