Mercedes C200 ganha mais fôlego com novo motor 1.5 turbo

Em sua sexta geração, o sedã de luxo da marca alemã ganhou um design menos clássico e um pouco mais esportivo, mas mantendo a elegância de sempre. Debaixo do capô, está o motor 1.5 turbo, eletrificado, que gera 204cv de potência e um bom torque em baixas rotações, proporcionando boa performance aliada a um baixo nível de consumo. Com trocas rápidas e suaves, o câmbio automático de nove marchas também merece destaque. No pacote tecnológico, destaque para o controle automático adaptativo de velocidade, o sistema de entretenimento e informação MBUX com inteligência artificial, os faróis altos adaptativos e o assistente ativo de manutenção de faixa.

Foto: Luís Otávio Pires

Os modelos da nova Classe C importados para o Brasil (o C200 e o C300) vieram com o pacote AMG Line, que incorpora uma estrela central na grade dianteira, que é “cortada” por uma barra cromada. Destaque também para os faróis full LED.

Linhas limpas

De perfil, destaque para as linhas limpas da carroceria, a frente mais longa e a traseira mais curta e as rodas de liga de 18 polegadas, que têm um desenho esportivo e são um pouco fechadas para melhorar a aerodinâmica.

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Foto: Luís Otávio Pires

Na traseira, enquanto as saídas duplas e estilizadas de escape ressaltam a esportividade, as lanternas em LED em forma de gota e com as funções de luz divididas entre a lateral e a tampa do porta-malas dão um toque de elegância ao sedã.

Aerodinâmica

A nova geração da Classe C ficou maior que a anterior: comprimento de 4,75m, a largura de 1,82m e entre-eixos de 2,86m. De acordo com a Mercedes, apesar das maiores dimensões, o bom coeficiente aerodinâmico (Cd de 0,24) foi mantido.

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Foto: Luís Otávio Pires

Por dentro, em função do aumento (de 25 mm) da distância entre-eixos, o espaço interno melhorou um pouco, principalmente para quem vai atrás, onde há conforto apenas para dois adultos em função do túnel central. O porta-malas tem boa capacidade: 455 litros.

Marrom e preto

O acabamento interno é digno de um Mercedes. Na versão avaliada, destaque para a forração dos bancos, painel e painéis de porta em couro marrom e preto, a cobertura em Artico do painel e a iluminação ambiente com fibras ópticas.

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Foto: Luís Otávio Pires

Entre os detalhes que chama a atenção no interior estão as cinco saídas de ar estilizadas e achatadas (lembram a turbina de um avião) e integradas em uma área de acabamento interno, que flui do console para o painel.

Alta resolução

Totalmente digital e configurável ao gosto do motorista, o quadro de instrumentos com tela LCD de alta resolução e 12,3 polegadas parece “flutuar” e fica posicionado em um local que facilita bastante a visualização de todas as informações.

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Foto: Luís Otávio Pires

No centro do painel está a tela sensível ao toque de 11,9 polegadas da completa central multimídia, posicionada na vertical. Continua o sistema MBUX com inteligência artificial. Você diz “Oi Mercedes” e pode dar comando vocal para diversas funções.

Assistente de direção

Entre os itens de assistente de direção, destaque para o sistema que pode manter automaticamente uma distância predefinida dos veículos à frente. O sistema tem resposta a veículos parados na estrada em velocidades de até 100 km/h.

Foto: Luís Otávio Pires

O pacote de segurança é bem completo e inclui assistente ativo de manutenção de faixa, pacote assistente ativo de manutenção de faixa, assistente de ponto cego, proteção de pedestres e farol alto automático, evitando a perigosa “guerra dois faróis”.

Turbo e eletrificado

Debaixo do capô, o C200 traz um motor 1.5 turbo e eletrificado, que tem um gerador de partida integrado (ISG) para assistência inteligente em baixas rotações do motor como um híbrido leve de segunda geração, com melhor entrega de energia e potência.

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Foto: Luís Otávio Pires

Na prática, isso significa principalmente economia de combustível. Com apenas o motorista na cidade, onde o modelo conta também com a ajuda do start/stop, o computador de bordo registrou médias em torno de 10km/l.

Performance

Mas não é só redução do consumo. O motor 1.5 conta com um gerador de partida de segunda geração que produz uma potência adicional de até 27cv e 20,4kgfm a mais de torque. Com isso, o C200 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos.

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Foto: Luís Otávio Pires

O câmbio automático de nove marchas também foi atualizado, com maior capacidade de processamento eletrônico, e agora trabalha de forma ainda mais integrada com o motor que foi eletrificado, com trocas suaves e mais rápidas.

A suspensão traz um novo eixo de quatro braços na frente e um eixo multibraços na parte traseira, montado em um chassi auxiliar. Na prática, consegue cumprir a proposta de conforto de um sedã e proporcionar equilíbrio numa pegada mais esportiva.

Texto: Eduardo Aquino

Fotos: Luís Otávio Pires

Foto: Luís Otávio Pires

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 1.496cm³ de cilindrada, turbo com injeção direta, gasolina, que gera potência de 204cv de potência a 5.800rpm e torque de 30,5kgfm a 1.800rpm

Transmissão – Tração traseira e câmbio automático de nove marchas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, com braços sobrepostos; e traseira, independente, do tipo multlink

Dimensões – Comprimento, 4,75m; largura, 1,82m; altura, 1,44m; e entre-eixos, 2,87m

Freios – A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/45 R18

Porta-malas – 455 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.650 quilos

Foto: Luís Otávio Pires

Principais equipamentos – Fechamento da tampa do porta-malas, chave inteligente, Pacote Estacionamento com câmera de ré, assistente de estacionamento com Parktronic, alarme Antifurto e Proteção Urban Guard, pacote de iluminação interior, luz de projeção do logo e soleira Iluminada, assistente de distância ativa Distronic, assistente ativo de manutenção de faixa, pacote assistente ativo de manutenção de faixa, assistente de ponto cego, proteção de pedestres, assentos dianteiros revestidos em ARTICO, esportivos, elétricos (com regulagem lombar) e memória, sistema de entretenimento e informação MBUX com inteligência artificial, carregamento sem fio para aparelhos celulares, integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto), som esportivo do motor através dos alto-falantes, teto solar panorâmico, retrovisores externos rebatível eletricamente e função anti-ofuscante, ar-condicionado Thermatic e faróis full LED com faróis altos adaptativos.

Preço – R$ 349.900,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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