Platinum é a opção com mais recheio tecnológico da Frontier

Além do eficiente conjunto motor diesel biturbo de 190cv, câmbio automático de sete marchas e tração 4×4 sob demanda, a versão topo de linha da picape da Nissan se destaca pela tecnologia e extensa lista de equipamentos de conforto e segurança, como visão 360° inteligente (off-road), detecção de objetos em movimento, seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta avançado de colisão frontal e sistemas inteligentes de alerta de atenção do motorista, de assistente de prevenção de mudança de faixa, de alerta e assistente de ponto cego, de faróis automáticos e de assistente de frenagem e central multimídia com tela de oito polegadas (Android Auto e Apple Car Play). O pacote é bem completo, mas ultrapassa os R$ 320 mil.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, a versão Platinum tem um conjunto de estilo bem elegante, com destaque para a moldura cromada da grade, os faróis em LED com quatro projetores retangulares e as luzes direcionais de neblina também em LED.

Elegância

Mantendo a elegância, de perfil a opção topo de linha chama a atenção pelas rodas de liga de 18 polegadas com acabamento diamantado, as barras no teto, os estribos laterais na cor prata, que também está presente nas maçanetas das portas.

Leia mais: O crescimento da chinesa BYD

Foto: Eduardo Aquino

Na traseira, sobressaem as lanternas totalmente em LED, o estribo antiderrapante que facilita o acesso à caçamba, o para-choque na cor da carroceria e o ressalto na parte superior da tampa da caçamba, que tem chave e o nome Frontier em baixo relevo.

Acabamento

Por dentro, o acabamento está à altura de uma versão top, com bancos e volante revestidos em couro, detalhes em preto brilhante no painel central e no console e detalhes imitando alumínio no painel, volante e console.

Leia mais: Fiat Pulse Impetus Turbo

Foto: Eduardo Aquino

Para encontrar uma boa posição de dirigir, o motorista conta com regulagens elétricas do seu banco com oito ajustes, incluindo a lombar. Por outro lado, a coluna de direção não tem ajuste de distância, apenas de altura.

Foto: Eduardo Aquino

O espaço interno acomoda com conforto quatro adultos e uma criança, já que quem senta no maio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido. Quem viaja atrás conta com um bom espaço para as pernas.

Ar digital

No centro do painel está a central multimídia com conexões, infelizmente ainda por cabo, de celulares. Abaixo da central, ficam os comandos do ar-condicionado de duas zonas, que é digital e tem saída para o banco traseiro.

Leia mais: Chevrolet Onix Plus LT

Foto: Eduardo Aquino

O pacote de conforto acrescenta teto solar elétrico, três entradas USB do tipo A e uma do tipo e uma entrada auxiliar, sensores crepuscular e de chuva e controle automático de velocidade, que deveria ser adaptativo em uma picape dessa categoria.

Segurança

Entre os itens de segurança, destaque para os seis airbags e sistemas inteligentes de alerta de colisão frontal, de atenção do motorista, de prevenção de mudança de faixa, de tráfego cruzado traseiro, de ponto cego e de assistente de frenagem.

Leia mais: Números de OshKosh 2022

Foto: Eduardo Aquino

Com velocímetro e conta-giros analógicos, o quadro de instrumentos conta com tela TFT de sete polegadas para exibir as informações do computador de bordo. O volante tem boa pega a abriga comandos das principais funções.

Na caçamba

A caçamba tem boa capacidade de carga (de 1.043 quilos) e de volume (de 1.054 litros) e conta com protetor e divisor de carga e tampa com chave. Mas a capota marítima é vendida como acessório e falta protetor para o vidro traseiro.

Leia mais: Renault Oroch Outsider 1.3

Foto: Eduardo Aquino

Para manobrar em vagas apertadas, o motorista conta com a câmera 360°, que mostra todo o entorno da picape; e sensores de estacionamento traseiro. A direção não tem assistência elétrica (apenas hidráulica), mas está bem calibrada para essas manobras.

Motor biturbo

O motor 2.3 diesel biturbo tem desempenho razoável para uma picape de quase duas toneladas. Falta apenas um pouco de fôlego quando se busca uma performance mais esportiva nas acelerações e retomadas.

Leia mais: Fiat Toro Ultra

Foto: Eduardo Aquino

A Frontier Platinum oferece ao motorista quatro modos de condução (Standard, Tow, Off-Road e Sport), que alteram o mapeamento de motor e câmbio para cada situação desejada. Uma delas, a Tow, é para usar quando se puxa um reboque.

Arla 32

Além dos quatro modos de conduzir a picape, outra novidade na picape da Nissan é o tanque para o aditivo Arla 32, que foi adotado para que as emissões do motor se enquadrem no Programa de Controle da Poluição (Proconve).

Assim como o motor, o câmbio automático de sete marchas é o mesmo da geração anterior. O conjunto trabalha e forma afinada, as trocas são suaves e as mudanças manuais são feitas por meio da alavanca.

Leia mais: Fiat Strada Ranch 1.3 CVT

Foto: Eduardo Aquino

O nível de consumo também foi compatível com o porte da picape. Com ar ligado, quatro adultos e usando o modo de condução Standard, o computador de bordo registrou médias em torno de 9,2km/l na cidade e de 11,5km/l na estrada.

Fora do asfalto

Para se sair bem fora do asfalto, a Frontier Platinum oferece bons ângulos de entrada (31,2°) e de saída (25,8°), altura livre do solo (24,7cm), tração 4×4 (acionada por botão no painel), controle de descida e protetor de motor.

Com conjunto traseiro que mistura multibraços com eixo rígido, a picape consegue proporcionar um nível de conforto surpreendente para uma picape desse porte, principalmente quando a caçamba está vazia. E sem sacrificar a estabilidade.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, 2.298cm³ de cilindrada, diesel, biturbo, que gera potência de 190cv a 3.750rpm e torque de 45,9kgfm a 2.500rpm

Transmissão – Tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de sete marchas

Direção – Assistência hidráulica

Suspensão – Dianteira, independente, de braço duplo; traseira, do tipo semi-independente, com multlink

Dimensões – Comprimento, 5,25m; largura, 1,85m; altura, 1,85m; e entre-eixos, 3,15m

Altura livre do solo – 24,7cm

Ângulo de entrada – 31,2°

Ângulo de saída – 25,8°

Freios – Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 18 polegadas, calçadas com pneus 255/60 R18

Volume da caçamba – 1.054 litros

Capacidade de carga – 1.043 quilos

Tanque – 80 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.985 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Acabamento premium nos bancos, sensores crepuscular e de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica (oito ajustes: inclinação, distância, altura) e suporte de lombar, chave inteligente presencial, controle automático de velocidade com comando no volante, divisor de caçamba, quadro de instrumentos multifuncional de sete polegadas, para-brisas com proteção UV, porta-copos, porta-óculos, protetor de caçamba, saída de ar para o banco traseiro, seleção de tração em forma de botão rotativo, sensor de estacionamento traseiro, botão de partida, teto solar, três tomadas de 12V, três entradas USB-A, uma entrada USB-C e uma entrada auxiliar, coluna de direção com ajuste de altura, volante multifuncional, estribo lateral na cor prata, faróis de neblina com moldura cromada, friso de porta lateral, grade frontal cromada, maçanetas externas e da caçamba cromadas, para-choques na cor do veículo, protetor de motor, rack de teto na cor prata, retrovisores externos na cor do veículo, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), bloqueio de diferencial eletrônico, controle automático de descida, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis e luzes diurnas em LED, quatro ganchos para amarrar carga na caçamba, assistência de partida em rampa, alerta avançado de colisão frontal, alerta Inteligente de atenção do motorista, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta e assistente inteligente de ponto cego, faróis automáticos inteligentes, assistente inteligente de frenagem, visão 360° inteligente (off-road) e detecção de objetos em movimento e central multimídia com tela de oito polegadas (Android Auto e Apple Car Play).

Preços – R$ 323.890. Com pintura metálica, sobe para R$ 325.840

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!