TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logomarca BHAZ

Colunas

Chico Maia

O futebol e a internet como depositários do que há de pior do ser humano

25/02/2025 às 13h28
Foto: reprodução/redes sociais

“Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.”, escreveu o imortal Nelson Rodrigues em 1959, na peça Boca de Ouro.

Grande parte das pessoas acha que pode desafogar suas mágoas, frustrações e impotência numa partida de futebol e em seus envolvidos, direta e indiretamente. Antes da internet era nas arquibancadas e rodas de conversas. Com a internet, também pelas redes sociais e outros meios de fácil acesso e de alcance mundial.  

Com o acréscimo do extremismo político e religioso o futebol e a comunicação se tornaram ambientes perigosos, onde gente ruim de cabeça mistura tudo, extrapola e fala o que quer, na maioria das vezes impunemente. A ponto da cegueira e falta de bom senso chegarem a culpar vítimas pelos atos dos seus agressores. Tipo, “ao usar aquele short a mulher provocou e atraiu o estuprador”.

Rara a semana que fatos repugnantes não sejam registrados em Minas e no país. As bolas da vez são o goleiro Matheus Mendes e os três jogadores do Cruzeiro representados por bonecos num viaduto de Belo Horizonte.

Coisa de gente imprestável, que deveria pagar caro, mas que encontra eco até em pessoas que nos surpreendem.

Aqui no blog, por exemplo. O Marlon Caldeira Brant, sempre com comentários interessantes, como este, após a eliminação do Cruzeiro pelo América: “… Campeonato Mineiro serve para isto, um fica com a crise e outro fica com a ilusão. Lembra 2.024? Vamos aguardar a temporada nacional começar…”

Porém, horas depois, ele manda este: “… Mas fica a pergunta? Porque o tal goleiro tem que sair fazendo carinhas e belcinhos para os jogadores adversários? Ele também é um sujeito desprovido de inteligência mesmo, tipo burro, sem capacidade de raciocínio logico. Defende o penalty e sai comemorando com os seus…”

Que pena. Triste!

Sobre os ataques ao goleiro e a seus jogadores, o Cruzeiro soltou nota, importante, mas é pouco para o tamanho do problema. Os clubes e a Federação Mineira de Futebol deveriam, juntos, com a presença da imprensa, visitar os comandos da segurança do estado, do ministério público e do Tribunal de Justiça, pedindo ação rápida e enérgica contra estes crimes e os criminosos.

Quando querem e se empenham, quase sempre resolvem.

A nota do Cruzeiro:

@Cruzeiro “O Cruzeiro repudia veementemente e lamenta episódios de ataque às vidas de alguns de seus atletas, ocorridos na última noite. O clube acionou as forças de segurança para que todas as providências sejam tomadas a respeito desse assunto. O Cruzeiro condena também os atos de ameaças ao goleiro Matheus Mendes, do América, ocorridos após o confronto desse fim de semana. Episódios como esses só escancaram o quanto precisamos evoluir enquanto sociedade. O clube entende e acata as cobranças e críticas, mas que elas possam permanecer no âmbito esportivo e jamais sejam ataques, ameaças ou ofensas independentemente da equipe ou clube.”

Chico Maia

Chico Maia

Email: chicomaiabd@gmail.com

Mais lidas do dia

Apostas de BH, Contagem e mais oito cidades de MG acertam quina da Mega-Sena; veja resultado

BH contagem MG quina mega-sena concurso 3.070

Governo de Minas leiloa 12 imóveis em BH com lances a partir de R$ 33 mil; veja fotos

Novo ciclone extratropical dá trégua ao calorão e provoca temporais em Minas Gerais a partir de hoje

céu chuva BH

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 46%; Lula, 44%

VÍDEO: Queda de muro atinge carros em prédio após escavação vizinha no bairro João Pinheiro em BH

A queda de um muro de divisa atingiu a garagem e vários carros de um prédio, no bairro João Pinheiro, em BH.

Leia mais

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ