Hyundai HB20 abre a boca para um novo sorriso

A marca coreana reuniu um grupo de jornalistas de todo o Brasil e da América do Sul na pista da Pirelli, no interior de São Paulo, para apresentar a nova geração do seu compacto HB20, que estará à venda dentro de 30 dias em todas as concessionárias. O modelo passou por uma completa renovação visual e tecnológica e chega para comercialização em sete versões, com duas opções de motor 1.0 de três cilindros (aspirado, de 80cv com etanol; ou turbo, de 120cv, também com etanol) e duas de câmbio: manual, de cinco marchas; ou automático, de seis. Destaque também para o pacote de segurança oferecido na versão topo de linha.

Foto: Eduardo Aquino

Design

O que já foi criticado por alguns, mudou. Aquela grade dianteira que parecia uma “boca triste”, agora “sorri” para a modernidade com a nova grade com elementos paramétricos, faróis com luzes diurnas de série e versão em LED, para-choque mais volumoso que agora abriga as luzes de seta, e para-lamas e capô mais horizontais, que trazem sensação de esportividade e robustez.

Leia mais: Teste do Chery Arrizo6 Pro

De perfil, destaque para as novas calotas e rodas de liga de 14, 15 e 16 polegadas. Na traseira, as lanternas em LED são integradas e cruzam o carro de lado a lado. O novo HB20 ficou 75mm mais comprido. São sei cores disponíveis: Branco Atlas e Preto Ebony (sólidas), Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk (metálicas) e Sapphire Blue (perolizada).

Foto: Eduardo Aquino

O interior busca uma harmonia de cores predominantemente escura, que remete a um ambiente sofisticado e esportivo. Exclusivamente para o HB20 Hatch Platinum Plus, os bancos contam com uma mistura de couro e tecido pretos com outros elementos revestidos em couro (volante, manopla, apoio de braço no console central e acabamento das portas).

Segurança

O novo HB20 traz de série em todas as versões seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Leia mais: Bike Fest histórico

Foto: Eduardo Aquino

Na versão Platinum Plus o pacote de segurança avançada SmartSense foi ampliado e agora tem sistema de alerta e frenagem autônomo para carros, pedestres e ciclistas; assistentes de permanência e centralização em faixa, assistente de ponto cego, assistente de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado, detector de fadiga, farol alto adaptativo, alerta de saída segura e monitoramento da pressão dos pneus.

Tecnologia

A partir da versão Platinum o quadro de instrumentos é totalmente digital, colorido, interativo e personalizável, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e possibilita a configuração de itens de segurança e conforto.

Leia mais: Ofensiva elétrica da GM

Foto: Eduardo Aquino

Um novo recurso interessante é a Partida Remota (nas versões Platinum e Platinum Plus), que possibilita ligar o motor e climatizar o carro a distância, pressionando na chave o botão de partida remota antes de chegar ao veículo.

Leia mais: Corolla Cross XRE

A central multimídia Bluelink (nas versões Limited, Platinum e Platinum Plus) conta com cinco grupos de serviço: segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo, conveniências, alertas e cuidados com o carro.

Foto: Eduardo Aquino

Na nova geração do HB20, o período de degustação gratuita do Bluelink foi estendido de 6 meses para 3 anos. Esse novo período de gratuidade é válido a partir da data de compra do veículo e se aplica também de forma retroativa a todos os clientes que compraram veículos equipados com Bluelink no passado, tanto da família HB quanto da linha Creta.

(*) Jornalista Eduardo Aquino viajou a convite da Hyundai.

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motores – Dianteiros, transversais, 1.0 com três cilindros em linha, 12V, podendo ser 1.0 aspirado, que gera potências de 75cv (gasolina) e 80cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 9,4kgfm (gasolina) e de 10,2kgfm (etanol; ou 1.0 turbo com injeção direta, que gera potência de 120cv (gasolina ou etanol) a 6.000rpm e torque de 17,5kgfm (gasolina ou etanol) a 1.500rpm

Transmissão – Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas

Dimensões – Comprimento, 4,01m; largura, 1,72m; altura, 1,47m; e entre-eixos, 2,53m

Freios – A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus e rodas – Rodas de liga de 14, 15 ou 16 polegadas, calçadas com pneus 175/70 R14, 185/60 R15 ou 195/55 R16, respectivamente

Porta-malas – 300 litros

Tanque – 50 litros

Peso (em ordem de marcha) – 993 quilos (versão com motor 1.0 aspirado e câmbio manual), 1.063 quilos (motor turbo com câmbio manual) e 1.110 quilos (motor turbo com câmbio automático)

Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos

Sense 1.0 aspirado: Seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, ar-condicionado, grade frontal na cor preto fosco, faróis de luz diurna, retrovisores e maçanetas externas na cor preta, calotas de 14 polegadas, painel de instrumentos com tela TFT LCD de 3.5 polegadas, bancos em tecido preto, vidros elétricos dianteiros, controle automático de velocidade e limitador de velocidade, computador de bordo, uma entrada USB e rádio integrado ao painel com Bluetooth, streaming de áudio e acesso a agenda e histórico de chamadas.

Comfort 1.0 aspirado: acrescenta rodas de 15 polegadas, retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria, acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B, alarme perimétrico, vidros elétricos dianteiros e traseiros, chave tipo canivete, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas (Apple CarPlay e Google Android Auto, com comandos de voz e de áudio e Bluetooth no volante) e entrada USB para carregamento rápido de celular (tipo C).

Limited 1.0 aspirado: acrescenta coluna de direção com ajuste de altura e distância, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e sistema Bluelink com serviços de prevenção ao roubo e assistência 24h, controles e diagnóstico remotos e alertas de uso do veículo.

Foto: Eduardo Aquino

Comfort com motor turbo e câmbio manual ou automático: acrescenta grade frontal na cor preto brilhante, rodas de liga de 16 polegadas e antena do tipo barbatana.

Platinum 1.0 turbo: acrescenta lanternas em LED, faróis de neblina dianteiros com projetor, maçanetas externas cromadas, volante, manopla do câmbio e console central revestido em couro; alerta de presença no banco traseiro, câmera de ré e chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e porta-malas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, partida do motor por botão, partida remota do motor pela chave, acendimento automático dos faróis e sensor de estacionamento traseiro e entrada USB atrás do console para o banco traseiro (tipo C).

Platinum Plus 1.0 turbo: acrescenta manopla do câmbio revestida em couro, assistente de permanência em faixa, assistente de centralização em faixa, sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA) para carros, pedestres e ciclistas; assistente de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado, detector de fadiga, farol alto adaptativo, alerta de saída segura, monitoramento da pressão dos pneus,  alarme volumétrico, ar-condicionado automático digital, alavancas no volante para trocas de marcha, banco traseiro bipartido e sistema Start/Stop e carregador sem fio para smartphone.

Foto: Eduardo Aquino

Preços – Sense 1.0, R$ 76.690; Comfort 1.0, R$ 79.990; Limited 1.0, R$ 85.490,00; Comfort com motor turbo e câmbio manual, R$ 93.790; Comfort com motor turbo e câmbio automático, R$ 99.390; Platinum, R$ 105.390,00; e Platinum Plus, R$ 114.390,00.

Foto: Eduardo Aquino

Sedã chega em setembro

A Hyundai aproveitou a apresentação no novo hatch para mostrar também o modelo sedã do HB20, que chega ao mercado em setembro. Com a frente igual, o HB20S ganhou visual dentro da mesma filosofia do hatch, com lanternas em LED integradas por uma barra que tem luz mais forte. O sedã mostrado tinha interior com acabamento claro, com novo painel de instrumentos. Debaixo do capô, estarão as duas opções de motor do hatch: 1.0 aspirado, de 80cv com etanol; ou 1.0 turbo, de 120cv também com etanol, que podem estar conectados com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.

Foto: Eduardo Aquino
Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários