Ligado na fita, ou melhor, na tomada

A marca já iniciou a comercialização em Minas da segunda geração do seu hatch totalmente elétrico. O modelo é equipado com motor movido a eletricidade que desenvolve 149cv de potência e 32,6kgfm de torque. Com uma carga total da bateria, o Leaf tem autonomia para rodar 272 quilômetros sem a necessidade de recarga. Em BH, o hatch elétrico está sendo comercializado somente na concessionária Carbel Japão, pelo preço de R$ 293.000,00. Tivemos a oportunidade de avaliar o carro em uma viagem de ida e volta a Ouro Preto, cidade história de Minas. Confira nossa avaliação.

Foto: Nissan/Divulgação

Em primeiro lugar, o que mais impressiona é o silêncio. O que se ouve é apenas o barulho dos pneus no asfalto e do vento na carroceria. Com isso, pode-se perceber a boa qualidade do sistema de áudio do Leaf.

Fôlego elétrico

Se engana quem pensa que carro elétrico não tem desempenho esportivo. No modelo da Nissan, basta você cutucar o acelerador que ele reage imediatamente. O modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 7,9 segundos.

Leia mais: Teste do Creta Ultimate

Foto: Nissan/Divulgação

Na estrada, também foi possível sentir o bom equilíbrio da suspensão, segurando bem o carro nas curvas mais fechadas e absorvendo bem as irregularidades do piso.

Direção

O sistema de direção também está bem calibrado, tanto nas manobras quando nas velocidades mais elevadas. O volante tem boa pega e agrupa diversos comandos.

Leia mais: Volvo XC40 Recharge

Foto: Nissan/Divulgação

O painel mistura instrumentos analógicos e digital e mantém o motorista bem informado sobre o que resta de autonomia, como está o consumo no momento e como a bateria é recarregada nas descidas e frenagens.

Carregamento

Com oito horas no carregador padrão (220v), a bateria gera 108km de autonomia; com oito horas no Walbox (carregador rápido), ela gera 272km; e com 40 minutos no carregador super-rápido, gera 218km.

Leia mais: Citroën C4 Cactus Shine

Foto: Nissan/Divulgação

Com tração dianteira e câmbio automático de apenas uma marcha, a pequena alavanca de mudanças de marchas também é fácil de operar. A câmera de ré e os sensores ajudam bem nas manobras em lugares apertados.

Venda

A comercialização do Leaf em Minas é parte da 2ª Fase do Plano de Eletrificação da marca no país, começou em 2019, quando foi lançada a 1ª fase. Atualmente, já são 44 concessionários no Brasil que comercializam o modelo.

Leia mais: Novo Renegade é só flex

Foto: Nissan/Divulgação

Em BH, a única concessionária que comercializa e está apta a oferecer assistência técnica ao Leaf é a Nissan Carbel, que fica na avenida Barão Homem de Melo, 3.400, no bairro Estoril.

e-Pedal

Entre as tecnologias do Leaf, está o e-Pedal, que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações.

O hatch elétrico é equipado com um conjunto de baterias de íon-lítio de 40 kWh. Com emissão zero de poluentes, o conjunto gera potência de 149cv (110 kW) e torque de 32,6kgfm.

Leia mais: Teste da Chevrolet S10 Z71

Foto: Nissan/Divulgação

De acordo com pesquisa da Nissan, a redução de custos de recarga/abastecimento pode chegar a 75% em comparação com um automóvel de tamanho similar com motor a combustão.

Na lista de itens de segurança, destaque para o controle Inteligente de Velocidade, advertência de ponto cego, visão 360°, alerta Inteligente de atenção do motorista e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Texto: Eduardo Aquino (*)

Fotos: Nissan/Divulgação

(*) Jornalista viajou a convite da Nissan.

Foto: Nissan/Divulgação
Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários